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07/05/2011 - 06:24

Relatório da Acision identifica oportunidades de crescimento para a banda larga móvel no Brasil

“Aproveitando a Oportunidade em Banda Larga Móvel – Perspectiva Brasileira” ressalta os desafios e as vantagens competitivas para as operadoras de telefonia celular.

São Paulo, Brasil-A Acision, líder mundial em dados móveis, divulgou seu relatório “Aproveitando a Oportunidade em Banda Larga Móvel – Perspectiva Brasileira” durante o evento Digital-Life-Design (DLD), no Rio de Janeiro. O relatório avalia todos os aspectos da banda larga móvel e apresenta uma análise das percepções do usuário desse serviço no Brasil, fazendo sugestões de como as operadoras de banda larga móvel podem definir um modelo sustentável e rentável de negócios, proporcionando uma experiência melhor para o cliente, e garantindo a satisfação.

O relatório se baseia na pesquisa independente solicitada pela Acision e realizada pela Quanti, explorando as perspectivas do usuário a respeito da Qualidade de Experiência (QoE), satisfação, qualidade de vídeo e consciência do consumidor , assim como a aceitação de possíveis serviços de valor agregado (VAS) e políticas de equidade. A análise ressalta o enorme potencial de crescimento no mercado de banda larga móvel do Brasil e apresenta insights sobre desafios e experiências semelhantes encontrados em mercados mais maduros onde pesquisas semelhantes foram aplicadas, como Reino Unido, Estados Unidos, Singapura e Austrália.

A pesquisa revela que 90% dos participantes brasileiros já tiveram problemas de QoE em aspectos fundamentais do serviço, incluindo velocidades lentas (75%), falta de conexão ou problemas de conectividade (73% e 68%, respectivamente) e cobertura de rede (67%). Apenas 10% responderam que nunca tiveram qualquer problema, porcentual baixo comparando-se com mercados maiores, onde 40% afirmaram sua satisfação com os níveis de cobertura e sinal. Os pesquisados também demonstraram insatisfação com os níveis de preço (23%), embora o próprio relatório aponte que preços menores devem estimular o maior uso de serviços de banda larga móvel.

Também foi identificado o enorme potencial não explorado da banda larga móvel no Brasil, com 65% dos participantes já podendo acessar a internet em seus dispositivos móveis. Contudo, desse porcentual com acesso, dois terços ainda não usam os serviços. Isto representa 44 milhões de clientes em potencial que as operadoras podem ter como target. Com 14% dos consumidores já considerando o uso do serviço, existe uma oportunidade imediata para as operadoras atingirem seis milhões de clientes novos.

Rafael Steinhauser, presidente da Acision na América Latina, comenta: “Mesmo considerando que 90% dos usuários já tiveram algum tipo de problema com a banda larga móvel, 50% ainda estão dispostos a pagar por serviços melhores. Podemos dizer que isso representa uma oportunidade para que os serviços de banda larga móvel cresçam no Brasil”. O estudo claramente revela onde estão as oportunidades na banda larga móvel e como as operadoras podem criar receitas adicionais, identificando os itens de maior valor para os consumidores com relação aos serviços que desejam e mostrando, de forma bastante específica, em quais pontos os serviços de banda larga móvel podem ser melhorados. “Dos usuários, 63% procuram serviços melhores em valor agregado – VAS. Já identificamos uma operadora móvel no Brasil que está revisando seu modelo comercial e tentando oferecer pacotes diferenciados de serviços de banda larga móvel devido às intenções de seus clientes comprarem smartphones e telefones celulares com 3G. Isso tudo aumenta o consumo da banda larga móvel e cria novas oportunidades de negócios no mercado”, conclui o executivo.

Comparando o crescimento na banda larga móvel com o mercado dos Estados Unidos e do Reino Unido, dois mercados mais maduros, há duas lições fundamentais para as operadoras brasileiras: .Preço é o gatilho necessário para captar assinantes e incentivar serviços de dados. Os modelos de preço transparentes, como tarifas por dia, pacotes de GB e “uso ilimitado” não limitam o cliente, ao contrário do modelo com preços por KB/MB. Apesar disso, o modelo de preço por KB/MB é o mais comum no Brasil (39%), comparado a somente 2% nos EUA e 4% no Reino Unido.

.A Qualidade de Experiência ainda é um desafio em todo o ciclo de vida da banda larga móvel, gerando níveis consideráveis de insatisfação dos consumidores. Os mercados mais experientes demonstram níveis ainda maiores de insatisfação, sendo que os consumidores britânicos estão mais insatisfeitos com velocidade (37%), confiabilidade e cobertura (ambos com 27%). A pontuação dos EUA é ligeiramente melhor em velocidade (33%) e em confiabilidade e cobertura (ambos com 21%).

Preparando-se para o crescimento- Ao olhar para a curva do ciclo de vida e praticando as lições aprendidas em países mais maduros, há três áreas fundamentais em que as operadoras de países em desenvolvimento devem se concentrar com a introdução da banda larga móvel: .Políticas de igualdade - Os consumidores, uma vez que compreendem a necessidade de gerenciar recursos, demonstram grande aceitação das políticas (67%) que permitem a alocação justa da capacidade disponível. Muitos consumidores (35%) estão dispostos a pagar um prêmio pelo serviço, caso ofereça QoE melhor.

.Otimização de vídeo – 60% dos participantes estão dispostos a aceitar a otimização de vídeo, mas querem ver avanços em aspectos que consideram mais importantes do serviço, especialmente a qualidade de reprodução dos vídeos.

.Serviços de Valor Agregado Pagos – 63% dos consumidores revelam a necessidade clara de algum tipo de serviço de VAS e a possibilidade de pagar uma taxa adicional por serviços que ofereçam controle, uma Qualidade da Experiência melhor e serviços personalizados. Com isso, as operadoras têm segmentos de consumidores para modelos de geração de receita mais diversificados e de longo prazo.

Com a distribuição de recursos nessas áreas, as operadoras nos mercados em desenvolvimento, como o Brasil, já conseguem abordar os problemas de QoE e rentabilidade que as operadoras de mercados maduros enfrentam hoje. Mais importante, os resultados da pesquisa promovida pela Acision em mercados maduros mostram que muitos consumidores estão dispostos a adotar esses recursos. O valor agregado em áreas como igualdade, otimização de serviços e a diferenciação oferece aos clientes os serviços que eles estão pedindo. Ao atender essas demandas, as operadoras de mercados em desenvolvimento estariam em uma posição ideal para aproveitar da oportunidade no início do ciclo de vida e combinar o alto nível de adoção com fortes níveis de satisfação e fidelidade do cliente.

O relatório completo pode ser encontrado para download em http://www.acision.com/Products-and-Solutions/Mobile-Data-Control.aspx, e oferece mais informações sobre a pesquisa e a análise da Acision.

Pesquisa-A pesquisa brasileira foi realizada pela Quanti entre 17 e 22 de agosto de 2010. Os resultados apresentados aqui são de uma amostra representativa de 2500 consumidores brasileiros entre 16 e 75 anos de idade.

Acision-Como líder mundial em dados móveis, a Acision impulsiona a inovação e o crescimento lucrativo nos serviços de dados móveis. A Acision foi pioneira em mensagens móveis, e seus clientes no mundo inteiro conseguem criar novas fontes de receita e controlar, otimizar e monetizar o tráfego de dados com suas soluções de dados móveis em tempo real. | www.acision.com.

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