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07/05/2011 - 07:21

88% das empresas planejam utilizar ambientes virtuais para pesquisar hábitos de consumo, revela sondagem da Amcham

Para mais da metade das empresas ouvidas, investimentos nesse tipo de estudo em 2011 serão iguais ou superiores aos dos últimos anos.

A popularização da internet e o crescimento dos usuários de mídias sociais no Brasil têm potencializado a adoção de pesquisas online pelas empresas, visando avaliar o perfil do público consumidor por meio do comportamento nesses ambientes e, consequentemente, identificar novas oportunidades de mercado. Sondagem realizada pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) revela que, neste ano, 88% das companhias pretendem empregar esse tipo de estratégia. Quase 50% já o fazem ao menos pontualmente, e 41% se preparam para iniciar agora esse processo.

O levantamento, que foi realizado com 59 gestores de Marketing de empresas associadas à Amcham em São Paulo, durante comitê da área da entidade no último dia 12 de abril, identificou também uma tendência de investimentos consistentes nesse campo. Uma fatia de 58% das companhias pretende efetivar aportes em ferramentas de pesquisa online em 2011 que tenham o mesmo nível ou superem os dos anos anteriores.

Apesar do aumento do uso e dos investimentos, os entrevistados não veem as pesquisas via internet como substitutas imediatas de modelos tradicionais de coleta de dados sobre o consumidor. Para a grande maioria (78%), essa nova ferramenta é complementar às comumente usadas pelas companhias. Olhando para um horizonte de longo prazo, a perspectiva muda de figura. Mais da metade das empresas (52%) aposta que em até oito anos o novo modelo poderá substituir os tradicionais. Uma parcela de 37%, contudo, continua acreditando apenas na complementaridade.

O comitê de Marketing -O comitê da Amcham-São Paulo reúne diretores, gerentes e executivos de Marketing de grandes, médias e pequenas empresas. Nas reuniões são debatidos temas atuais sobre a matéria e opções de atuação, com o objetivo de trocar experiências e promover o desenvolvimento da atividade nas companhias.

No encontro do dia 12/04, ocasião onde foi aplicada a pesquisa, foi discutido o tema “Netnografia, desvendando o seu consumidor”. A netnografia é um método de estudo de comunidades virtuais e de comportamento de pessoas em ambiente online. A reunião contou com palestra de Betty Wainstock, diretora de Pesquisa de Marketing da Idéia Consumer Insights, e Eduardo Moncalvo, sócio da Staff Brasil Comunicação. [www.amcham.com.br].

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