Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2011 - 07:33

Carros-chefe dos supermercados devem movimentar R$ 205,27 bilhões este ano, aponta Ibope

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do Ibope Inteligência, regiões Sudeste e Sul são as que mais irão comprar esses produtos nos supermercados.

São Paulo – Alo longo deste ano, a população do País deverá gastar R$ 205,27 bilhões com alimentos e produtos de limpeza nos supermercados, segundo dados do Pyxis Consumo, ferramenta do IBOPE Inteligência que avalia o potencial destes segmentos. A região sudeste é a que apresenta maior consumo per capita para alimentos (R$ 1.313,18). Já com relação aos produtos de limpeza, a campeã em gastos deverá ser a região sul (R$ 92,72 per capita).

Anualmente, o Pyxis Consumo gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos. A estimativa para os gastos com alimentos e material de limpeza incluem número de domicílios em área urbana e potencial de consumo per capita, por cidade, por região e por classe social.

De acordo com Antonio Carlos Ruótolo, diretor de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, “os produtos relacionados à alimentação no domicílio representam o maior consumo per capita entre todos os produtos monitorados pelo Pyxis Consumo”. As carnes, aves e derivados são os que apresentam maior consumo per capita: R$ 384,75. “carnes, aves e derivados são os produtos com maior valor de consumo, representando 1/3 dos gastos com alimentação no domicílio”, diz Ruótolo.

Ao comentar os resultados do estudo, o executivo destaca que “o volume de consumo de alimentos nas regiões Norte e Nordeste é, proporcionalmente, maior na classe C, em virtude da maior presença de consumidores desta classe nessas duas regiões”.

A classe C, responsável por 50,35% dos domicílios urbanos do país, é a que apresenta maior potencial de consumo de alimentos: 45,64% de todo potencial provêm dela – ou R$ 45,64 por pessoa. A classe B, com 23,51% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 35,05% (R$ 35,05) dos alimentos consumidos.

Em relação aos artigos de limpeza, o Pyxis Consumo mostra que, por ser maior, a classe C é a que apresenta maior potencial de consumo: 41,4% desses artigos são destinados aos domicílios de classe C.

Ao analisar o consumo por regiões, a Pyxis Consumo mostra que a região sudeste é a que apresenta maior potencial para consumo de alimentos, com 51,6% (R$ 1,313,18 per capita).

Produtos relacionados -A relação dos produtos de limpeza levantados pela pesquisa inclui água sanitária, limpadores concentrados, palha de aço, esponjas, sacos de lixo, pano de lixo, vassoura, pá, rodo, desinfetantes, inseticidades, aromatizadores, algodão para limpeza, descartáveis em geral, sabão (em pó, pedra e liquido) etc.

Já a lista de alimentos acompanhados reúne grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha, molhos, conservas, carnes e peixes em conserva, doces em geral, mistura para bolo, sobremesas geladas, sorvetes, leite, queijos, margarina, bebida láctea, chantilly, leite em pó, yogurts, cereais, aveia, chocolate em pó, pão, biscoito, bolos prontos, café, chá, salgadinhos, carne vermelha fresca, peixe e frutos do mar, aves, frutas, legumes, verduras, temperos frescos, frios e embutidos, cestas de natal, cestas básicas, patês, produtos regionais e produtos sazonais como cestas de Natal, entre outros.

Perfil-O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

Perfil do IBOPE Inteligência - O Ibope Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. [*Fonte das informações: PYXIS Consumo – Versão 2011 - IBOPE Inteligência] Twitter: @grupoibope.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira