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10/05/2011 - 07:22

Kraton atinge lucro líquido de US$ 22 milhões no 1T11

Ante US$ 20 milhões, no período em 2010.

Houston-Kraton Performance Polymers, Inc. (NYSE: KRA), uma fabricante líder mundial de copolímeros em bloco de estireno, anuncia resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de março de 2011.

Destaques do primeiro trimestre de 2011: volume de vendas cresceu 12% ao ano, para 81 quilotons, receita de vendas cresceu 26% ao ano, para US$ 345 milhões, lucro líquido de US$ 22 milhões no primeiro trimestre de 2011, em comparação a US$ 20 milhões, no primeiro trimestre de 2010. Ganhos GAAP foram de US$ 0,68 por ação totalmente diluída, no primeiro trimestre de 2011. Encargos de reestruturação e relacionados, encargos associados com a avaliação de transações de aquisição, custos associados com o refinanciamento da dívida e custos associados com a oferta secundária no primeiro trimestre, foram de aproximadamente US$ 10 milhões ou US$ 0,30 por ação.Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustados (1) (2) de US$ 56 milhões ou 16% da receita de vendas.Renda LIFO a FIFO (3) foi de US$ 21 milhões, em comparação aos US$7 milhões do primeiro trimestre de 2010.

"A Kraton continuou a apresentar sólidos resultados operacionais no primeiro trimestre de 2011, com acréscimo do volume de vendas de 12% ao ano e da receita de vendas de 26% ao ano, em comparação ao primeiro trimestre de 2010. O aumento da receita de vendas reflete o impacto do aumento de preços implementado durante o quarto trimestre de 2010, em resposta aos crescentes custos de matéria-prima e outros insumos de produção como também um volume de vendas mais alto, em comparação ao primeiro trimestre de 2010", disse Kevin M. Fogarty, presidente e diretor-executivo da Kraton.

"A tendência de preços mais altos para muitas de nossas principais matérias-primas continuou ao longo do primeiro trimestre, e em resposta nós anunciamos uma série adicional de aumentos de preços, muitos dos quais foram implementados já no segundo trimestre de 2011", acrescentou Fogarty.

"Durante o trimestre, nós continuamos nosso foco na expansão de nossos volumes de inovação e na condução de novos projetos de inovação rumo à comercialização. Nós estamos encorajados pelo progresso em nossos programas de inovação, e na trilha de doze meses até 31 de março de 2011, nosso Vitality Index (Índice de Vitalidade) foi de 14%. Nós também concluímos uma altamente exitosa oferta secundária no final do trimestre, que completou a venda de todas as ações restantes detidas pelas TPG Capital, L.P. e J.P. Morgan Partners, LLC. Como resultado, nós entramos em um novo capítulo da história da Kraton".

Ebitda ajustado é Ebitda excluindo encargos de reestruturação e relacionados, despesas de compensação que não em espécie (non-cash) e perdas na extinção da dívida. A divisão entre as bases de contabilidade "primeiro a entrar, primeiro a sair" (first-in, first-out - FIFO, em inglês) e "último a entrar, primeiro a sair" (last-in, first-out - LIFO, em inglês) resultou numa redução dos custos de produtos vendidos de aproximadamente US$ 21,0 milhões e US$ 7,3 milhões, para os três meses encerrados em 31 de março de 2011 e 2010, respectivamente. A renda líquida para o primeiro trimestre de 2011 inclui encargos de reestruturação e relacionados, encargos relacionados com a avaliação de transações de aquisição, custos associados com o refinanciamento da dívida e custos associados com a oferta secundária de aproximadamente US$ 10 milhões ou US$ 0,30 por ação. O lucro líquido do primeiro trimestre de 2010 inclui um benefício de aproximadamente US$ 1 milhão ou US$ 0,02 por ação associada com atividades de reestruturação.

Resultados do primeiro trimestre de 2011 versus resultados do primeiro trimestre de 2010- A receita de vendas do primeiro trimestre de 2011 foi de US$ 345 milhões, um aumento de aproximadamente 26%, em comparação ao primeiro trimestre de 2010. O aumento da receita de vendas, comparado ao primeiro trimestre de 2010, foi principalmente o resultado de volumes de vendas mais altos e do impacto do aumento de preços implementado em resposta ao crescente custo de matérias-primas e outros fatores. O volume de vendas no primeiro trimestre de 2011 foi de 81 quilotons, 12% a mais em comparação ao primeiro trimestre de 2010.

O Ebitda ajustado no primeiro trimestre de 2011 foi de US$ 56 milhões, ou 16% da receita, em comparação aos US$ 43 milhões, ou 16% da receita, no primeiro trimestre de 2010. A divisão entre as bases de contabilidade LIFO e FIFO tiveram um impacto positivo no EBITDA ajustado do primeiro trimestre de 2011 de US$ 21 milhões e um impacto positivo de US$ 7 milhões, no primeiro trimestre de 2010.

O lucro líquido do primeiro trimestre de 2011 foi de US$ 22 milhões ou US$ 0,68 por ação diluída, em comparação à renda do primeiro trimestre de 2010, de US$ 20 milhões ou US$ 0,64 por ação diluída. Os ganhos por ação do primeiro trimestre de 2011 foram negativamente impactados por aproximadamente US$ 0,30 por ação associada com encargos de reestruturação e relacionados, encargos relacionados com transações de aquisição, custos associados com o refinanciamento da dívida e custos associados com a oferta secundária. O lucro líquido do primeiro trimestre de 2010 inclui o benefício de aproximadamente US$1 milhão ou US$ 0, 02 por ação associada com atividades de reestruturação.

Fluxo de Caixa- Durante o primeiro trimestre de 2011, o caixa líquido usado em atividades operacionais foi de US$ 44 milhões, em comparação com o caixa líquido usado em atividades operacionais, de US$ 73 milhões, no primeiro trimestre de 2010. Despesas líquidas de capital no primeiro trimestre de 2011 foram de US$ 17 milhões, em comparação a US$ 8 milhões no primeiro trimestre de 2010.

Receitas em nossos mercados finais de Materiais Avançados aumentaram US$ 19 milhões ou aproximadamente 21%, para US$ 111 milhões no primeiro trimestre de 2011, em comparação com o primeiro trimestre de 2010.

"Receitas de nossos mercados finais de Materiais Avançados aumentaram em todos os mercados, incluindo o crescimento liderado pelo HSBC nos mercados emergentes", disse Fogarty. "Nós continuamos a ver um momento positivo para da venda de produtos inovadores, que inclui aplicações de cuidados pessoais tais como fraldas e produtos de incontinência para adultos, e alternativas livres de PVC para aplicações tais como fios e cabos de energia e de dados para computadores, e para aplicações médicas como bolsas e tubos de uso intravenoso (IV, sigla em inglês)".

Receitas em nossos mercados finais de Adesivos, Selantes e Revestimentos aumentaram US$ 18 milhões, ou aproximadamente 19% para US$110 milhões no primeiro trimestre de 2011, em comparação ao primeiro trimestre de 2010.

"O crescimento da receita em nossos mercados finais de Adesivos, Selantes e Revestimentos foi liderado pela Europa e América do Norte, e foi inicialmente devido à alta de preços", disse Fogarty. "Os aumentos nas vendas europeias foram conduzidos pelas aplicações industriais e não tecidas, como também por vendas inovadoras em aplicações de saúde e beleza. As vendas norte-americanas foram conduzidas pelas aplicações de fitas especiais e placas de impressão".

Receitas em nossos mercados finais de Pavimentação e Cobertura aumentaram US$ 33 milhões ou aproximadamente 53%, para $94 milhões no primeiro trimestre de 2011, em comparação ao primeiro trimestre de 2010.

"O crescimento das vendas foi liderado pela Europa, aonde nós vimos aumentos de preços e volumes em ambos os mercados de pavimentação e cobertura. Na América do Norte, o crescimento das vendas foi conduzido por preços mais altos em ambos os mercados de pavimentação e cobertura, e por um maior volume no mercado de pavimentação. Durante o trimestre nós também expandimos nossas vendas nos mercados emergentes como Índia e Rússia", disse Fogarty. "Nós estimamos que os volumes de vendas norte-americano e europeu, no primeiro trimestre, incluíram aproximadamente 7 quilotons associados com compras aceleradas, acima do nível típico de acúmulo pré-sazonal de estoque, uma vez que os clientes montam estoques adiantando-se a esperados aumentos de preço".

Receitas em nossos mercados finais de Negócios Emergentes aumentaram US$ 6 milhões, ou aproximadamente 47% para US$ 20 milhões no primeiro trimestre de 2011, em comparação ao primeiro trimestre de 2010.

"O crescimento da receita em nossos Negócios Emergentes final reflete o crescimento contínuo de volume em nossa unidade de látex de borracha de isopreno Cariflex?, em aplicações tais como preservativos e luvas cirúrgicas, como também borracha de isopreno sólido Cariflex, em aplicações medicas e de revestimentos", disse Fogarty. "Nós também temos o prazer de anunciar que completamos a expansão de nosso projeto látex de borracha de isopreno, em nossa fábrica de Paulínia, Brasil".

Desenvolvimentos do primeiro trimestre de 2011- Em 6 de abril de 2011, a Kraton anunciou o encerramento de uma oferta secundária implicando na venda de 9.998.072 ações do lote ordinário da Kraton em poder de afiliadas da TPG Capital, L.P. ("TPG") e J.P. Morgan Partners, LLC ("JPMP"), que representavam o total das ações do lote ordinário da Kraton detido pela TPG e JPMP, a um preço para o público de US$ 37,75 por ação. Antes da venda, a TPG detinha aproximadamente 18, 80% de nosso estoque ordinário em circulação, e a JPMP detinha aproximadamente 12,53%. A Kraton não recebeu nenhum rendimento da oferta secundária.

Em 11 de fevereiro de 2011, a Kraton emitiu US$ 250 milhões em notas seniores sem garantia a 6,75%, com vencimento em 2019. Em conjunto com a oferta de notas, a Kraton entrou numa nova linha de crédito sênior garantido com uma união de bancos, compreendida por um termo de linha de empréstimo de US$ 150 milhões e uma linha de crédito rotativo de US$ 200 milhões. Recursos da oferta de notas a 6,75% e da nova linha de crédito sênior garantido foram usados para aposentar notas seniores subordinadas em circulação da empresa a 8,125%, com vencimento em 2014, e quantidades em circulação sob o termo de linha de empréstimo do antigo banco da empresa.

A Kraton continuou seu processo de avaliação de opções para a planta de copolímeros em blocos de estireno hidrogenado de 30 quilotons, que se propõe a construir na Ásia. Como este processo inclui uma revisão em profundidade das significativas variáveis do projeto tais como estrutura da transação proposta, termos comerciais, acordos operacionais e disponibilidade de matéria-prima, como também uma análise do impacto que estes critérios têm sobre a totalidade dos aspectos econômicos do projeto, a empresa agora espera estar em posição de comunicar a localização da unidade na segunda metade de 2011.

As operações no complexo químico da Kraton em Kashima, Japão, foram encerradas em 11 de março de 2011, como parte de um procedimento de emergência amplo e complexo em resposta aos terremotos recentes. Embora a unidade não tenha sido danificada, foi confirmado que houve danos à infraestrutura de larga escala do Complexo Petroquímico de Kashima, como um resultado do terremoto e tsunami. As operações na unidade permaneceram suspensas devido à falta de monômeros e condições. Atualmente, é impossível fornecer uma estimativa precisa de quando a unidade retomará as operações. A empresa continua a monitorar a situação de bem perto e está trabalhando com sua parceira de joint venture e outras contrapartes de negócios para rapidamente retornar à fábrica a normalidade das operações. No presente momento, a empresa está em condições de atender às existente demandas previstas de estoques de seus clientes e iniciou planos de contingência para fornecer seus clientes com produtos de suas outras unidades manufatureiras mundiais para mitigar qualquer interrupção de fornecimento.

Perspectiva- "Durante o primeiro trimestre de 2011, os preços para nossas matérias-primas principais aumentaram e nós atualmente esperamos que esta tendência continue como evidenciado pelo aumento cumulativo de abril e maio do preço norte-americano estabelecido para o butadieno, de US$ 0,38 por libra ou 36%", disse Fogarty. "Com respeito ao volume de vendas, nós acreditamos que houve aproximadamente 9 quilotons do volume de vendas do primeiro trimestre de 2011 atribuíveis a compra antecipadas, particularmente em nosso mercado final de Pavimentação e Cobertura, uma vez que os clientes puxaram para o primeiro trimestre volumes inicialmente previstos para o segundo. Assim, nós atualmente antecipamos que nosso volume de vendas do segundo trimestre de 2011 ficará entre 84 e 87 quilotons, dentro do espectro da progressão histórica de volume do primeiro para o segundo trimestre, depois de levar em consideração os 9 quilotons comprados com antecedência no primeiro trimestre de 2011".

Perfil-A Kraton Performance Polymers, Inc., por meio de sua subsidiária Kraton Polymers LLC e subsidiárias (coletivamente, "Kraton"), é uma fabricante líder mundial de polímeros industriais e uma das maiores produtoras de copolímeros em bloco de estireno (SBCs, sigla em inglês), uma família de produtos cuja química foi um pioneirismo da Kraton, quase 50 anos atrás. Os polímeros da Kraton são usados numa larga variedade de aplicações, incluindo adesivos, revestimentos, produtos de consumo e cuidados pessoais, selantes e lubrificantes, como também em produtos médicos, embalagens, automotivos, de pavimentação, cobertura e calçados. A empresa oferece aproximadamente 800 produtos para mais de 700 clientes em mais de 60 países em todo o mundo, e é a única fabricante de SBC com capabilidades de manufatura e serviços em quatro continentes. Nós fabricamos produtos em cinco plantas mundialmente, incluindo nossa planta matriz em Belpre, Ohio, a planta de SBC mais diversificada do mundo, como também plantas na Alemanha, França, Brasil e Japão. A planta no Japão é operada por uma joint venture não consolidada de fabricação. [www.kraton.com].

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