Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2011 - 07:22

Grupo MAN: melhora significativa no lucro, impulsionada por veículos comerciais no 1T11

Aumento de entrada de pedidos de veículos comerciais de quase 40%, crescimento de receita de ano para ano de 30% em veículos comerciais, melhora significativa no lucro operacional, especialmente na área de negócios de veículos comerciais, desempenho estável em Engenharia de Energia; retorno sobre vendas em nível elevado, retorno sobre vendas do Grupo MAN cresce para 8,7%, e perspectiva para o ano inteiro de 2011: aumento na receita de 7 a 10% de ano para ano e retorno sobre vendas no mínimo um ponto percentual acima do ano anterior.

Em carta os acionistas, o Dr.-Ing. Georg Pachta-Reyhofen, CEO da MAN SE disse: Levando adiante nosso crescimento internacional

Prezados Acionistas,

O Grupo MAN começou forte para 2011. Em particular, a área de negócios de Veículos Comerciais contribuiu para uma melhora significativa no lucro, comparado com o trimestre do ano anterior. Enquanto o negócio de Veículos Comerciais europeu continuou sua recuperação constante, a MAN mais uma vez estabeleceu novos recordes na América Latina. A estratégia de crescimento internacional da MAN está dando bons resultados e está sendo levada adiante de forma focada. Isso também está refletido em nossa área de negócios de Engenharia de Energia focada globalmente, que mais uma vez gerou alto lucro para a MAN no 1°Tri/2011.

No primeiro trimestre de 2011, a MAN aumentou sua entrada de pedidos em 26% de ano para ano, para 4.4 bilhões de euros. A MAN Truck & Bus registrou um crescimento particularmente forte de 47%, para 2.5 bilhões de euros, principalmente em caminhões pesados. Com 0.9 bilhão de euros, a MAN Latin America alcançou o melhor valor trimestral de sua história. Os pedidos na área de negócios de Engenharia de Energia totalizaram 1.1 bilhão de euros (-3%), com maquinário turbo tendo um aumento acentuado (+72%). A entrada de pedidos também aumentou na maior unidade de negócios estratégica, Engines & Marine Systems (Sistemas Marítimos e Motores) (+5%), e na Renk (+13%).

Com 3.7 bilhões de euros, a receita do Grupo MAN nos três primeiros meses foi 19% maior do que no ano anterior. O negócio de veículos comerciais na Europa cresceu 35%, para 2.0 bilhões de euros. O aumento de 91% em vendas unitárias de caminhões, quando comparado com o fraco trimestre do ano anterior, foi particularmente extraordinário. Na América Latina, a MAN aumentou sua receita em 20% para 0.9 bilhão de euros, o que é mais uma alta histórica para esta divisão. A receita na área de negócios de Engenharia de Energia caiu ligeiramente de ano para ano, para 0,9 bilhão de euros (-6%). Enquanto Engines & Marine Systems aumentou sua receita em 5% para 402 milhões de euros, as outras unidades de negócios estratégicos registraram quedas. Isso é devido principalmente ao negócio altamente volátil de grandes plantas.

No primeiro trimestre, a MAN mais que dobrou seu lucro operacional do reduzido valor de 128 milhões de euros, relacionado à crise do ano anterior, para 325 milhões de euros. Essa melhora foi impulsionada principalmente pela área de negócios de Veículos Comerciais, que contribuiu com 196 milhões de euros. Isso reflete o aumento acentuado na utilização de capacidade na MAN Truck & Bus e os continuados altos lucros gerados pela MAN Latin America. A área de negócios de Engenharia de Energia fez mais uma contribuição significativa ao lucro de 122 milhões de euros, tendo registrado um forte retorno sobre vendas de 13,3%. O retorno sobre vendas para o Grupo MAN como um todo cresceu de 4,1% no trimestre do ano anterior para 8,7%.

As cifras do negócio de Veículos Comerciais refletem claramente o crescimento da área econômica, especialmente na Europa. Entretanto, a situação devedora na Europa e nos Estados Unidos, bem como a agitação política nos países Árabes está causando, de forma repetitiva, considerável incerteza nos mercados financeiros e de mercadorias. Isto faz com que seja ainda mais importante para as empresas se posicionarem estrategicamente em tempo. A MAN tem feito isso com sua estratégia de crescimento internacional focada nos países do BRIC. Esta estratégia nos dá uma presença nos maiores e de mais rápido crescimento no mundo mercados de transporte e energia. Ao mesmo tempo, nossas atividades na Europa e outros mercados permitem-nos compensar diferentes fases econômicas e ampliar os ciclos de vida da tecnologia.

Estamos continuando esta bem sucedida estratégia em 2011: No Brasil, aumentaremos nossa capacidade de 72.000 para cerca de 82.000 veículos, alavancando o potencial de mercado como a líder da indústria. Este ano, construiremos uma nova fábrica de caminhões em nosso site de São Petersburgo na Rússia. Esta instalação local de produção permitirá que a MAN - a marca líder ocidental no mercado russo - beneficiar-se do forte crescimento da indústria. Juntamente com nossa parceira chinesa Sinotruk, desenvolveremos caminhões pesados customizados para as economias emergentes na Ásia e África com a nova marca SITRAK até o final do ano. Os primeiros veículos serão entregues aos clientes num prazo de cerca de um ano. À longo prazo, planeja-se vendas unitárias de 200.000.

A área de negócios de Engenharia de Energia também dá para a MAN uma forte presença mundial. Cerca da metade do comércio global continua sendo transportado usando motores diesel de grande diâmetro produzidos pela MAN. Podemos oferecer um grande número de opções para a geração de energia do futuro, tais como motores a diesel/gás flexíveis e favoráveis ao meio-ambiente, e componentes para energia solar térmica e eólica. O potencial de mercado e nossas idéias nesta área quase não têm limites.

Estamos prevendo um crescimento de receita de 7 a 10% para o Grupo MAN no ano fiscal de 2011; retorno sobre vendas aumentará em pelo menos 1 ponto percentual de ano para ano. [www.man-la.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira