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10/05/2011 - 07:32

Hypermarcas cresce 31% no 1T11, com receita líquida de R$845,2 milhões

Ebitda da companhia sobe 27% em relação ao 1T10, chegando a R$214,7 milhões, com margem de 25,4%. A companhia estreia no mercado estrangeiro de investidores de renda fixa após emissão de bond de dez anos.

São Paulo, 9 de Maio de 2011 - A Hypermarcas [BM&FBovespa: HYPE3], a maior e mais diversificada empresa brasileira de bens de consumo, registrou receita líquida de R$ 845,2 milhões no primeiro trimestre de 2011. O valor é 30,5% superior ao registrado no mesmo período de 2011. Houve também expansão significativa de 27% do Ebitda da companhia, na mesma base de comparação, para R$ 214,7 milhões no 1T11.

O lucro bruto da Hypermarcas no 1T11 aumentou 40,3% em relação ao 1T10, refletindo a expansão da companhia, e alcançou R$ 525,4 milhões no trimestre. O lucro líquido caixa totalizou R$ 123,1 milhões, ou 14,6% da receita líquida.

“Iniciamos um novo ciclo de consolidação das empresas adquiridas nos últimos anos, com foco na melhoria das margens dos produtos, captura de sinergias em todas as áreas e continuidade do processo de inovação com aceleração de lançamento de novos produtos”, diz Claudio Bergamo, CEO da Hypermarcas.

As vendas dos produtos pelos pontos de venda continuam positivas, com ganhos de participação de mercado em diversos segmentos. Em Farma, por exemplo, o crescimento do mercado, segundo o IMS Health, foi de 18% em comparação ao mesmo período de 2010. Na Hypermarcas, a expansão superou esse índice. Os genéricos registraram aumento de 35% no trimestre. Esta posição consolida a companhia como terceiro maior player desse segmento.

Integrações e Sinergias- Esse ano, o foco principal da companhia é a integração das companhias adquiridas e os resultados já começam a aparecer. O processo de integração de Mabesa e Mantecorp* já atingiu 70% do potencial das sinergias.

O processo de inovação continua a todo o vapor, com o lançamento de 108 novos itens durante os primeiros três meses do ano. Em Beleza e Higiene Pessoal foram feitos os relançamentos de marcas tradicionais como Lucretin, Denorex e Biorene. Em Farma, a companhia conseguiu o registro de medicamentos como o Viagra, cuja patente venceu recentemente. A perspectiva é que sejam lançados 700 itens até o fim de 2011.

Reestruturação Financeira- A Hypermarcas conseguiu alongar e reduzir o custo médio da dívida. A companhia estreou no mercado estrangeiro de investidores de renda fixa com a primeira emissão de bonds de 10 anos. A operação atingiu o valor de US$ 750 milhões. “A aceitação do mercado foi excelente, com demanda superior a US$ 6 bilhões”, comemora Martim Prado Mattos, CFO da companhia. Como resultado, o caixa total aumentou para R$ 3 bilhões e o prazo médio da dívida passou de 2,5 para 4,1 anos.

Margem Bruta- A margem bruta foi de 62,2% com um aumento de 4,4 p.p. em relação ao 1T10. Em Farma, foi de 72,4%, com aumento de 6,0 p.p. e em Beleza e Higiene Pessoal, chegou a 52,1%, 3,4 p.p. acima do registrado no mesmo período de 2010. O aumento de rentabilidade deve-se à melhoria da política de precificação da companhia, melhorias de custo em função de sinergias e ganho de escala com as aquisições realizadas ao longo dos últimos anos. Outro fator relevante foi o mix de vendas com maior participação das Unidades de Negócios de margens brutas mais elevadas.

Os resultados do 1T11 consolidam as aquisições da Mantecorp, Mabesa, Perfex e os últimos cinco dias do trimestre referentes aos resultados das Marcas Rx, adquiridas da Sanofi-Medley.

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