Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2011 - 07:40

Ação Global atenderá 30 localidades brasileiras

População poderá fazer documentos e ter acesso a serviços de saúde, educação, cultura e lazer durante o evento que o SESI e a Rede Globo realizarão no dia 14 de maio (sábado).

Brasília – O município de Barreiros, no interior de Pernambuco, que foi inundado pela cheia do rio Ipojuca, em junho de 2010, está entre as 30 localidades brasileiras que receberão, no próximo sábado, 14 de maio, a Ação Global. “Em Barreiros ainda existem pessoas morando em tendas e nas escolas. O calçamento da cidade é precário e o único hospital não está totalmente recuperado”, conta a coordenadora da Ação Global em Pernambuco, Ana Maria Bourbon. Para ajudar na reconstrução da cidade, a Ação Global conseguiu a doação de material de construção, mesas e cadeiras.

As doações, feitas por empresas, serão repassadas à comunidade. Além disso, durante todo o dia, a população poderá fazer a segunda via da Carteira de Identidade, emitir outros documentos, consultar médicos e dentistas e participar de atividades de esporte e lazer. Os participantes também terão a oportunidade de ser solidários e se cadastrarem como doadores de medula óssea.

A emissão de documentos, os serviços de saúde, educação, cultura e lazer estão entre dezenas de atividades que promovem a cidadania e serão oferecidas na 18ª edição da Ação Global. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Rede Globo, o programa beneficiará mais de 1 milhão de pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal. A expectativa é que a Ação Global faça 2 milhões de atendimentos neste ano. Em 2010, o programa foi realizado em 31 cidades, prestou serviços a 729.578 pessoas e registrou 2.067.109 atendimentos.

Com o tema Um Brasil de Cidadania, o programa deste ano terá a participação de 42 mil voluntários e 2.600 instituições parceiras, sendo 450 indústrias. Os resultados do grande mutirão da cidadania são tão positivos que, na Paraíba, a Ação Global vai começar no dia 9 e se encerrar em 14 de maio. Nesses seis dias, as atividades serão realizadas na Escola Municipal Severina Helena, da cidade de Caaporã, a 71 quilômetros de João Pessoa. “Queremos deixar algo mais concreto para a população”, diz a coordenadora da Ação Global do SESI na Paraíba, Maria da Conceição Gomes de Azevedo.

Esse é o terceiro ano que o SESI estende a programação na Paraíba, onde terão prioridade os serviços de emissão de documentos, as consultas oftalmológicas e os mini-cursos técnicos e gratuitos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

No Rio Grande do Norte, o SESI levará a Ação Global a dois locais: um no bairro Potegi, em Natal, e outro em Mossoró. Apesar de serem dois grandes centros urbanos, ambos precisam de muita assistência. O bairro Potegi, em Natal é um dos mais pobres da capital, e Mossoró é um município recentemente industrializado que cresceu muito rapidamente nos últimos anos e acumulou grandes bolsões de pobreza.

No Rio Grande do Sul, a Ação Global 2011, que será realizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, beneficiará cerca de 10 mil pessoas e fará mais de 40 mil atendimentos. "É um evento que une a sociedade a fim de minimizar problemas sociais. A cada ano, tentamos avançar mais neste sentido", afirma o superintendente regional do SESI/RS, Edison Lisboa.

A primeira Ação Global de caráter nacional foi realizada em 1995, seguindo e aperfeiçoando as diretrizes de prestação de serviços sociais do SESI de Minas Gerais e da Rede Globo. Desde então, são realizados eventos anuais e centenas de ações regionalizadas com as mesmas características que atenderam, desde a criação do programa, cerca de 41 milhões de pessoas no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira