Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2007 - 10:34

Complexo Logístico no Norte Fluminense


O governador Sérgio Cabral firmou, no dia 27 de julho, convênio com os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Alexandre Mocaiber, e de Quissamã, Armando Carneiro, para implantação do Complexo Logístico e Industrial da Barra do Furado, no canal das Flechas, situado no limite dos dois municípios. O projeto terá um estaleiro, um porto e vai gerar, na Região Norte Fluminense, 1.500 empregos diretos. O empreendimento vai impulsionar atividades econômicas e o crescimento de indústrias de petróleo, gás e pesqueira.

As prefeituras junto à iniciativa privada investirão R$ 210 milhões no programa. A expectativa de faturamento anual para o setor naval é de 100 milhões de dólares. O termo de compromisso foi assinado no Palácio Guanabara e, na ocasião, esteve presente o ministro de Planejamento a Longo Prazo, Roberto Mangabeira Unger, que destacou a importância das ações do governo do estado do Rio.

- O país precisa crescer na economia, mas com inclusão social. O Rio tem ações extraordinárias para desenvolver um trabalho de vanguarda. A tarefa do estado é aliar mão-de-obra a energia. O Rio é a capital da construção nacional e a grande estratégia do Cabral é somar governos a pequenos produtores, assim o Brasil se levantará e o Rio de Janeiro vai abrir esse caminho – enfatizou o ministro.

O projeto, dos grupos Aker Promar e Alfanave, prevê a instalação de um estaleiro de construção e reparos navais, também a implantação de um condomínio industrial e de serviços pesqueiros em áreas estratégicas, como da Barra do Furado, do Farol de São Tomé. As obras vão retirar dois milhões de metros cúbicos de areia do Canal das Flechas – principal ligação da maior lagoa do estado com o mar – e sua profundidade passará de dois para sete metros. Essa operação vai possibilitar a passagem de navios que servem à Bacia de Campos e permitir a exploração petrolífera, além de aumentar a demanda de exportação.

Segundo o governador, a iniciativa vai alavancar o desenvolvimento socioeconômico e uma ação conjunta com empresas privadas levará inclusão social à população.

- Nosso governo é de otimização de energia e vamos trabalhar todos numa mesma direção. Esse é um sonho de muitos empresários e moradores dessas cidades e será um salto para a qualidade de vida da região, gerando turismo, mercado imobiliário e escoamento de produção. Vou lutar pelo progresso do nosso estado inteiro – garantiu Cabral.

O sistema de engenho é baseado num modelo australiano e será pela primeira vez aplicado na América Latina. Para garantir o sucesso das obras, haverá um processo de retirada de areia que se acumulará no canal, no volume estimado de 500 mil metro cúbicos por ano. De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o licenciamento ambiental sairá entre os dias 15 e 20 de setembro. A partir desta data serão iniciadas as operações do projeto, que deve ser concluído em um ano.

No evento, o prefeito de Quissamã expressou enorme satisfação pelo apoio logístico que o município está recebendo.

- Esse empreendimento é muito significativo para o desenvolvimento do país, quero agradecer ao estado do Rio por apostar em tudo isso – disse Armando Carneiro e, em seguida, o prefeito de Campos ressaltou que a união entre as esferas públicas, buscada por Cabral, é fundamental para o avanço da sociedade.

Durante o encontro para assinatura do convênio, estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Régis Fichtner; de Transporte, Júlio Lopes; de Desenvolvimento Energia Indústria e Serviços, Júlio Bueno; presidente da empresa Aker Promar, Waldomiro Arantes Filho; e o gerente da empresa Alfanave, Matheus Vilela, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira