Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2011 - 08:14

Câmara dos Vereadores do Rio aprova participação do Município na Autoridade Pública Olímpica

A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou no último dia 13, a participação do Município na Autoridade Pública Olímpica (APO), que coordenará as ações dos três entes governamentais na preparação e realização dos Jogos Olímpicos de 2016. A votação também instituiu a Autoridade Olímpica Municipal, empresa municipal que vai coordenar a execução de todos os projetos da Prefeitura do Rio para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A Autoridade Olímpica Municipal vai coordenar os projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais, interagindo com os governos Estadual e Federal, e com os Comitês Organizadores da Copa de 2014 e dos Jogos Rio 2016.

Os projetos que serão monitorados pela Autoridade Olímpica Municipal incluem intervenções em quatro áreas principais: transporte, infraestrutura urbana, meio ambiente e desenvolvimento social. Até 2016, o Rio de Janeiro terá um sistema de transporte renovado, com a implantação de quatro novas linhas expressas de BRT (ônibus articulado de alta capacidade). Com a integração destes novos corredores expressos com trens, barcas e metrô, o objetivo é aumentar o uso de transporte de massa de 16% para 50%.

A revitalização de importantes áreas da cidade, como o Sambódromo e o entorno do Maracanã e do Engenhão, é outro legado. Mas o grande destaque do projeto de infraestrutura urbana é o Porto Maravilha, que vai mudar completamente a paisagem da região portuária. Na área de meio ambiente, o Rio de Janeiro verá a recuperação do sistema lagunar de Jacarepaguá e o plantio de 24 milhões de árvores em todo o Estado. A rede de ciclovias da cidade será duplicada, com mais 150 quilômetros de extensão.

O desenvolvimento social também é prioridade da Prefeitura, com programas como o Morar Carioca (urbanização e integração dos serviços públicos nas favelas da cidade), o Rio Criança Global (ensino do inglês na rede municipal) e o Rio em Forma Olímpico (fomento à prática de esportes e atividades físicas em áreas públicas).

A Autoridade Olímpica Municipal foi idealizada pelo prefeito Eduardo Paes em dezembro de 2010 – inicialmente com o nome de E-Rio 2014/2016 – para ampliar o projeto do Instituto Rio 2014/2016, que desde abril do mesmo ano monitora as ações da Prefeitura para os dois grandes eventos esportivos. A alteração de nomenclatura tem o objetivo de adequar a entidade ao projeto de lei que autoriza o município a integrar a APO.|RCVB

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira