Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2011 - 08:28

16º Encontro do Projeto Plataforma de Pesquisa apresenta


“A dimensão filosófica do trabalho de Mira Schendel”.

O curador Cauê Alves é o convidado do 16º Encontro Projeto Plataforma de Pesquisa, que acontecerá no próximo dia 21 de junho (terça-feira), às 17h, na Fundação Eva Klabin. Mestre e doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, professor do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP e curador adjunto da 8 ª Bienal do MercoSul, Cauê Alves discutirá o tema “A dimensão filosófica do trabalho de Mira Schendel”. Sua tese aborda os vínculos entre o trabalho da artista plástica Mira Schendel e a filosofia de Merleau-Ponty, sob duas perspectivas: a primeira, no sentido interno à sua obra; a segunda, a partir das interlocuções da artista com a obra de filósofos como Wittgestein, Sartre e, particularmente, com a fenomenologia, além de dialogar com pensadores como Hermann Schmitz, Vilém Flusser e Haroldo de Campos.

O projeto- Criado e desenvolvido por Marcio Doctors e Gloria Ferreira na Fundação Eva Klabin, o projeto Plataforma de Pesquisa promove encontros sobre artes visuais tendo como referência pesquisas desenvolvidas nas universidades. Com uma linguagem simples e acessível professores, artistas plásticos, pesquisadores e críticos de arte debatem teses acadêmicas, já defendidas, com diversos públicos, principalmente jovens e estudantes. Os eventos são gratuitos e acontecem na fundação. De acordo com o um dos coordenadores do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors: “a importância deste projeto é fazer circular o pensamento. A idéia é trazer para fora dos muros da universidade e do ambiente acadêmico, questões importantes para a refelxão sobre o universo das artes visuais; questões capazes de contribuir para a formação e a informação dos artistas, dos estudiosos de arte e do público em geral.”

Cauê Alves- Mestre e doutor em filosofia pela FFLCH-USP, professor do curso Arte: história, crítica e curadoria da PUC-SP e curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul. Desde 2006 é curador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Realizou, entre outras curadorias, a mostra Quase líquido, Itaú Cultural (2008) e Mira Schendel: Avesso do avesso (2010) no Instituto de Arte Contemporânea.

Mira Schendel -Pintora e desenhista Myrrha Schendel nasceu em Zurique, Suíça, em 1919. Estudou arte e filosofia em Milão. Em 1949, mudou-se para o Brasil. Participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, expôs em Londres, Milão, Veneza, Lisboa, Sttutgart, Nurembergue. Trabalhou com design gráfico, pintura, escultura de cerâmica, restauro de imagens barrocas, acrílico, papel-arroz. Em 1997, grande parte de suas obras foram doadas ao Museu de Arte Moderna de São Paulo ( MAM/SP).

.[Plataforma de pesquisa: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa, Rio de Janeiro. Dia 21 de junho, terça-feira, às 17h. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Reservas com antecedência nos telefones (21)3202-8554 / 3202-8550 / 4141-9240 e 8236-1825 ou pelo email: [email protected] Site: www.evaklabin.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira