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APEX-Brasil entrega Prêmio de Excelência em Exportação


Um público de cerca de 500 pessoas conheceu os vencedores do Prêmio APEX-Brasil de Excelência em Exportação durante evento na noite de São Paulo. A premiação, composta de sete categorias e de duas menções honrosas (“Prêmio Especial do Júri”), representa um reconhecimento da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) pelo ótimo desempenho a entidades setoriais e empresas vinculadas ao segmento exportador nacional. Mais de 30 entidades parcerias da Agência se inscreveram no Prêmio e compareceram ao evento no Hotel Grand Hyatt. Entre os ganhadores estiveram os setores de equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, carne bovina, produção de TV, Tecnologia da Informação (TI), componentes para calçados, frutas, plásticos e sisal, entre outras.

A premiação contou com a presença de diversos empresários, personalidades do meio empresarial e econômico e autoridades. Algumas delas, inclusive, foram chamadas ao palco pelo mestre de cerimônias da noite, o jornalista Alexandre Garcia, para entregar as premiações. Entre elas, estiveram o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e os presidentes da Embratur, Jeanine Pires, da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedito Fonseca Moreira, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Custódio, e do Sebrae, Paulo Okamoto.

“O evento e a premiação são um incentivo adicional às entidades e empresas que vêm se destacando quanto ao seu volume exportado, diversificação de produtos e serviços, pelo acesso a canais de comercialização que haviam sido deixados para trás ou pela conquista de mercados de difícil acesso, entre outras importantes conquistas”, disse Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil. O Prêmio é uma iniciativa pioneira na gestão da Agência e sinaliza as melhores práticas implementadas nos projetos realizados em estreita parceria com o setor privado.

A abertura do evento foi feita com a exibição de vídeos com depoimentos de personalidades e formadores de opinião. Todos reforçaram a importância das exportações para o desenvolvimento do país, sugerindo, inclusive, que os empresários reflitam sobre as vendas externas de sua empresa, independente de seu porte ou ramo de atividade. Alguns dos nomes presentes no vídeo são Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, Eugênio Staubi, presidente da Gradiente, João Dória Jr., presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), Claudio Vaz, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Robson Braga de Andrade, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e Armando Monteiro, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O ministro Furlan encerrou a noite com palavras emocionadas reconhecendo que há quatro anos, no início de seu trabalho à frente do Ministério, ele colecionou opiniões pessimistas de que as exportações não cresceriam e que não eram a solução para o desenvolvimento do país. Segundo ele, no entanto, hoje vemos o desempenho das empresas brasileiras, inclusive o das premiadas pela APEX-Brasil, e constatamos que várias delas superam suas metas e estão com seus produtos e serviços em mercados dos cinco continentes. Tendo seu trabalho à frente das exportações reconhecido pelo público presente, Furlan foi aplaudido de pé.

Categorias e premiados: Cada uma das categorias da premiação tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela APEX-Brasil. Como sua missão é a inclusão de novas firmas na atividade exportadora, a inserção de novas empresas integrantes das entidades setoriais parceiras na atividade exportadora foi uma das categorias. A vencedora foi a Associação Brasileira de Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), tendo inserido 73 empresas no processo exportador desde 2003. O número representa incremento de 194%.

Na categoria “Ação de Promoção Comercial Diferenciada” a ganhadora foi a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) com a atração “Brazilian Beef Experience” durante a maior feira de alimentos do mundo, a SIAL, em Paris. A ABIEC levou ao evento um túnel com 33 metros quadrados de área no qual o visitante sentia o aroma de carne, interagia com informações sobre o produto brasileiro, ouvia música nacional, conhecia empresas e acompanhava a linha do tempo do Brasil desde seu descobrimento, entre outros atributos. Além de ver utensílios para um autêntico churrasco brasileiro, o público conheceu e pôde tentar tocar berrantes. A grande inovação foi promover a carne brasileira por meio da informação, utilizando-se tecnologia moderna, interatividade, estímulo dos sentidos e diversão. A iniciativa, que representa mais um investimento na agregação de valor a uma commodity, contou com ampla visitação de compradores, autoridades e formadores de opinião.

Nas categorias “Abertura de Novos Mercados” e “Consolidação de Mercados” foram premiadas as entidades setoriais que abriram novos destinos para suas empresas, produtos e serviços e que consolidaram sua presença nestes mercados com um esforço contínuo de promoção comercial, participação em eventos, estabelecimento de parcerias e conquista de representantes locais, entre outros passos. A vencedora na abertura de novos mercados foi a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV). Ela conquistou 22 novos mercados, com destaque especial para o Canadá, Estados Unidos e França. Um caso de sucesso apresentado foi o estabelecimento de uma co-produção entre uma empresa brasileira, a TV Pingüim, e uma canadense no valor de US$ 4.800 milhões.

Na consolidação de mercados ganhou o Consórcio Act Minds, de empresas de Tecnologia da Informação, com a consolidação de sua presença no mercado dos Estados Unidos. Para firmar sua presença e a do software brasileiro naquele país, desde 2004, o Act Minds realizou ações de planejamento estratégico e fortalecimento de sua marca própria no mercado norte-americano e abriu um escritório no país. Com isso, as empresas envolvidas no projeto tiveram aumento de 375% em suas exportações para aquele mercado.

A categoria “Inteligência Comercial” foi criada para premiar o melhor esforço na condução de pesquisas e prospecções de mercado realizadas pelas entidades setoriais que contribuíram para os resultados positivos de exportação de suas empresas, ajudaram na estratégia de entrada, diferenciação ou identificação de oportunidades e nichos de atuação para as empresas do setor em mercados internacionais. A ganhadora foi a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A variedade de ferramentas utilizadas e fontes de informação consultadas, a ampla disseminação do conhecimento adquirido entre as empresas integrantes da entidade, o caráter inovador dos estudos e o alto nível de especificação e segmentação foram reconhecidos como ótimos. Mais de 20 mercados foram estudados e todas as informações coletadas em suas pesquisas são disponibilizadas aos seus associados.

A agregação de valor aos produtos e serviços destinados à exportação, fator essencial para torná-los competitivos e aptos a concorrer no mercado internacional, também foi uma das categorias premiadas. Ela considerou diversas ações implementadas pelas entidades inscritas para intensificar suas vendas externas. Design, inovação tecnológica e certificações técnicas internacionais, entre outras, foram consideradas. Nesta categoria, tanto a entidade inscrita como sua “empresa caso de sucesso” de exportação receberam a premiação. As vencedoras foram o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) e a empresa Renar Maçãs, pela inserção de suas frutas no programa de merenda escolar inglês “5 a day” (“Five a day”). Com o desenvolvimento de uma embalagem especial para o programa de merenda escolar inglês, com maçãs de tamanho inferior ao usualmente comercializado na Inglaterra procurando facilitar seu consumo por crianças, a iniciativa conseguiu agregar valor e serviço a uma commodity, que usualmente tem menor preço. O desenvolvimento do produto diferenciado fidelizou e conquistou novos clientes, promoveu uma demanda estável e gerou aumento nas exportações para aquele país. Em 2005, ano considerado para a inscrição no Prêmio, o volume destinado ao sistema inglês cresceu 244% em relação ao ano anterior.

A última categoria de premiação da noite foi a de impacto social. A APEX-Brasil a criou por reconhecer a relevância do desenvolvimento e geração de emprego e renda gerados pelo incremento das vendas externas. Para concorrer, as entidades setoriais inscritas tiveram que informar qual o impacto social que seu projeto proporcionou a uma região específica. O vencedor foi o Sindicato das Indústrias de Fibras no Estado da Bahia (Sindifibras), apresentando a cultura do sisal como uma das melhores alternativas de desenvolvimento para o semi-árido, umas das regiões mais secas e pobres do Nordeste brasileiro. Segundo ele, seu projeto de produção e exportação da fibra do sisal e de produtos derivados proporcionou a criação de 7.100 novos postos de trabalho em um ano e melhorias na qualidade de vida da população.

A cerimônia de premiação foi finalizada com duas surpresas. Sem que os inscritos no prêmio e o público em geral soubessem, foram entregues dois Prêmios Especiais do Júri. Um deles reconheceu a melhor atuação de uma empresa nos Centros de Distribuição (CDs) da APEX-Brasil. Criados em cidades como Miami (Estados Unidos), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Varsóvia (Polônia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos), eles têm sido utilizados por empresas que buscam estar mais próximas de seus potenciais clientes no exterior. Para concorrer, estas firmas de diversos setores foram avaliadas de acordo com seu desempenho e volume de vendas no exterior durante os últimos 12 meses. A premiada foi a Weril Instrumentos Musicais por sua atuação no CD de Miami. Desde que integrou o Centro na Flórida suas vendas no mercado dos Estados Unidos subiram 48%. Ou seja, ao se instalar dentro do mercado americano proporcionando entrega imediata de seus produtos, a Weril obteve um ganho real e em apenas um ano - de 2005 a 2006.

O segundo Prêmio Especial, na categoria Gestão de Projetos, foi entregue ao Instituto Nacional do Plástico (INP) por seu ótimo relacionamento com a APEX-Brasil, constante registro de informações sobre o projeto conduzido em parceria com a Agência e freqüente intercâmbio de informações sobre oportunidades comerciais entre suas empresas. Desde 2003, a entidade executa o programa Export Plastic em parceria com a APEX-Brasil e contribui para que toda a cadeia produtiva do plástico (Petrobrás, centrais petroquímicas, empresas produtoras de resinas termoplásticas e as transformadoras de produtos plásticos) supere suas crescentes metas de exportação.

Para esta edição do evento, a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), parceira da APEX-Brasil na promoção de exportação do design nacional, desenvolveu o projeto dos troféus, que foram confeccionados com anéis de aço inox e acrílico, representando o movimento de expansão das vendas externas brasileiras e a globalização. | Site: www.apexbrasil.com.br/premio

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