Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2011 - 08:43

Leilão Mountains Arabians 2011 Cavalo Árabe

Evento irá reunir 32 lotes de animais já consagrados em pista.

Entre os dias 28 e 29 de maio será a vez da raça de cavalos Árabe se destacar nas pistas do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, durante a SuperAgro 2011.

A exposição, organizada pelo Núcleo Mineiro do Cavalo Árabe será aberta com um leilão de 32 lotes rigorosamente selecionados pelos criadores de Minas Gerais: Haras Bahamas, Forx, Renaissance e Sahara, e terá como convidados os haras paulistanos Carandá e Vale Formoso.

De acordo com o criador Mario Sérgio da Cruz Silva, a seleção dos animais foi bastante criteriosa, com lotes de animais já consagrados Campeões Nacionais da Raça, com excelente genética, para serem usados no lazer e no esporte, como enduro, tambor, baliza, salto e alguns animais de reprodução. “Preparamos este leilão para atrair novos criadores, usuários, fazendeiros e também os praticantes de esportes. Apesar de não ser um leilão de elite, priorizamos a qualidade dos lotes e nossa expectativa é muito boa, inclusive pelo leilão acontecer durante o evento mais importante do Cavalo Árabe em Minas. Esperamos reunir criadores de diversas partes do Brasil e também novos adeptos à raça”, disse o criador e organizador do evento.

Dentre os animais em destaque que serão ofertados estão: Stig Ludovic do Rancho Arabco, Campeão Nacional de Western; o garanhão Naabask e Form Eloy multipremiado em performance e liberdade. Entre os Cruza-Árabe o destaque absoluto é AF Valentino, reprodutor Pampa quatro vezes Campeão Nacional e pai de campeões de pista.

Além dos animais Puro-Sangue Árabe, serão ofertados alguns Cruza-Árabes que é o cruzamento de um árabe puro com um animal de outra raça. No remate estarão animais Cruza- Árabe Pampa, animal muito vistoso, pois reúne características e qualidades da raça árabe e o atrativo da pelagem Pampa.

.[Leilão: Leilão Mountains Arabians 2011 Cavalo árabe, dia 26 de maio (quinta-feira), às 21h, no Parque da Gameleira- Belo Horizonte/MG].

A raça Árabe- Não existem dúvidas de que o cavalo Árabe é a raça mais antiga do mundo, e foi por sua extraordinária capacidade como cavalo de guerra, velocidade, resistência, agilidade e inteligência, que durante 3500 anos foi tão apreciado.

No Brasil, a criação do cavalo Árabe começou em 1929 com a importação de sete animais, mas há registros da presença dele no país muito antes disso.

Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil montado em um cavalo Árabe e a pintura INDEPENDÊNCIA OU MORTE" de Pedro Américo (óleo sobre tela,1888) é prova disso. A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe-ABCCA foi fundada em 1964.

Muitas das características do cavalo Árabe, resultam de sua adaptação ao deserto, e com certeza, de aspectos de sua conformação primitiva, que foram privilegiados , selecionados e desenvolvidos com grande sabedoria pelos beduínos. Isso foi realizado com tal maestria através dos conceitos e ensinamentos passados de geração para geração, durante milênios; que nenhum hipólogo ou compêndio sobre eqüinos, se recusa ou titubeia em afirmar de que o cavalo puro sangue Árabe é o mais perfeito animal e o verdadeiro protótipo do cavalo de sela.

É um cavalo de grande inteligência, docilidade e funcionalidade. Imbatível em provas de resistência de longa duração, possui grande aptidão para lida com o gado, para melhorar rebanhos. “É a raça mais bela do mundo e tem grande liquidez, pois é uma raça internacional criado em praticamente todo o mundo. No Brasil, atualmente existem cerca de 1000 criadores, número ainda pequeno. Entretanto, cresce cada vez mais os usuários do cavalo, incentivado principalmente pela grande aptidão da raça para modalidades esportivas, lida com o gado e como melhorador genético”, conclui Mário Sérgio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira