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02/08/2007 - 10:47

Revisões tarifárias beneficiam o consumidor por tempo determinado,alerta ANACE

A próxima revisão tarifária no estado de São Paulo ocorrerá na área de concessão da Elektro, que atende mais de 200 cidades. A perspectiva é que a redução média seja de mais de 15%. No início de julho, a AES Eletropaulo anunciou queda de, em média, 12,66% em suas tarifas. Apesar dessa boa perspectiva, a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) recomenda que os consumidores, especialmente os das áreas comercial e industrial, tenham cautela com planejamentos de longo prazo, já que reduções como essas não devem se repetir nos próximos quatro ou cinco anos.

“Essas primeiras revisões com a nova metodologia estão eliminando a ‘gordura’ dos resultados obtidos no último ciclo, período de 2003 a 2006. Parte da redução de tarifa é oriunda de um fato denominado ‘crescimento de mercado faturado acima do esperado’. Esse tipo de ocorrência gera lucros muito maiores do que as expectativas do regulador e da sociedade. A correção se dá na tarifa para o ciclo seguinte, já a partir do primeiro ano, representando um ajuste fundamental para o equilíbrio do setor. É importante, porém, entender que as boas notícias em relação aos preços podem não se repetir nos próximos quatro ou cinco anos, dependendo do contrato de concessão de cada empresa”, explica Paulo Mayon, diretor-presidente da ANACE.

Um indicador importante para o consumidor acompanhar é a maneira como estão sendo efetuadas as compras das distribuidoras nos leilões do governo (a que preço e em que quantidade proporcionalmente à energia já comprada anteriormente para o mesmo período). Grandes aquisições em leilões em que os geradores de energia conseguiram preços mais altos podem representar tarifas futuras com valores mais elevados para o consumidor.

O leilão do dia 26 de julho comprova a afirmação. Só houve venda de energia térmica de usinas abastecidas por óleo, o que significa preços mais altos. Os consumidores das concessionárias que precisaram comprar energia em grandes quantidades nesta rodada poderão sofrer um impacto maior nas tarifas futuras, principalmente a partir de 2011.

As dez maiores compradoras deste leilão foram Cemig D, Light sesa, CPFL Paulista, Bandeirante, CPFL Piratininga, Eletropaulo, Celpe, Elektro, Celesc Dist, Escelsa.

Perfil da ANACE - A ANACE foi fundada em março de 2006, para promover, defender e administrar os direitos e interesses dos consumidores de energia perante as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. Uma das principais bandeiras da associação é lutar pela abertura do mercado de energia para todos os consumidores, inclusive residenciais. Assim, cada consumidor poderá escolher seu fornecedor e usufruir das vantagens dessa decisão.

Hoje, a ANACE tem em seu quadro de associados 110 unidades industriais e comerciais, sendo elas: Accor Hotels, Anglo American Brasil (mineração), Aracruz (papel e celulose), Basa (construção civil e administração de shopping centers), Brasil Telecom, Ceusa (revestimentos cerâmicos), Dixie Toga (setor de embalagens), Döhler (têxtil), ElectroVidro (Vidros), Eucatex (construção civil, indústria moveleira e agroindústria), Grupo Multiplan (administração de shopping centers, prédios comerciais e residenciais), Impressora Paranaense, Insit Embalagens, Itap Bemis (embalagens), Laminor (laminação de alumínio), Sadia, Seara Alimentos, Telefônica e Weg (motores elétricos).

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