Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2011 - 09:01

Empresa mostra lubrificantes que reduzem consumo de energia e emissão de CO2 na Fispal

Klüber Lubrication leva para a Fispal 2011, de 07 a 10 de junho, em São Paulo (SP), linha de lubrificação que atende exigências da indústria de alimentos e que contribui significativamente para reduzir consumo de energia e de emissão de CO2.

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg especializada em soluções especiais de lubrificação, confirma participação na Fispal Tecnologia 2011 (27ª Feira Internacional de Embalagens e Processos para Indústrias de Alimentos e Bebidas). É o maior evento do setor de alimentos do País, marcado para ocorrer de 7 a 10 de junho, no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP). No evento, a empresa vai apresentar a linha de lubrificantes (óleos e graxas) food grade, como são conhecidos os produtos usados nas máquinas e engrenagens da indústria de alimentos e que atendem uma série de exigências para não deixar nenhum vestígio tóxico ou que gere algum risco à saúde dos consumidores.

"Em razão de a indústria de alimentos ser um mercado muito especial, a Klüber Lubrication desenvolveu soluções que atendem este segmento da indústria nacional de forma diferenciada, pois o produto final vai à mesa dos consumidores e, por isso, os óleos e graxas utilizados não podem deixar resíduos tóxicos nos alimentos", confirma o gerente de mercado Jorge Efrain Rey de Oliveira.

Menos consumo de energia e emissão de CO2: caso da indústria cervejeira- Além de atender todas as exigências da indústria de alimentos, os óleos e graxas da Klüber Lubrication para este setor têm o diferencial de contribuírem para a redução do consumo de energia e de emissão de CO2 na atmosfera. Um exemplo claro de redução de consumo de energia em razão do uso das soluções da empresa é notado na indústria cervejeira, que necessita de grande estrutura de energia para produção, armazenagem e envasamento em grande escala, resultando em altos custos.

Os compressores de refrigeração e de ar e um conjunto de engrenagens chegam a gastar 200 kW (kilowatt), 300 kW e 450kW, respectivamente. Oliveira explica que, com o uso de lubrificantes especiais da Klüber Lubrication, a eficiência chega a um equivalente entre 0,5% e 15%, gerando uma economia de 1.500 MW/h (Megawatt/hora), o que equivale a R$ 220 mil ao ano; tomando como base um cálculo de R$ 0,15 centavos por kW/h. Oliveira explica ainda que na indústria de alimentos, a mudança dos lubrificantes convencionais para os lubrificantes especiais, apropriados, é muito fácil de ser realizada e os custos são pagos em um curto prazo após a substituição.

No caso da redução de emissão de CO2 na atmosfera, Oliveira informa ainda que os cerca de 500.000 GW/h (Gigawatt/hora) gastos por hora pela indústria brasileira de alimentos geram quase 160 milhões de toneladas de dióxido de carbono. No caso de uma cervejaria que pode economizar cerca de 224.400 kW/h, haverá redução de mais de 70 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. "É um grande benefício para a sociedade, conquistado com apenas uma simples substituição de lubrificantes convencionais por especiais", reitera.

Segundo o consultor técnico em sustentabilidade e eficiência energética, Irajá Ribeiro, a redução de energia e emissão de CO2 é obtida em cadeia para os fabricantes de alimentos e operadores de instalações de produção, pois representa parte significativa no custo de operação total. Ribeiro afirma que a energia não resulta apenas em custos para o usuário, mas é uma das principais fontes de emissão de CO2 prejudiciais ao planeta. Portanto, quando uma indústria de alimentos obtém resultados significativos em seu processo da fabricação, reduz custos com produção e contribui diretamente para o meio ambiente.

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bionergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há 39 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 99 funcionários, dispostos na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.649, ISO 9001 e OHSAS 18.001.

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 32 mil pessoas em 55 países, com um faturamento anual acima de ? 4,2 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira