Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2011 - 09:25

Bosch fornece tecnologia flex GNV+Diesel para ônibus protótipo no Rio de Janeiro

Com a nova tecnologia é possível reduzir as emissões de poluentes, sem perda de potência do motor. A flexibilidade permite escolher o combustível de acordo com a disponibilidade de abastecimento e o melhor preço.

O ônibus protótipo que está sendo apresentado hoje, 10 de maio, pela Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, traz a tecnologia flex GNV+Diesel da Bosch. Esse moderno sistema permite a utilização de GNV - Gás Natural Veicular em motores de ciclo Diesel. A substituição do diesel pelo gás natural é de até 90%, mantendo a mesma potência e nível de consumo de combustível do motor Diesel.

Um sistema de injeção de gás natural é adicionado paralelamente ao sistema de injeção diesel, de forma que o GNV, injetado no cole tor de admissão de ar do motor, chegue à câmara de combustão. O diesel é injetado posteriormente, em uma quantidade bem reduzida, com o objetivo de iniciar o processo de combustão que fará a queima do gás natural.

O coração da tecnologia, porém, está no seu sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível. Estas funções inovadoras foram desenvolvidas e testadas pelos engenheiros da Bosch no Brasil.

O motor GNV+Diesel tem apresentado alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de gás natural. Isso significa que uma frota de veículos equipados com essa tecnologia apresentará melhora em termos de consumo, além de se beneficiar economicamente com a redução de custos com combustível, uma vez que o GNV é normalmente mai s barato que o diesel.

A flexibilidade para uso de gás natural ou diesel é outro fator importante. "Assim como ocorre com os carros flex, com o GNV+Diesel a escolha do combustível a ser utilizado é feita pelo usuário, a qualquer momento, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço", ressalta Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina.

Meio Ambiente -Os testes realizados pela Bosch também comprovam que há ganhos ambientais na utilização do GNV+Diesel, e que essa nova tecnologia atenderá, com vantagens, a futura legislação ambiental. "A redução de particulados pode chegar a 80% e há um forte potencial de redução de NOx - Óxido de Nitrogênio", afirma Botelho. Além disso, a utilização do novo sistema permite também redução de aproximadamente 20% na emissão de CO2 -Dióxido de Carbono, quando comparado ao motor trabalhando só com diesel.

Aplicação da nova tecnologia -O GNV+Diesel pode ser aplicado em todos os tipos de motores do ciclo Diesel, seja no segmento de veículos pesados ou leves. Além do GNV, a tecnologia é compatível também com GNL (Gás Natural Liquefeito) e Bio-Metano. A utilização deste sistema em carros passeio Diesel tem o potencial de criar um veículo de baixo impacto ambiental e alta economia, ideal para o uso profissional, como taxis, por exemplo. "No preço atual dos combustíveis no Brasil, com a nova tecnologia o custo por quilometro rodado em cidade não seria maior que R$0,10, ou seja, menos da metade do custo do quilômetro rodado por um veículo com gasolina ou etanol", exemplifica Botelho.

Em 2011, o Grupo Bosch mundial comemora 125 anos de sua fundação. No Brasil, esse grupo está presente desde 1954 e atualmente emprega cerca de 11 mil colaboradores. Em 2009, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 3,8 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termo tecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais. |www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2010 seus cerca de 285.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 47.3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2010 a Bosch investiu cerca de 3.8 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 3.800 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.[www.bosch.com, www.bosch-presse.com e www.bosch125.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira