Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2011 - 09:25

Inteligência emocional - como identificá-la?

O coach Paulo Roberto de Souza explica como esta competência é fundamental para a composição mais acertada de sua equipe.

Está em todos os jornais, revistas e artigos. O setor de recursos humanos vem demonstrando há anos que é a chave de qualquer sucesso empresarial. Para se ter bons negócios e, o mais complexo, manter contratos rentáveis e duradouros, é preciso escolher criteriosamente as pessoas que tocarão o barco ao seu lado; mas como fazer?

“Durante a entrevista, saber o nível de conhecimento e experiência é importante? Sim, o é. Mas o fundamental é você apreender, descobrir da pessoa como ela age em determinas situações; como ela se relaciona; de que forma ela lidera seu time. Daí, pinçamos características cruciais como autoconhecimento sobre suas forças, fraquezas, integridade, iniciativa, otimismo, motivação e, principalmente, controle emocional”, ensina o coach Paulo Roberto de Souza.

Segundo uma recente entrevista do conselheiro sênior da Egon Zehnder International, Claudio Fernández-Aráoz concedida à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, competências baseadas na inteligência emocional são a chave. As ideias de Fernández-Aráoz conversam bastante com as Paulo Roberto de Souza e são o que norteiam grandes visionários.

Para se ter esta segurança da escolha certa, há de se constatar qual tipo de postura e atitude aquele potencial funcionário/parceiro de sua empresa teve em determinadas situações que exigissem uma inteligência emocional. Paulo Roberto dá a dica: “o pulo do gato não é conhecer tão somente o entrevistado, mas pessoas que o tenham conhecido nessas situações. O segredo é esta descoberta”.

.Por: Paulo Roberto de Souza, sênior coach, autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências” (editora Qualitymark) e possui atuação em empresas como McCain, Fiat Automóveis, TIM, Peugeot, Suzuki e O Globo. Foi professor do MBA Gestão de Pessoas – Universidade Candido Mendes e do MBA Marketing – Universidade Gama Filho. Fez Coaching Executivo com Gerentes, Diretores e Presidentes de empresas nacionais e multinacionais. É diretor do You Can Be e articulista do Jornal Corporativo – RJ. | www.youcanbe.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira