Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2011 - 09:25

Andragogia nas Empresas

Andragogia é a ciência e a arte da educação de adultos.

A educação de adultos é uma preocupação da humanidade há muito tempo, se considerarmos que os grandes mestres dos tempos antigos foram professores de adultos, não de crianças.

Os antigos chineses e hebreus inventaram o que chamamos hoje de estudo de caso, em que o aprendiz ou um dos membros do grupo descreve uma situação, geralmente na forma de parábola, e juntamente com o grupo explora suas características e possíveis soluções.

A Unesco já utilizou-se do termo para referir-se à educação continuada, e Paulo Freire em seu livro "Pedagogia do Oprimido" afirma " ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sózinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo".

Sabemos que os adultos que desejam manter suas mentes vigorosas, o farão por meio do conflito de situações, porque buscarão seus referenciais nas suas experiências, antes mesmo das fontes de textos.

O modelo androgógico baseia-se em: . Necessidade de Saber;

.O autoconhecimento do Aprendiz; (como posso ser independente e aluno);

.O papel das Experiências;

.Prontidão para aprender;

.Orientação para aprendizagem;

.Motivação.

Na androgogia, o professor precisa ser humilde para, além de se tornar um aprendiz, transformar-se em um tutor eficiente para mostrar como aquele conhecimento fará a diferença na vida de seus alunos.

Assim como o professor necessita mudar, o aprendiz (aluno) necessita iniciar o processo mudando seus próprios valores, suas crenças ( desaprender e aprender) e ser flexível para que sua aprendizagem seja eficaz.

Na andragogia os alunos deverão ser estimulados à troca de experiências, informações e tomadas de decisões em conjunto, onde serão trabalhados para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e suas responsabilidades sociais.

Os métodos androgógicos estão sendo utilizados nas empresas para a gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing, processos de qualidade etc.

Ao invés de se fazer apresentações shows, trabalha-se em grupos com equipes multidisciplinares, isso leva ao comprometimento necessário para que haja o sucesso de um projeto, os participantes saem da posição de espectadores para a posição de participantes.

Nos dias de hoje, onde a competividade e produtividade são as palavras "do momento", as empresas necessitam estar cada vez mais preparadas, o que implica na necessidade do aprendizado constante de seus colaboradores. E é dentro deste contexto que as práticas andragógicas assumem papel fundamental.

Peter Senge afirma que hoje, os lideres devem ser " projetistas, professores e regentes", ou seja devem saber desenvolver projetos, ensiná-los e manter a equipe afinada, onde cada membro tem uma função específica na "orquestra".

O lider deverá desenvolver novas crenças e valores nos quais os liderados serão estimulados a expandir suas competências continuamente.

Geralmente, as empresas utilizam estratégias para treinamento corporativo utilizando uma abordagem convencional, baseada nos princípios pedagógicos clássicos, que prioriza o conteúdo e o formato unidirecional de transmissão de conhecimento.

No entanto, é preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica na aprendizagem de adultos, pois aprendem conforme vivenciam situações motivadas por necessidades e interesses reais em suas vidas.

. Por: Carlos W. Dorlass, consultor de empresas e instituições de ensino, em assuntos ligados à educação

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira