Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 10:08

Imprensa Oficial e Pinacoteca do Estado lançam livros de arte na feira SP Arte, no Ibirapuera


Daniel Senise e Renina Katz participam da sessão de autógrafos neste sábado [14/05].

Vai que nós levamos as partes que te faltam / Go. We”ll bring the parts you leave behind:Daniel Senise é uma coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Pinacoteca, que será lançado no dia 14 de maio sábado), das 12h às 14 horas, na Feira SP Arte, no Parque do Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo (estande da Livraria da Travessa).

O livro documenta a produção do artista e seu processo de trabalho; registra uma série de exposições panorâmicas realizadas em quatro museus brasileiros, mas com diferentes configurações em cada espaço expositivo.

A análise da produção artística de Senise pode ser encontrada no texto Território da Infinitude, de Maria Iovino. Cronologia Crítica 1977-2007, organizada por Glória Ferreira, oferece ao leitor uma cuidadosa visão retrospectiva dos trabalhos do artista desde os anos 1980 e dos fatos mais significativos para o sistema da arte.

O livro faz, ainda, um balanço dos quase 30 anos da carreira do artista, mostra as mudanças no modo de trabalho de Senise. Ao método tradicional da pintura, ele agrega colas, laca, betume, processos de oxidação de ferro, e incorpora toda sorte de acidente sobre superfícies de telas expostas, por longos períodos de tempo, ao piso do seu ateliê.

Na sessão de autógrafos, teremos Aquarelas de Renina Katz. Editado em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, revela a artífice da gravura – tanto nas técnicas de xilogravura e litografia como nas da aquarela.

O livro tem texto de apresentação do crítico de arte, ensaísta e professor Jorge Coli. “Renina é uma grande mestra da gravura brasileira. Ela ama a minúcia, mas não se perde no detalhe: constrói composições amplas que favorecem o equilíbrio e as harmonias estáveis. Nelas, tem o perfeito controle de magníficas nuances”, comenta Coli, curador da mostra e organizador da obra. O livro homenageia Thomaz Farkas, recentemente falecido, com a reprodução de cópias 35 mm inéditas que fez da amiga Renina.

Renina Katz, nas 65 aquarelas expostas na Estação Pinacoteca em 2010, surpreendeu seu público com jogos de transparências cromáticas e geometrias delicadas ou rigorosas. Em uma das séries sugere halos siderais que iluminam possíveis universos. Da abstração obtida com a sobreposição de cores vislumbram-se paisagens: horizontes de improváveis relevos e cores; tormentas, raios, abismos, fendas. Seres alados, flâmulas tremulantes, erupções e explosões multicores são apaziguados pela atmosfera serena de lilases, cinzas, verdes-água de outra série.

Vai que nós levamos as partes que te faltam / Go. We´ll bring the parts you leave behind: Daniel Senise

.[Capa couché fosco| Miolo em papel couché fosco | Ilustrado| 336 páginas | formato 23x28,5cm | preço da capa R$ 150,00].

Aquarelas Renina Katz

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Pinacoteca do Estado de São Paulo, dia 14 de maio de 2011 (sábado), das 12 h às 14 horas.Feira SP Artes, Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Livraria da Travessa. Capa dura | Miolo em papel couché | Ilustrado | 156 páginas | formato 25 x 25 cm| preço de capa R$ 100,00.

Os autores- Daniel Senise: é pintor e gravador. Na década de 1980 ficou conhecido com a participação na exposição Como vai Você, Geração 80?. Foi aluno e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde entre 1986 e 1991 lecionou no Núcleo de Pintura. Realizou sua primeira exposição individual na Galeria do Centro Empresarial Rio, em 1984, e, no mesmo ano integra o Ateliê da Lapa, com Ângelo Venosa (1954), Luiz Pizarro (1958) e João Magalhães (1945). Seu reconhecimento ocorre em 1985, ao expor na Grande Tela da 18ª Bienal Internacional de São Paulo. No ano seguinte recebe medalha de ouro na 1ª Bienal Latino-Americana de Arte sobre Papel.

Daniel Senise percorreu o mundo com algumas exposições individuais, como no Museum of Contemporary Art of Chicago em 1991 e no Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey em 1994.

Renina Katz: é formada pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil, em 1950, quando realizou sua primeira exposição individual. Na década de 1960, integrou o corpo docente da Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial, a convite de Carmen Portinho, ao lado de professores como o crítico Frederico de Morais, o designer Aloísio Magalhães, o jornalista Zuenir Ventura. Fez mestrado e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde lecionou de 1956 a 1988.

A artista iniciou-se na gravura em metal com Carlos Oswald e na xilogravura (gravura em madeira) com Axel Leskoschek. Na década de 70, dedicou-se à litografia (gravura em pedra). A constante busca por novos recursos e meios que ampliassem seu repertório expressivo levou-a ao domínio de um dos campos tecnicamente mais difíceis das artes plásticas: a aquarela.

Sua importante trajetória artística inclui vários prêmios em Salões Nacionais de Arte Moderna, participação nas Bienais de Veneza de 1956 e 1986, nas III, V, VI e VII Bienais Internacionais de São Paulo, Sala especial na Bienal de Havana de 1986, além de várias coletivas no exterior: Nova Delhi, Zurique, Genebra, Nova Orleans, Washington, Paris, Viena, Telavive, Belgrado, Nova York, Londres, Quito e Liubliana.

Editora Imprensa Oficial- Inserindo-se com destaque no mercado editorial, nos últimos dez anos a Editora Imprensa Oficial produziu 876 títulos em coedição, 81 obras com selo próprio e 276 livros da Coleção Aplauso. O reconhecimento à qualidade gráfica e editorial rendeu inúmeros prêmios, com destaque aos 40 Jabuti, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro, incluindo dois Livro do Ano, também da CBL; o Clio de História, da Academia Paulista de História; Prêmio Colar do Centenário, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; o Prêmio Sergio Milliet, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), vários prêmios Excelência Gráfica Fernando Pini, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), considerado o mais importante em qualidade gráfica de País; prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira