Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 10:22

7º Balanço Huawei da Banda Larga

A banda larga móvel no Brasil apresentou um expressivo crescimento de 138% em 2010, enquanto a fixa cresceu 21% no mesmo período. A projeção para o final de 2011 é alcançar o número de 32 milhões de acessos em banda larga móvel e 17 milhões em banda larga fixa. Com um aumento de 45% no faturamento dos serviços de dados das operadoras móveis no ano passado, seu valor já representa 17% da receita de serviços das mesmas. No mundo, a venda de smartphones ultrapassou a de PCs no final de 2010 e, segundo dados do 1º trimestre de 2011, um em cada quatro celulares vendidos é smartphone. Estas são algumas das conclusões do “Balanço Huawei da Banda Larga” referente a 2010 e ao primeiro trimestre de 2011.

São Paulo, Brasil – A Huawei Technologies Co Ltd. (“Huawei”), líder mundial em soluções para redes de telecomunicações, em parceria com a Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, apresenta o “Balanço Huawei da Banda Larga” com dados consolidados de 2010 e do primeiro trimestre de 2011 para a banda larga fixa e a banda larga móvel.

O Balanço Huawei de Banda Larga é um fórum que reúne representantes do governo, das operadoras, da Huawei e de outras entidades do mercado de telecomunicações. Trata-se de um espaço onde são consolidados, exibidos e analisados os dados de diversas fontes deste setor.

No âmbito mundial, o número de acessos da banda larga fixa cresceu 17,8% em 2010, enquanto que na banda larga móvel este número foi superior, 33,7%, atingindo o total de 800 milhões de clientes 3G no final de 2010.

O primeiro trimestre de 2011 (1T11) consolidou a tendência de que mais pessoas deverão acessar a internet por meio de smartphones. Atualmente, um em cada quatro celulares vendidos já é smartphone e, pelo segundo trimestre consecutivo, a venda destes dispositivos superou a venda de PCs.

Com o incremento no número de redes comerciais com a tecnologia de acesso HSPA+ de quase 20% só no 1T11, percebe-se a tendência mundial das operadoras móveis em maximizar o investimento nas redes 3G para atender o grande aumento do tráfego de dados. Nos Estados Unidos, por exemplo, o volume do tráfego de dados nas redes celulares cresceu 110% no segundo semestre de 2010, em comparação com igual período de 2009.

No Brasil- Enquanto a tecnologia 3G cresce no Brasil, o GSM perde espaço. Os acessos 3G chegaram a 18,9 milhões em 2010, o que representou um aumento de 170% ao longo deste ano.

A diferença entre acessos de banda larga móvel e fixa foi ampliada. A móvel – que tinha ultrapassado a fixa no começo de 2010 – cresceu 138% no ano passado, contra 21% da banda larga fixa. Mas apesar dos avanços, a densidade de 12,6 acessos/100 habitantes no 1T11 da banda larga móvel no país ainda está abaixo da média mundial. Seguindo este ritmo de crescimento, a expectativa para o final de 2011 é alcançar o número de 32 milhões de acessos em banda larga móvel e 17 milhões em banda larga fixa.

A participação dos serviços de dados na receita das operadoras móveis brasileiras registrou um aumento de 45% em 2010. O faturamento destes serviços de dados chegou a 17% da receita total de serviços destas operadoras.

Quanto aos planos de serviços, os de menor custo na banda larga fixa são oferecidos por R$ 29,80 com a velocidade de 1 Mbps, enquanto que o preço máximo para esta mesma velocidade chega a R$ 54,90. Na banda larga móvel, as operadoras, em geral, adotam a forma de cobrança por volume de dados que varia desde R$ 9,90 para o consumo de 10 MB até R$ 109,90 para 10GB. Em comparação com outros mercados, como o da América Latina, o custo do plano de serviço no Brasil continua elevado.

Para o acesso das redes 3G, verificou-se uma queda de 55% do preço médio do modem ao longo de 2010, com o valor mínimo de R$ 149,00 no final deste ano. Mas o alto preço dos aparelhos 3G permanece sendo uma barreira para a difusão da banda larga no Brasil. | www.huawei.com/pt.

Perfil-A Huawei é líder no fornecimento de soluções de telecomunicação e atende 45 das 50 maiores operadoras mundiais de telecomunicações. Os produtos e soluções da Huawei estão presentes em mais de 100 países, atendendo às necessidades de comunicação de um terço da população mundial. A empresa tem o compromisso de oferecer produtos, serviços e soluções inovadoras e adaptadas para cada cliente para agregar valores a longo prazo e aumentar o potencial de crescimento de seus clientes. Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com/pt. Siga nossas páginas no Twitter: www.twitter.com/huaweipress e no YouTube: http://www.youtube.com/user/HuaweiPress.

Teleco -Empresa de consultoria especializada na área de telecomunicações. Com o portal Teleco – um dos mais famosos na área de telecomunicações no Brasil – tem como objetivo criar uma comunidade virtual de profissionais, estudantes e pessoas interessadas no aprendizado contínuo em telecomunicações na internet. Para mais informações, acesse www.teleco.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira