Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 10:39

Pesquisadores internacionais debatem tumores femininos

Evento em São Paulo debate novidades para câncer de mama, de ovário e de colo uterino.

A Roche realizará no dia 14 de maio (sábado), um simpósio sobre tumores femininos, que reunirá especialistas internacionais e médicos oncologistas brasileiros. No evento, os participantes discutirão as melhores opções de tratamento para doenças como o câncer de mama, de ovário e de colo uterino, além de estratégias para prevenção dessas patologias.

O “Interchange Meeting” terá participação de pesquisadores como o alemão Gunter von Minckwitz (diretor do German Breast Group - www.germanbreastgroup.de), o francês Joseph Gligorov (departamento de oncologia do hospital Tenon, em Paris), a canadense Karen Gelmon (pesquisadora da agência canadense de câncer de mama) e o espanhol Antonio Gonzalez Martin (Chefe do Centro Oncológico MD Anderson International, Madrid).

Interchange Meeting Tumores Femininos, em 14 de maio (sábado), no Hotel Grand Hyatt (Av. das Nações Unidas, 13301), São Paulo. Organização: Roche.

O câncer de mama- Apesar das campanhas de esclarecimento sobre diagnóstico precoce, o câncer de mama ainda é o tipo de tumor maligno com maior índice de mortalidade entre mulheres de todo o mundo. Segundo o INCA, 11.860 mortes são causadas anualmente pela doença no Brasil.

Atualmente, o tratamento do câncer de mama é bastante específico, com medicamentos desenvolvidos e indicados para certos subtipos da doença, o que aumenta a eficiência da terapia e reduz os efeitos colaterais. Mesmo com esses avanços, o diagnóstico precoce ainda é essencial o exame de mamografia é a melhor estratégia para isso.

Sobre o câncer de ovário- O câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Segundo o Inca, cerca de 75% dos casos são identificados em estágio avançado. Além disso, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais letal. A prevenção também é difícil nesse tipo de câncer, pois cerca de 90% dos casos não apresentam fator de risco reconhecido. O câncer de ovário é a sexto tipo de câncer mais comum em mulheres e a oitava causa de morte por câncer feminino em todo o mundo. Estima-se que, todos os anos, sejam diagnosticados 230.000 novos casos de câncer ovariano no mundo, e que cerca de 140.000 mulheres morram em decorrência dessa doença.

A cirurgia para remoção do máximo possível de massa tumoral é a base do tratamento, mas, infelizmente, a maioria dos diagnósticos são feitos tardiamente, quando o câncer já cresceu muito ou se espalhou e as pacientes necessitam de tratamento adicional. O câncer ovariano está associado a elevadas concentrações do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), uma proteína implicada no crescimento e na disseminação do tumor. Estudos mostram que, em mulheres com câncer ovariano, existe correlação entre as elevadas concentrações de VEGF, o aparecimento de ascite (excesso de líquido na cavidade abdominal) e pior prognóstico.

Sobre o câncer de colo de útero- Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de colo de útero é a segunda maior causa de mortalidade feminina por câncer, causando 288 mil mortes anuais. Em mais de 90% dos casos, a doença é causada pelo papilomavírus humano (HPV), uma das DSTs mais comuns no mundo: estima-se que metade da população seja portadora de pelo menos um dos mais de 100 tipos do vírus.

O Brasil é um dos líderes mundiais em contaminação por HPV. Segundo o Ministério da Saúde, são registrados 137 mil novos casos por ano. Para diminuir esse número e a alta mortalidade associada ao câncer cervical, o INCA definiu 2011 como o “Ano de Controle do Câncer do Colo do Útero”.

Roche - Com sede em Basiléia, na Suíça, a Roche é uma das líderes mundiais na pesquisa de produtos para a saúde, atuando fortemente e de modo combinado nas áreas farmacêutica e de diagnóstico. A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, e tem medicamentos diferenciados para as áreas de oncologia, virologia, inflamação, metabolismo e SNC. Além disso, a Roche é líder mundial em diagnóstico in vitro e no diagnóstico tecidual de câncer, e pioneira no tratamento do diabetes. A estratégia de medicina personalizada da Roche tem como foco o fornecimento de medicamentos e ferramentas de diagnóstico que possibilitem melhoras tangíveis na saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. Em 2010, a Roche tinha mais de 80.000 funcionários em todo o mundo, e investiu mais de 9 bilhões de francos suíços em P&D. O Grupo registrou vendas de 47,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é uma subsidiária integral do Grupo Roche. A Roche tem participação majoritária na Chugai Pharmaceutical, do Japão. [www.roche.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira