Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 11:40

Cenografia do Viva a Mata 2011 é assinada por Beto Von Poser

Equipe da Cenário Brasil desenvolveu estandes feitos de madeira reaproveitada, tecido com restos de panos e paredes com caixas de frutas.

Na sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica –, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a cenografia é assinada pelo designer Beto Von Poser, da Cenário Brasil, que desenvolveu estandes feitos de madeira reaproveitada, tecido com restos de panos e paredes com caixas de frutas.

De acordo com o designer, o projeto para o evento foi concebido a partir da necessidade de ocupação das diversas organizações parceiras do SOS Mata Atlântica. “Os materiais utilizados para a montagem dos espaços do evento foram escolhidos com a finalidade de mostrar à população algumas alternativas mais ecológicas e sustentáveis existentes para uma mesma necessidade”, afirma.

Para a criação, Von Poser trabalhou o conceito do “reuso”, representado pela construção de paredes a partir do empilhamento de caixas de frutas usadas. “Uma caixa pode ser uma mesinha, duas empilhadas podem virar uma estante”, exemplifica.

Outro destaque da cenografia é a participação da Etno Botânica, empresa que oferece produtos originários de atividade artesanal, como corantes naturais e algodão orgânico, oriundos da agricultura familiar ou de áreas com desenvolvimento local sustentável. “Para o Viva a Mata, a empresa desenvolveu um tingimento feito a partir de corantes naturais, que estamos utilizando no tratamento artístico de todos os painéis e divisórias dos espaços”, observa o designer.

A Etno Botânica também desenvolveu uma lona de algodão 100% reciclada, confeccionada a partir de retalhos de tecidos coletados em confecções e indústrias têxteis. “Estes retalhos são desfibrados e separados por cores e, a partir deste processo, outros fios são produzidos, com a adição de 15% de PET reciclado. Estamos utilizando essa lona para revestir todos os biombos que delimitam vários dos espaços do evento.”

Segundo Von Poser, os biombos estão fixos uns aos outros por molduras menores, preenchidas por elementos decorativos. “São cortinas construídas a partir de embalagens recicladas, confeccionadas pela ONG Sociedade Santos Mártires. Também usaremos o talo da palmeira buriti, oriundo de Abaetetuba (PA), um material muito utilizado pelos artesãos daquele local. Trata-se de uma colheita não predatória, sustentável, pois são colhidos somente os ‘braços’ onde estão as folhagens da planta, e a árvore é mantida viva e crescendo”.

Para completar, o designer explica que “nos pórticos de entrada, utilizaremos painéis montados com ‘almas’ de bambu. Embora não seja uma planta nativa da Mata Atlântica, torna-se interessante mostrar o seu uso como uma alternativa à madeira”, conclui.

Este ano, o Viva a Mata comemora uma data especial: o 25º aniversário da Fundação SOS Mata Atlântica, organizadora do evento. Para isto, a programação está repleta de atividades que buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação do nosso ambiente e que apresentam um pouco da história da ONG. Com diversas atrações gratuitas, a exposição comemora também o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A iniciativa tem patrocínio do Bradesco e da Natura, e acontece na Arena de Eventos (ao lado do Museu Afro Brasil).

.[Viva a Mata 2011 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, de 20 a 22 de maio, das 9h às 18h, no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP. Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.Informações: www.sosma.org.br |Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira