Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 11:40

Chesf patrocina as quatro edições do 1º Festival de Brincantes em São Paulo


A Chesf, em parceria com o Instituto Brincante, é patrocinadora das quatro edições do 1º Festival de Brincantes em São Paulo, que teve início em abril e se estende até julho deste ano. A edição de maio, que começa amanhã, quinta-feira, 12/05, e vai até domingo, 15/05, será realizada na própria sede do Instituto Brincante (Rua Purpurina, 428, Vila Madalena, São Paulo).

O evento, concebido através da lei de incentivo a cultura (Lei Rouanet), oferecerá ao público oficinas culturais gratuitas de frevo, cavalo marinho, maracatu rural e releituras contemporâneas. O Festival contará com artistas regionais de Recife e mestres tradicionais do maracatu, como Ronaldo Souza, Barachinha, João Paulo e Mestre Nico para ministrar aulas, cursos e apresentações ao público paulistano. O evento proporcionará ainda oficinas e debates com profissionais de diversas áreas, como educadores, escritores e médicos que incorporaram esses elementos da cultura brasileira no seu dia-a-dia. Além disso, o público terá acesso a shows musicais, apresentações de dança e exibição de espetáculos.

A edição de maio do 1º Festival de Brincantes ocorre de 12 a 15 deste mês. Em junho, de 9 a 12 e espetáculos em todos os finais de semana. Já em julho, serão dois finais de semana consecutivos. O primeiro nos dias 2 e 3 e depois de 7 a 10 de julho.[www.institutobrincante.org.br].

Perfil-O Instituto Brincante foi criado em 1992 por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida, artistas e pesquisadores das diversas manifestações artísticas do país, com o objetivo de lançar um olhar diferenciado sobre a cultura brasileira. Sua trajetória contempla a realização de cursos gratuitos, dirigidos a professores da rede pública de ensino e à população jovem de baixa renda. As aulas integram música, dança e artes dramáticas; a literatura por meio da poesia e dos contos tradicionais; e as artes plásticas por meio do estudo das máscaras, figuras, adereços e brinquedos que compõem as diferentes expressões da cultura brasileira. Em 2005, o Instituto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, devido ao seu trabalho de pesquisa e de formação e por promover ações de valorização, recriação e celebração da riqueza artística nacional. Entre 1998 e 2010, foram atendidos diretamente mais de dois mil jovens e 2600 educadores e aproximadamente dez mil pessoas participaram de oficinas, cursos livres e palestras. [www.institutobrincante.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira