Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2011 - 12:00

Rio Genética tem primeiros animais fertilizados “in vitro”

Bezerros, resultados da parceria Pesagro-Rio e Embrapa Gado de Leite, serão disponibilizados nas feiras do Programa,

Nasceram no início do mês de maio, no centro de pesquisa da Pesagro-Rio, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, em Seropédica, os três primeiros bezerros gerados a partir de fertilização “in vitro”, resultante de parceria com a Embrapa Gado de Leite. As duas fêmeas e um macho da raça Girolando foram produzidos para o Programa Rio Genética, que está possibilitando o melhoramento do rebanho bovino fluminense e o aumento da produção leiteira no estado.

Os animais recém-nascidos futuramente serão disponibilizados em feiras do programa. Outras 35 prenhezes já estão confirmadas e nascerão nos próximos meses. A meta segundo o coordenador técnico do Rio Genética, Luiz Altamiro Garcia Nogueira, é produzir de 200 a 400 prenhezes/ano.

A fertilização “in vitro”, feita no laboratório do Rio Genética na Fazenda Santa Mônica, em Valença, é mais uma biotecnologia disponibilizada pelo programa visando à melhoria de resultados do plantel estadual.

Os pesquisadores da Pesagro-Rio, Agostinho Camargo e Raquel Sarapião, responsáveis pelo laboratório, explicam que o processo consiste na aspiração folicular nos ovários de matrizes selecionadas das raças Gir leiteiro, Holandesa e Girolando para a obtenção dos ovócitos. Este material fecundado com sêmen de touros das raças Gir e Holandesa de alto padrão zootécnico e adaptados às condições do estado dá origem aos embriões. Na etapa seguinte, novilhas receptoras dos plantéis da Pesagro e Emater-Rio, em Seropédica e Itaocara, são inovuladas, dando início à gestação. | Ascom/Seapec

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira