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13/05/2011 - 10:10

Micro e pequenas empresas do comércio fluminense mostram moda Primavera-Verão no Senac Rio Fashion Business

Número de marcas cadastradas no projeto Núcleo Criativo dobrou em um ano.

A moda do projeto Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, vai marcar presença na edição Primavera-Verão do Senac Rio Fashion Business. Ao todo, 80 micros e pequenas empresas do comércio de atacado e varejo de 16 regiões do estado do Rio de Janeiro vão mostrar suas criações a compradores do Brasil e do exterior na Marina da Glória, entre os dias 24 e 27 de maio. O número de empresas cadastradas dobrou em relação à edição 2010 do evento e as grifes participantes representarão os segmentos de moda infantil, feminina e masculina; homewear; moda praia; sportwear; surfwear; e bolsas, calçados e acessórios.

“Atualmente, o mercado de moda responde por mais de três milhões de empregos formais no Rio de Janeiro. É também o terceiro empregador no estado e o segundo no Brasil. O setor gera oportunidade, trabalho e renda em todas as regiões do estado. O programa Núcleo Criativo, desenvolvido desde o início de 2010, tem o objetivo de fortalecer micro e pequenas empresas, incentivar o empreendedorismo e inserir a moda carioca e fluminense nos mercados nacional e internacional”, explica Laumar Junior, superintendente de produtos e serviços da Fecomércio-RJ. O programa é desenvolvido pela Fecomércio-RJ em parceria com os sindicatos filiados.

Através do programa Núcleo Criativo, as empresas participantes buscam atingir o amadurecimento e o conhecimento profissional necessários para atuarem com competitividade. Para isso, são acompanhadas no desenvolvimento de estratégias de comercialização e na capacitação em gestão empresarial. As empresas também recebem orientação para a reavaliação de suas identidades visual e comercial, além de contarem com a consultoria de profissionais especializados na preparação de suas coleções.

Este ano, foram promovidas reuniões, palestras e workshops ao longo de três meses. As oficinas foram elaboradas pela equipe do programa Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, com apoio do consultor Felipe Rocha e a participação da executiva de marketing da grife Enjoy, Gisele Dahis. Novos micros e pequenos empresários puderam se juntar aos participantes do projeto e receberam orientações sobre estilo e tendências para a próxima estação, além de noções de marketing e precificação de produtos.

Segundo Laumar Junior, a evolução do programa é “consistente e qualificada, pois o número de núcleos criativos saltou de oito, em maio de 2010, para 12, em janeiro de 2011, chegando agora a 14. No mesmo período, o número de marcas dobrou de 40 para 80”. O superintendente da Fecomércio-RJ ressalta que a participação num grande evento de moda como o Senac Rio Fashion Business proporciona visibilidade nacional e internacional às micros e pequenas empresas que têm a oportunidade de apresentar suas marcas a compradores de todo o Brasil e de dezenas de países presentes ao evento. Outro fator importante é a geração de negócios para quem expõe seus produtos. Estas empresas representam 16 regiões do estado: Angra dos Reis; Barra Mansa e Valença; Barra do Piraí e Volta Redonda; Três Rios e Miguel Pereira; Petrópolis; Teresópolis; Nova Friburgo; Itaperuna; Campos; Cabo Frio; São Gonçalo; Niterói; e Rio.

O Senac Rio Fashion Business é organizado e realizado pela Dupla Assessoria e pela Escala Eventos, com apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento conta com patrocínio de Senac Rio, Sesc Rio, Sebrae e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem promoção da TV Globo Rio e apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), do Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.

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