Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2007 - 11:18

Dräger Safety fornece simulador de controle de incêndio e resgate em aeronaves, em aeroporto da Tailândia

Empregando técnicas de combate à incêndio, evacuação e resgate, profissionais do aeroporto de Bangkok puderam se preparar para situações de emergência. 80% dos acidentes ocorrem em pousos e decolagens. Subsidiária brasileira da companhia pode realizar o mesmo trabalho nos aeroportos do País.

São Paulo – O aumento do tráfego aéreo mundial que eleva a incidência de situações de risco e emergências, levou os responsáveis pelo Aeroporto Suvarnabhumi, em Bangkok, na Tailândia, contratar a Dräger Safety, líder mundial em equipamentos para bombeiros, para um treinamento de combate à incêndio, evacuação e resgate em aeronaves. A empresa alemã especialista em segurança foi responsável pela concepção, planejamento e realização do sistema de treinamento completo, incluindo os equipamentos de segurança e a logística para o transporte dos gases. O treinamento teve dimensões sem precedentes, empregando duas réplicas de aviões Boeing (modelos B747 e B737) e uma área de 2.6 hectares nos arredores do aeroporto.

As réplicas das aeronaves utilizadas na operação foram preparadas para serem usadas como cenário de vários procedimentos em acidentes, entre eles o de evacuação e o de combate a incêndio. Foram preparadas zonas de fogo para serem apagadas em várias partes da fuselagem da aeronave. “O fogo foi controlado manualmente, pelo computador do centro de controle e por rádio, em um raio de 750 quarteirões”, explica Martin Reichel, gerente de produto da Dräger Safety, que acrescentou ainda nunca ter visto um treinamento desta dimensão. “Foram empregados 132 sensores de temperatura, 66 deles controlados individualmente. Isso permitiu a equipe regular a extensão da área incendiada e também controlar a intensidade das chamas”. O fornecimento do gás (propano para evitar a emissão de poluentes) e o fogo foram controlados por válvulas e monitorados por sensores de detecção da linha Dräger Polytron.

“Tão importante quanto as condições de treinamento realísticas é o uso de equipamentos de segurança adequados e de qualidade”, explica Ricardo Espinosa, diretor da Dräger Safety no Brasil. De acordo com o executivo, o aparato de segurança, utilizado em Bangkok, permitiu manter o contato entre os profissionais que estavam dentro e fora da aeronave. Utilizando os equipamentos de proteção respiratória e câmeras térmicas, ambas da Dräger, as equipes de resgate percorreram toda a aeronave procurando pelos bonecos de 75 kgs que simulavam os passageiros. Devido a cortina de fumaça não havia visibilidade alguma e os profissionais estavam sob condições psicológicas de estresse elevado.

Patom Thamtranon, diretor de prevenção a incêndios do aeroporto Suvarnabhumi, ficou impressionado com as possibilidades oferecidas pelo novo teste. “Controladores de incêndio de outros aeroportos da Tailândia querem saber quando a Dräger poderá treiná-los também”.

Segundo Ricardo Espinosa, este tipo de treinamento é fundamental para preparar equipes em situações de emergência e seria muito importante que os responsáveis pelos aeroportos brasileiros se mobilizassem para este tipo de iniciativa.

Os responsáveis pelos aeroportos do País que quiserem mais informações sobre o trabalho da empresa tanto no fornecimento de equipamentos de segurança quanto no oferecimento de simulações de incêndio podem entrar em contato com Julio Oliveira pelo telefone (11) 4689-4902 ou ainda pelo e-mail: [email protected]

Perfil da Dräger Safety - A Dräger Safety está posicionada entre as líderes mundiais na fabricação de equipamentos de proteção para indústria e defesa civil. Faz parte do grupo Drägerwerk AG, fundado em 1889, com base em Lübeck, na Alemanha. No Brasil, a Dräger Safety iniciou suas atividades em 1953 e hoje conta com um centro administrativo-fabril de 20.000m2 de área.

Presente em mais de 100 países, a Dräger Safety oferece produtos, serviços e soluções integradas pioneiras para todas as situações de segurança, como máscaras autônomas, respiradores com um ou dois filtros, roupas de proteção para riscos químicos ou combate a incêndio, equipamentos hidráulicos de resgate, sistemas de vedação para tanques, estabilizadores, almofadas pneumáticas, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira