Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2011 - 10:43

Pesquisador americano é eleito membro da ABC

Professor da Universidade de Washington é parceiro do Cena/USP há 30 anos.

O professor da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington (EUA), Jeffrey Edward Richey, foi eleito Membro Correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O pesquisador, que atua desde 1980 junto ao Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), desenvolve estudos nas áreas de hidrologia do rio Amazonas, pesquisando a interação entre o oceano e a terra nas zonas costeiras.

A posse ocorreu no último dia 3 de maio, no Rio de Janeiro, em cerimônia que marcou os 95 anos da ABC. “Fiquei muito honrado com a distinção, mesmo porque um prêmio conquistado no exterior é sempre um reconhecimento importante na vida de qualquer cientista”, afirmou Richey, que é formado em Ecologia pela Universidade da Califórnia.

O pesquisador participou também do projeto Camrex (Carbon in the Amazon River Experiment), realizado entre 1982 a 1991, com o objetivo de estudar os processos que controlam a distribuição de elementos bioativos nas margens do rio Amazonas no Brasil. Atualmente, em parceria com pesquisadores brasileiros, entre eles os professores do Cena/USP, Reynaldo Victória, Maria Victoria Ballester e Alex Krusche, Richey desenvolve estudos em outros rios tropicais, entre eles o projeto Roca, que estuda as relações entre o rio e o oceano na foz do Amazonas.

ABC-Fundada em 03 de maio de 1916, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, a Academia teve o nome alterado em 1921 para sua atual denominação. A ABC tem desempenhado papel relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil, como por exemplo, liderando e influenciando na criação de diversas instituições, viabilizando publicações científicas, desenvolvendo programas e eventos científicos, estabelecendo convênios internacionais, e disponibilizando recursos para a sociedade acadêmica.

Segundo Jacob Palis, presidente da ABC, os objetivos da entidade incluem o reconhecimento do mérito dos maiores talentos científico-tecnológicos do país, através das eleições para os quadros da ABC; a promoção de uma marcante presença do Brasil no cenário científico internacional; a contribuição efetiva para a promoção da Ciência brasileira em benefício da sociedade. O presidente da entidade vem defendendo ainda a atuação de pesquisadores estrangeiros no Brasil, em nível de pós-doutorado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira