Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2011 - 09:09

Governança corporativa de Estatais é reforçada, aponta IIA Brasil

Nova Resolução que obriga empresas públicas a criarem um regulamento próprio de auditoria interna deve melhorar os controles e a transparência das operações.

Um bom passo foi dado em cumprimento a um dos mais importantes objetivos da presidente Dilma no combate à corrupção nas organizações públicas. A Resolução n. 2 chancelada recentemente pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR determina o aprimoramento das práticas corporativas das auditorias internas de estatais federais.

As auditorias internas deverão estar vinculadas aos respectivos Conselhos de Administração, sendo obrigadas a elaborar um regulamento próprio e restringir sua atuação às atividades típicas, evitando o desvio de função, preservando sua isenção e imparcialidade. A Resolução esta alinhada com o decreto n. 3591/2000 que regulamenta determinadas atividades de um auditor na esfera de empresas do governo.

“Na prática, a Resolução da Comissão Interministerial é muito importante, pois reforça a independência do auditor, suas práticas, o enfoque da auditoria, além de exigir o pleno cumprimento dos planejamentos dos trabalhos. As atividades da auditoria terão mais clareza e visibilidade, contribuindo para identificar e combater possíveis fraudes e desvios”, explica André Marini, vice-presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil – Regional Sudeste, que atua como auditor interno da Eletrobras.

Outro apoio previsto na Resolução e que refletirá na melhoria da governança corporativa é a obrigatoriedade de as auditorias internas manterem um relacionamento institucional com os órgãos de controle: Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. “É como estimular a formação de uma grande equipe de auditores na esfera governamental, composta por profissionais de instituições distintas, com atuações independentes, mas com o firme e único propósito de combate às práticas temerárias, entre outras”, afirma Andre Marini.

Compromisso- Durante seu discurso de posse a presidente Dilma declarou que: “... serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia.

IIA Brasil -O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, acaba de completar 50 anos de fundação e é considerado um dos mais qualificados e representativos institutos da carreira do planeta, entre os mais de 120 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no mundo.

Além de ser referência na América Latina auxiliando na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola, a entidade brasileira é responsável por coordenar por aqui todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor. Sua missão também é de promover debates e aprimoramentos profissionais através de cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais. [www.iiabrasil.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira