Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2011 - 09:29

Crescem investimentos em implantação de projetos de TI

Saúde, educação, indústria, comércio, serviços e muitos outros setores demonstram estar com as turbinas ligadas, prontos para a corrida tecnológica. Animadas pelo crescimento de 7,5% na economia em 2010 e pelas previsões de 5% de crescimento médio nos próximos quatro anos, empresas de pequeno e médio porte passam a investir mais na implantação de projetos de TI.

De acordo com André Carvalho, diretor da Unione Consulting, investimentos em soluções CRM, ERP e BI/EPM, que têm o objetivo de estreitar e agilizar as relações com clientes, aperfeiçoar a gestão de processos e capacitar a empresa a atuar no mercado de forma mais competitiva e estratégica, tiveram destaque no primeiro trimestre do ano e devem seguir aumentando ao longo de 2011.

Para o executivo, há dois movimentos bastante distintos ocorrendo. “O primeiro é o das empresas que retomaram investimentos na área de TI depois que se restabeleceram dos efeitos da crise econômica mundial, com o intuito de melhorar e organizar as suas estruturas tecnológicas. Como para essas empresas também é imperativo aumentar o foco no core business e eliminar preocupações com contratação e gestão de pessoal especializado, investir em TI parece ser o caminho natural e obrigatório para se manterem competitivas e lucrativas”.

O segundo movimento relevante envolve empresas que começaram a investir em TI há alguns anos e que agora estão direcionando seus investimentos para um estágio mais avançado da informatização empresarial. “Nesse caso, o foco é todo direcionado ao modelo de gestão, que significa desenvolver sistemas de simulação para analisar impactos das estratégias consideradas antes de colocá-las em operação; comunicar a estratégia de forma adequada, transformando em indicadores e métricas e, principalmente, construir um sistema integrado e mais sofisticado de informações gerenciais”, diz Carvalho.

Os sistemas de EPM (Enterprise Performance Management), que apresentam um conjunto de soluções especialistas para as funções de planejamento e controle empresarial, vêm sendo muito procurados para aperfeiçoar o controle orçamentário, oferecendo simulações financeiras estratégicas suportadas por modelos estatísticos, além de balanced scorecard e controle de indicadores, apuração e controle de custos, consolidação contábil, entre outros.

“Isoladamente, a implantação de soluções EPM cresceu 20% somente neste início de ano. Os projetos de implementação e de migração de versão de sistemas de CRM e ERP também estão em alta – principalmente no mercado SMB (Small Medium Business)”, diz o diretor da Unione Consulting.

Perfil-A Unione atua nacional e internacionalmente na área de TI, atendendo cerca de 100 clientes ativos – de uma carteira com mais de 450 instituições de médio e grande porte já atendidas. Com sede em Alphaville (Barueri, SP), a empresa tem forte presença no setor de serviços, telecomunicações, varejo, mercado financeiro, mineração, indústria de processos, de manufatura discreta, alimentícia e farmacêutica.

A empresa encerrou 2010 com uma receita 30% maior e faturamento na casa dos R$ 35 milhões. Até o final deste ano, as divisões Unione Consulting e Unione Outsourcing devem crescer juntas pelo menos mais 20% em receita. |www.unione.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira