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14/05/2011 - 09:29

Consumidores levam suas vidas para dentro da nuvem

Os consumidores contam cada vez mais com serviços baseados na computação em nuvem para desempenhar suas tarefas diárias. Trinta e cinco por cento dos usuários de Android e iPhone dos EUA interagem com aplicativos que não são de voz, por meio dos seus smartphones, antes mesmo de sair da cama. As descobertas da pesquisa do ConsumerLab da Ericsson foram apresentadas no Ericsson Business Innovation Forum, no Vale do Silício, em 11 de maio

A possibilidade de manter-se constantemente conectado à Internet está fazendo com que os consumidores dependam cada vez mais da nuvem para suas necessidades diárias, de acordo com uma pesquisa realizada pelo ConsumerLab da Ericsson (NASDAQ: ERIC). E mesmo que tenha sido a revolução do smartphone quem começou esta tendência, a pesquisa mostra que é o uso dos aplicativos quem deverá fazer com que ela continue. São os aplicativos que estão definindo a maneira como as pessoas usam os dispositivos conectados.

O comportamento ao redor dos aplicativos está criando um novo conjunto de expectativas no que diz respeito à conexão dos dispositivos eletrônicos pessoais. Os dispositivos precisam estar conectados para serem úteis. Por exemplo, 54% dos usuários de dispositivos de armazenagem portáteis dos EUA disseram que gostariam de poder sincronizá-los com seus computadores pessoais a partir de qualquer lugar. E 49% dos proprietários de câmeras da amostra gostariam de ter acesso direto a um sistema de armazenagem seguro para suas fotos.

Michael Björn, head de Pesquisa do ConsumerLab da Ericsson, diz: “Nossa pesquisa descobriu que os aplicativos atraem as pessoas em um nível emocional. Os consumidores apegam-se a um certo grupo de aplicativos que fazem com eles que se sintam com mais controle sobre suas vidas, e que transformam suas tarefas rotineiras em experiências positivas. Os aplicativos dão aos consumidores uma nova sensação de liberdade: se precisam de alguma coisa, é provável que já exista um aplicativo que possa ajudar.”

A pesquisa, conduzida em várias localidades, incluindo os EUA, partes da Europa e do Japão, descobriu que os consumidores cada vez mais conectam-se à Internet usando seus smartphones antes mesmo de sair da cama. Em 2011, 35% por cento dos usuários de Android e iPhone dos EUA interagiram com aplicativos que não são de voz por meio dos seus smartphones, antes mesmo de levantar. A facilidade do acesso à Internet permite aos consumidores utilizar um número cada vez maior de serviços baseados em nuvem para realizar as tarefas do dia a dia.

Os consumidores de hoje dependem menos dos dispositivos que usam do que dos aplicativos que os ajudam, não apenas para conectar-se a sites de notícias ou mídias sociais, por exemplo, mas também para encontrar um lugar para jantar, organizar a agenda familiar e outras atividades diárias. A cultura do aplicativo vem transformando-se em um novo modo de vida e agora se estende aos usuários de tablet e outros dispositivos.

A pesquisa do ConsumerLab da Ericsson também descobriu que esta “cultura do aplicativo” é facilmente transferível entre dispositivos móveis – as pessoas estão usando os aplicativos nos tablets da mesma forma que o fazem nos seus smartphones. O contexto e a situação, não o dispositivo, determinam como o consumidor usa o aplicativo.

Os estudos do ConsumerLab da Ericsson também revelam o que pode ser um momento decisivo: independentemente do dispositivo que estão usando, cada vez mais as pessoas estão percebendo como o seu dia a dia fica mais difícil quando não estão continuamente conectadas à nuvem.

As descobertas dos 18 meses de pesquisa conduzidos pelo ConsumerLab da Ericsson sobre o uso da Internet móvel foram apresentadas no Ericsson Business Innovation Forum, no Vale do Silício, em 11 de maio.[www.ericsson.com/thecompany/our-insights/consumerlab].

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários, e tem posição de liderança em serviços gerenciados. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de “comunicação para todos” por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$ 28,2 bilhões (SEK 203,3 bilhões) em 2010. Fundada em 1876 e com sede em Estocolmo, na Suécia, a Ericsson tem suas ações negociadas na NASDAQ OMX, de Estocolmo, e na NASDAQ de Nova York.

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando estabeleceu um acordo na Colômbia e entregou pela primeira vez equipamentos à região. No início do século XX, a Ericsson aumentou sua presença na América Latina ao firmar acordos comerciais na Argentina, no Brasil e no México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, que formam uma das regiões que contam com instalações completas da Ericsson, compostas pela Unidade de Produção, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e o Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder em telecomunicações, com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região. | www.ericsson.com

Perfil-O ConsumerLab da Ericsson é uma organização baseada em conhecimento. Oferecemos insight sobre os consumidores para influenciar a estratégia, o marketing e o gerenciamento de produtos no Grupo Ericsson. Nosso conhecimento ajuda as operadoras a desenvolver serviços atraentes que geram receitas.

Adquirimos nosso conhecimento por meio de um programa de pesquisa global baseado em entrevistas anuais com 80 mil indivíduos em mais de 40 países, que representam estatisticamente as opiniões de 1,1 bilhão de pessoas. Temos feito isso desde 1995, e usamos tanto pesquisa quantitativa quanto pesquisa qualitativa. Investimos centenas de horas em entrevistas aprofundadas e focus groups com consumidores de culturas diferentes. Nossa pesquisa inclui tendências gerais de mercado e consumo, e insights aprofundados sobre áreas específicas.

Para estar próximo ao mercado e aos consumidores, o ConsumerLab tem membros da equipe na maioria das regiões em que a Ericsson opera. Ser parte do Grupo Ericsson gera um entendimento abrangente das tecnologias de informação e comunicação (TIC) seu mercado e seus modelos de negócios. Este amplo conhecimento é único e é a base da nossa credibilidade e da nossa integridade. Nós enxergamos o todo, entendemos onde o indivíduo se encaixa, e sabemos o que isso significa para as tendências e serviços futuros.

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