Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2011 - 09:48

São Carlos adere a pacto para redução de acidentes de trânsito

Para marcar a adesão de São Carlos (SP) ao projeto “Década de Ação para a Segurança de Trânsito”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), o prefeito Oswaldo Barba participou no dia 11 de maio (terça-feira), em Brasília, do lançamento do “ Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida" . Os ministros Mário Negromonte (Cidades) e Alexandre Padilha (Saúde) estiveram presentes no evento.

O objetivo do Pacto é mobilizar a sociedade e reunir ações para diminuir os altos índices de acidentes no trânsito, em resposta à conclamação mundial feita pela ONU. O Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 foi elaborado a partir das sugestões recolhidas em reuniões da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), do Instituto de Engenharia, do Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte (CEDATT), além de contar com a participação de autoridades de trânsito de diversas cidades, entre elas a diretora de Trânsito da prefeitura de São Carlos, Regina Romão, representando a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e organizações não governamentais.

Pelo Pacto órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais, municipais e organizações não-governamentais são conclamados a trabalharem juntos para reverter o quadro que coloca o Brasil como o 5º entre os países recordistas em acidentes de trânsito no mundo, precedido apenas pela Índia, China, EUA e Rússia. Governos e entidades representativas da sociedade civil em todo o mundo também lançaram o documento. Cada instância de governo ou entidade pode tomar iniciativas visando se somar a este movimento, de forma a criar uma cultura de defesa à vida. A ANTP e demais associações que elaboraram o documento pretendem acompanhar e divulgar amplamente, ao longo da década, as ações e os resultados atingidos em âmbito nacional.

Ação local - O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, anunciou que a prefeitura municipal, em parceria com a Polícia Militar, irá lançar no próximo dia 23 de maio o Manual da Polícia Militar para a Fiscalização de Trânsito, que foi revisado e será distribuído também para os Agentes de Trânsito. “O nosso objetivo é uniformizar os procedimentos e obter melhores resultados”, disse o prefeito.

No mesmo dia 23 a prefeitura também irá lançar uma campanha educativa de trânsito específica para os motociclistas. Além de material publicitário, como folder com dicas para uma direção segura, também irão ocorrer blitz educativas e no dia 2 de julho será realizado um moto-passeio. “Em 2010, registramos 800 acidentes com vítimas envolvendo motociclistas e precisamos reduzir esse número”, destacou Barba.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 145,9 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de cerca de R$ 187 milhões. As estatísticas revelam ainda que, para cada grupo de 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes de trânsito. As maiores taxas estão entre o grupo dos motociclistas: 36,4 vítimas para cada 100 mil habitantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira