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14/05/2011 - 10:00

Polo Conexão Leitura realiza evento para promover a importância do livro para crianças e jovens, com apoio do Instituto C&A

Artistas e escritores participarão das atividades que serão realizadas entre os dias 19 e 21 de maio no Forte de Copacabana; entrada é gratuita.

Rio de Janeiro– Artistas e escritores farão a leitura de obras consagradas da literatura brasileira contemporânea, no Forte de Copacabana, entre os dias 19 e 21 de maio (quinta a sábado), das 10h às 17h. A ação faz parte do projeto do polo Conexão Leitura, que tem apoio do Instituto C&A, e pelo segundo ano consecutivo pretende promover a importância dos livros e da leitura como ferramentas de inclusão social e construção da cidadania.

O evento reunirá artistas como Aracy Balabanian, Guilhermina Guinle, Louise Cardoso Maitê Proença e também escritores como Bia Bedran, Thalita Rebouças, Anna Claudia Ramos, Angela Pecego, Claudia Gomes, Flávia Lins e Silva, Fábio Fabrício Fabretti, Henrique Rodrigues, José Gregório Filho, Julio Emílio Braz e Ziraldo. Todos farão leituras de obras importantes da literatura e ao final de cada sessão conversarão com público sobre o título em questão. O projeto contará também com a exibição de vídeos, contação de histórias musicadas e diversas atividades direcionadas para crianças de 5 a 15 anos. Para o evento, localizado na Zona Sul, a organização também levará 200 crianças e adolescentes das regiões Norte e Oeste da cidade.

De acordo com a diretora do Instituto Repare e gestora do polo Conexão Leitura, Maria Cristina De Lamare Rego Barros, o evento pretende, entre outras coisas, proporcionar para as crianças da cidade um contato lúdico com a leitura e a expressão escrita. ”Nós também queremos muito promover a união e a celebração de crianças de diversas localidades da capital em torno dos livros e da literatura”, afirma Tite, como é conhecida.

Polo Conexão Leitura- O polo de leitura “Conexão Leitura” foi formado pelo Instituto C&A no início de 2010, por meio de um edital do seu programa Prazer em Ler. Na ocasião, foram selecionadas 73 organizações sociais do Brasil para formar 15 polos de leitura em várias regiões do país com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos coletivos de formação de leitores.

Aproximadamente cinco mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos são atendidas pelos projetos do polo. As ações são desenvolvidas pela Associação das Meninas Mulheres do Morro, na Mangueira; Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM); Plantando o Futuro (ISER) e Paróquia de Santa Cruz de Copacabana.

Perfil-O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a formulação de seus programas e ações são os seguintes: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu cerca de US$ 72 milhões em 1,5 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

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