Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2011 - 10:29

Orientar a Geração Y sobre os novos desafios do mercado de trabalho é a proposta do lançamento da Integrare Editora


Novo livro do autor sobre o tema dialoga diretamente com a Geração Y, discute seus potenciais e pondera seus conflitos

Impacientes, conectados, inovadores. Segundo pesquisas, os jovens da Geração Y, nascidos entre 1980 e 1999, já dominam 45% do mercado de trabalho no Brasil e iniciam uma silenciosa transformação no mundo corporativo. Contudo, nem todos estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho ou conquistar cargos de liderança. Em Geração Y – Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer, novo livro da Integrare Editora, o consultor em gestão empresarial e desenvolvimento humano, Sidnei Oliveira, estuda o perfil desta geração e reúne orientações sobre como se diferenciar para alcançar objetivos, entre eles, se posicionar no mercado de trabalho, administrar o foco nas atividades, superar a ansiedade e investir na carreira.

“Ironicamente, a nova realidade não é mais de profissionais procurando emprego, mas sim de empresas procurando bons profissionais. Diante deste novo contexto, os jovens precisam se adaptar novamente e construir canais de comunicação mais claros e adequados se quiserem ser contratados para bons empregos,” - pondera o autor, que alia o conhecimento acumulado como consultor, às experiências vivenciadas como palestrante. O resultado é um livro original com orientações, sugestões e um teste que possibilitará ao leitor avaliar seu nível de desenvolvimento em habilidades como: inovação, colaboração, individualidade, informalidade e reconhecimento.

Autor de Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes, também lançado pela Integrare Editora em 2010 e que já vendeu mais de 20 mil exemplares, Sidnei Oliveira, esclarece que, entre os diferenciais do novo título em relação ao primeiro está o fato de o segundo dialogar diretamente com os jovens na faixa dos 17 aos 30 anos, discutir seus potenciais e se propor a solucionar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho. “A proposta é oferecer um material que se aproxime ao máximo da realidade destes jovens e que os ajude a compreender sua realidade, além de orientá-los a traçar seus objetivos” – comenta Sidnei.

Dividido em seis capítulos: Mudanças – os desafios das prioridades; A Carreira ainda existe; É hora de trabalhar; As novas competências; Virei chefe, e agora? e Foco Geração Y, foco! o livro apresenta orientações que vão desde o valor da clareza e da objetividade na elaboração do currículo até a importância de se manter conectado e evitar gafes no ambiente de trabalho, passando por temas delicados que envolvem comprometimento, foco, resultados, motivação e a importância de o jovem fazer a sua carreira dentro de uma empresa. Além disso, o traz depoimentos de especialistas como Carolina Duque, diretora de recursos humanos da TAM – Linhas Aéreas, José Augusto, Presidente da Lens & Minarelli Associados, Paulo Amorim, diretor de recursos humanos para América Latina da DELL e o prefácio de Vicente Picarelli Filho, sócio-líder da consultoria em Gestão de Capital Humano da Deloitte.

Competição sem freios- Para Sidnei, as dificuldades são comuns um em ambiente marcado pelo que ela chama de “hipercompetição. Entre os diferencias da Geração Y, Sidnei aponta o fato de que este jovem tem acesso a muitas informações que antes ficavam restritas às empresas. Para ele, a nova realidade permite que o jovem desenvolva premissas que formam seu emprego dos sonhos – o que pode ser uma ilusão: “o que este jovem busca são empresas que possam ajudá-lo a se desenvolver em sua trajetória e que, ao mesmo tempo, proporcionem um ambiente bacana e agradável.” Sidnei observa que na sede por uma oportunidade que ofereça este cenário, o jovem acaba em meio a um processo de experimentação de diferentes realidades, pois acredita que, quanto mais experimentar empregos e empresas diferentes, melhor preparado estará.

De acordo com o autor, experimentar é uma estratégia equivocada, pois experimentação pode confundir absorção de experiência: “normalmente o jovem manifesta este pensamento distorcido quando argumenta que está buscando "novos desafios", esquecendo que há certamente muitos desafios no emprego que está. Alias, o primeiro e principal desafio é permanecer no emprego com todos os obstáculos que ele apresenta” – defende Sidnei.

O autor- Sidnei Oliveira é consultor, autor e palestrante, expert em gerações, desenvolvimento de novos talentos e redes sociais. Desenvolveu soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Gerdau, Petrobrás, Tam, Lojas Renner, entre outras.

Fundou e dirigiu os sites Achei!! e Zeek! até a venda da empresa para a StarMedia Networks, onde atuou como diretor de desenvolvimento de produtos e ombudsman mundial. Além disso, participou da criação e implantação de diversas empresas na América Latina, com foco em soluções inovadoras em redes sociais e meios de pagamento eletrônico. Atualmente é presidente da Kantu Educação Executiva, é vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental, consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e do Fórum de Líderes Empresariais.

.[Geração Y – Ser potencial ou ser talento? Faça por merecer, de Sidnei Oliveira | 136 páginas | R$38,00 | Integrare Editora, 2011 | Leia também, do mesmo autor: Geração Y – O Nascimento de uma nova versão de líderes].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira