Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2011 - 07:07

Suzano Papel e Celulose anuncia os quatro primeiros papéis com pegada de carbono em seu portfólio

Fabricante é a primeira indústria de papel no mundo e a primeira empresa na América Latina a utilizar a metodologia PAS2050 e conquistar a certificação “Carbon Reduction Label”.

São Paulo – Inovadora e sempre em busca da sustentabilidade em suas atividades , a Suzano Papel e Celulose lança novas versões dos papéis Alta Alvura®, Paperfect®, Symetrique® e Report® Multiuso com o cálculo da Pegada de Carbono e sua certificação Carbon Reduction Label. O lançamento faz parte da continuada busca Suzano por oferecer produtos de excelência com as mais conceituadas certificações em nível mundial, e faz da compania a primeira indústria de celulose no mundo e a primeira empresa na América Latina a quantificar a pegada de carbono de sua celulose utilizando a metodologia PAS2050, e obtendo a certificação “Carbon Reduction Label”, concedida pelo CarbonTrust.

Empresas de todo o mundo estão buscando as melhores práticas para quantificar, reduzir e compensar os Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos por todas as atividades e pelas atividades associadas em sua cadeia de producão, e pesquisando formas para comunicar de maneira correta e transparente essas emissões. A pegada de carbono, por possuir uma abordagem de Análise de Ciclo de Vida (ACV), é a medida mais eficaz e precisa de mensurar as emissões de GEE de um produto e serve como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de redução desses gases ao longo de toda a cadeia. “Nossos fornecedores tem um importante papel na mitigação e redução dos GEE associados aos nossos produtos e na outra ponta da cadeia, a pegada de carbono dos nossos produtos é uma informação importante aos nossos clientes”, explica Alexandre Di Ciero, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Suzano.

Para garantir a imparcialidade e a credibilidade da pegada de carbono de seus produtos, a Suzano buscou fundamentos e instituições que assegurassem os resultados das pegadas. A ICF, consultoria internacional, realizou o levantamento e a quantificação dos gases ao longo de toda a cadeia, tendo como base a metodologia PAS 2050, única mundialmente publicada para quantificação da pegada de carbono de produtos..

“Ao submeter as pegadas de carbono de nossos produtos à auditoria do CarbonTrust, que concedeu à Suzano a certificação Carbon Reduction Label, buscávamos mais do que um selo que atestasse a precisão das pegadas de carbono de nossos produtos, mas uma forma de evidenciar nosso compromisso com a redução das emissões dessas pegadas”, afirma Adriano Canela, Gerente Executivo de Estratégia e Marketing da Unidade de Papel da empresa.

A Suzano tem suas emissões quantificadas desde o ano de 2003 e anualmente atualiza esta quantificação com seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) utilizando a metodologia GHG Protocol. A diferença básica entre a pegada de carbono de um produto e o Inventário Corporativo de emissões de uma empresa está nas fronteiras de cálculo que definem o escopo de cada uma das abordagens. Enquanto a Pegada de Carbono quantifica as emissões de gases do efeito estufa associadas a todas as etapas do ciclo de vida de um produto, o Inventário de Emissões quantifica as emissões de uma determinada etapa da cadeia de produção.

O cálculo e a certificação da pegada de carbono da celulose Suzano Pulp já está concluída e abrange a distribuição para EUA, China e Europa. No final de 2010, a empresa finalizou a pegada de carbono de algumas linhas de papéis, considerando o Brasil e mercado externo como destino, e até o fim do primeiro semestre de 2011, outras linhas de produto terão suas pegadas quantificadas.

Segundo Adriano, a Pegada de Carbono é um caminho natural dado o histórico da empresa em ações relacionadas à sustentabilidade. “Com importante atuação no desafio das mudanças climáticas, a Suzano dá mais um passo significativo na estratégia da empresa em buscar a sustentabilidade de suas ações e garantir aos clientes e consumidores resultados transparentes com o cumprimento das melhores práticas existentes”, diz.

Durante o ano de 2011, a Suzano lança a reformulação de outros produtos da linha de papel, com a Pegada de Carbono. São eles: Reciclato®, Papelcartão® e o Pólen®. [ www.pegadadecarbonosuzano.com.br].

Paperfect- Disponível nas versões Offset e Laser, o Paperfect® é resultado de um processo produtivo totalmente integrado e controlado nos mínimos detalhes. O resultado é um papel com alto índice de brancura, lisura, opacidade, alvura e corpo. Na versão Offset, ele é indicado para impressões de livros, agendas, cadernos, relatórios, folders, cartazes, entre muitas outras aplicações que demandam cores vivas, vibrantes e nítidas, proporcionando resultados diferenciados. Já na versão laser, ele é indicado para trabalhos realizados em copiadoras e impressoras laser e jato de tinta.

Ambos estão disponíveis em bobina, resma e skid. O Offset é encontrado nas gramaturas 63g/m², 70 g/m², 75 g/m²,90 g/m² e 104 g/m², já o laser está disponível 75g/m², 80 g/m² e 90 g/m².

Alta Alvura- Alta Alvura é a marca do papel offset alcalino da Suzano. Considerado no mercado como padrão de referência para impressos de alta qualidade, ele resulta num trabalho com grande nitidez, cores intensas, vivas e uniformes. Pode ser utilizados em formulários contínuos, cadernos, livros e impressos em geral.

Disponível em bobina, resma ou skid, o Alta Alvura pode ser encontrado nas seguintes gramaturas: 56 g/m², 63 g/m², 70 g/m², 75g/m², 90 g/m², 120 g/m², 150 g/m², 180 g/m², 240 g/m².

A Symetrique- Symetrique é a versão para o mercado externo do papel Alta Alvura. Disponíveis nas versões laser e offset, o papel alcalino é ideal para quem quer uma impressão de alta qualidade,com grande nitidez, cores intensas, vivas e uniformes.

Report- A linha Report Multiuso® inovou o mercado ao oferecer um produto de qualidade superior, com excelentes resultados em qualquer tipo de impressão, cópias ou usos como escrever, cortar e colar, atendendo ao mesmo tempo as necessidades de trabalhos escolares e profissionais. As versões 75g e 90g, além da alta qualidade e brancura que proporcionam alta qualidade de impressão.

Carbon Trust- A Carbon Trust é uma instituição independente fundada em 2001, no Reino Unido, que tem como missão acelerar o movimento em prol de uma economia de baixo carbono. Trabalha com setores privado e público, buscando a redução das emissões de GEE por meio de desenvolvimento comercial de tecnologias de baixa emissão desses gases. A instituição é responsável pela certificação Carbon Reduction Label, atesta e validando o trabalho desenvolvido com o inventário da Pegada de Carbono.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira