Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2011 - 07:31

Jogos Nacionais do SESI reunirão cerca de 900 trabalhadores

Competições serão realizadas de 25 a 28 deste mês, na cidade de Simões Filho, na Bahia.

Brasília — Mais de 900 trabalhadores brasileiros, representantes de cerca de 200 empresas, participarão dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI) deste ano. O torneio será realizado na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, entre 25 e 28 de maio (quarta a sábado). Ao longo desses quatro dias, os trabalhadores disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em nove modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei de praia trio e xadrez.

As partidas de tênis de quadra dos Jogos Nacionais começarão antes, e ocorrerão nos dias 22 e 23 de maio, na Associação Atlética da Bahia, em Salvador. A competição nacional de tênis foi antecipada porque os campeões representarão o Brasil no Mundial de Tênis do Trabalhador. Organizado pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), o torneio internacional será realizado de 24 a 28 de maio na Associação Atlética da Bahia, em Salvador. Além dos brasileiros, participarão do Mundial de Tênis 70 trabalhadores de França, Itália, Bulgária, Finlândia, Dinamarca, Rússia e Áustria.

Essa é a sétima edição dos Jogos Nacionais do SESI, cuja primeira etapa de seleção mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores no país. As seletivas para o Nacional começam em torneios realizados dentro das empresas, prosseguem em rodadas municipais e são complementadas em competições estaduais e regionais. Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nos jogos regionais conquistam vagas na etapa nacional. Os campeões dos Jogos Nacionais representam o Brasil nos torneios internacionais. No ano passado, a 6ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve a participação de 1.050 trabalhadores de todo o país.

“Não existe nada igual no país. Somente os Jogos Escolares Brasileiros (JEB) se aproximam dos Jogos do SESI, pois já chegaram a mobilizar 1 milhão de estudantes”, avalia Lamartine Pereira da Costa, professor da Universidade Gama Filho e membro do Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele também é professor da University of East London, instituição responsável pelos estudos relacionados às Olimpíadas de Londres, em 2012. Além da indústria e das escolas, as Forças Armadas e o comércio brasileiros realizam competições esportivas entre seus integrantes. Mas nenhuma tem as dimensões dos Jogos Nacionais do SESI.

O envolvimento dos trabalhadores da indústria com os Jogos do SESI é resultado dos incentivos dados pelas empresas à prática do esporte. Os investimentos em atividades esportivas melhoram a qualidade de vida dos empregados e ajudam a desenvolver a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança e a liderança. Tais qualidades são decisivas para o aumento da produtividade das empresas. “As pessoas que praticam esporte têm melhores resultados pessoais e profissionais”, garante Eloir Simm, gerente-executivo de Cultura, Esporte e Lazer do Departamento Nacional do SESI.

Instalações modernas — A unidade do SESI em Simões Filho, que abrigará os Jogos Nacionais deste ano, é um dos maiores complexos esportivos do Brasil. Fica próxima dos principais pólos industriais da Bahia, como Camaçari, Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde, região que abriga mais de 2,5 mil indústrias. “Investimos R$ 15 milhões nos últimos cinco anos para garantir excelência em equipamentos e serviços aos industriários e suas famílias”, diz Manoelito Souza, superintendente do SESI da Bahia.

A pista de atletismo, com piso sintético e zona de saltos e arremessos, será a primeira Classe 1 da Bahia, certificada pela Federação Internacional de Atletismo. A arquibancada foi construída para abrigar 800 pessoas. Há ainda piscinas, quadras esportivas, campos de futebol e ginásios. Hoje, mais de 200 profissionais, entre professores de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas, trabalham no Centro Esportivo do SESI Simões Filho. Eles realizam, em média, 200 mil atendimentos por ano, em serviços de cultura, esporte e lazer.

Entrada franca — As competições dos Jogos Nacionais do SESI e do Mundial de Tênis do Trabalhador serão abertas ao público e a entrada para acompanhar as atividades das duas competições é gratuita. Além das competições, que começam às 9h e se estendem até às 20h, os visitantes poderão acompanhar mostras culturais, oficinas de esporte e lazer, espetáculos de música e dança, como shows de axé e quadrilhas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira