Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2011 - 07:54

Embrapa participa da Agrobrasília 2011

A partir do dia 17 de maio (terça-feira), a Embrapa Transferência de Tecnologia – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – participa da 4ª edição da Agrobrasília. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), prossegue até o dia 21 e é considerado a maior feira de tecnologias e negócios agropecuários do Planalto Central.

Além do Espaço Negócios, montado dentro da área reservada à Embrapa no estande do Ministério da Agricultura, a Embrapa Transferência de Tecnologia coordenará a Vitrine de Tecnologias, onde os visitantes poderão conhecer de perto cerca de 70 produtos desenvolvidos pela Empresa.

Este ano, os plantios ornamentais em formato de mandala foram feitos com dezenas de cultivares de feijão caupi, cenoura, sorgo, forrageiras, melão, milho, soja, hortaliças, arroz, girassol, mamona, amendoim, mandioca, pimenta e gergelim. Também estarão expostos animais de duas raças de gado leiteiro: Jersey e Sindi.

Já o Espaço Negócios – que servirá como ponto de apoio para os interessados em adquirir tecnologias, produtos e serviços da Embrapa – apresentará informações e sementes de cultivares como o trigo BRS 264 e o BRS 254, a soja BRS 217 (Flora) e a BRS Valiosa RR, a Brachiaria brizantha BRS Piatã e a cevada BRS Sampa.

Qualidades - As cultivares de trigo BRS 264 e BRS 254 são utilizadas por triticultores de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. Ambas apresentam elevado potencial de produtividade e boa qualidade industrial, que satisfaz tanto a indústria quanto o produtor. A BRS 254, por exemplo, possui alta força de glúten e alta estabilidade, características que os moinhos exigem para a panificação. Para o produtor, a vantagem é a adaptação dessas cultivares ao solo do cerrado e a maior facilidade de manejo.

Entre as cultivares de soja, a BRS 217 (Flora) apresenta ciclo precoce e alta produtividade. É indicada para o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, onde demonstra boa resistência ao acamamento, ao oídio e a doenças como a mancha-lho-de-rã, a pústula bacteriana e ao cancro da haste. O ciclo da Flora, de aproximadamente 115 dias, permite a prática da safrinha e também o planejamento da lavoura.

Já a BRS Valiosa RR é uma cultivar de soja transgênica com alto potencial produtivo, resistente ao cancro da haste, à mancha “olho-de-rã”, à pústula bacteriana, ao oídio, ao vírus do mosaico comum da soja e ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica e moderadamente resistente ao nematóide M. incognita. Seu plantio é indicado para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

A Brachiaria brizantha BRS Piatã, ou capim BRS Piatã, é apropriada para solos de média fertilidade, produz forragem de boa qualidade e acumulação de folhas, possui colmos finos que resultam em um melhor aproveitamento pelo animal, é moderadamente resistente ao ataque de cigarrinhas-das-pastagens e destaca-se pelo elevado valor nutritivo e alta taxa de crescimento e rebrota.

A BRS Sampa, por sua vez, é uma cevada de duas fileiras de grãos, de baixo porte (anão), alto potencial produtivo e superior qualidade de malte para fins cervejeiros. É indicada para produção comercial nas regiões irrigadas de São Paulo, preferencialmente em altitudes superiores a 600 m, mas tem mostrado desempenho agronômico competitivo também em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. O malte da BRS Sampa apresenta qualidade que atende as especificações estabelecidas pela indústria cervejeira e ela é moderadamente resistente à mancha reticular.

Oportunidades – Segundo Leomar Cenci, presidente da COOPA-DF, não há como precisar o volume de negócios gerado durante a Agrobrasília, mas o número é expressivo. “A maioria dos produtores da região deixa de fazer negócios no decorrer do ano à espera da feira”, afirma Cenci.

Na opinião dele, isso acontece porque o produtor sabe que, durante a Agrobrasília, existe sempre um atrativo a mais, como novidades tecnológicas e descontos por parte das empresas e financeiras. “Além disso, os produtores gostam de ver as cultivares que vão produzir mais, pois serve de parâmetro para o plantio durante o ano”, explica.

O presidente da COOPA-DF destaca que a Agrobrasília tem se tornado estratégica para o agronegócio brasileiro, principalmente em função de sua localização. “Estamos a apenas 60 quilômetros do aeroporto internacional de Brasília e temos uma vasta rede hoteleira, o que facilita muito.”

.[Agrobrasília 2011,Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5 - Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).|Telefone: (61) 3339-6500|Site: www.agrobrasilia.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira