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18/05/2011 - 07:19

Móveis: Prioridades Identificadas para Fomentar Crescimento

Nova York – De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, apesar do amplo reconhecimento do fato que os serviços financeiros móveis podem servir para “bancalizar os não bancalizados” do mundo, esses serviços ainda não foram adotados em grande escala. Para atender às necessidades financeiras de populações carentes, a maioria dos países – até mesmo aqueles com serviços financeiros móveis de maior escala – deve se concentrar na flexibilidade regulatória para agentes não bancalizados, a competitividade das estruturas do mercado e maior educação individual para a população.

O Relatório sobre Desenvolvimento de Serviços Financeiros Móveis 2011 oferece uma análise completa de mais de 100 variáveis em 20 países da África, América Latina e Rússia. Produzido em conjunto com a Boston Consulting Group, o relatório mede os fatores mais importantes para impulsionar os serviços financeiros móveis e atender às necessidades de bilhões de pessoas excluídas da economia formal.

O relatório destaca o fato que hoje, a adoção de serviços financeiros móveis está restrita a poucos países nos quais o acesso a serviços financeiros é tradicionalmente limitado e o escopo de serviços está limitado à transferência móvel de fundos. Os resultados também revelam que a adoção de serviços financeiros como poupança, crédito e microsseguros ainda está incipiente e que os ambientes regulatórios, a competitividade do mercado e a educação financeiro do usuário final são áreas que precisam de mais atenção para possibilitar o crescimento desse segmento.

Países como a Quênia e as Filipinas estão entre os poucos países analisados pelo estudo que atingiram níveis de penetração acima de 10% de toda a população adulta. Uma das principais características desses países é uma grande rede de agentes – pontos de acesso no varejo capazes de abrir contas e oferecer transações em dinheiro. Mas, enquanto esses países para ampliar os serviços financeiros móveis em áreas além de pagamentos, focando em fatores como a efetivação de pagamentos do governo por meio da plataforma móvel, eles terão de focar na competitividade dos seus setores financeiros e de telecomunicações e otimizar a coleta e monitoramento de dados para facilitar abordagens como “testar e apreender”.

“Basicamente, o mercado deve determinar a escala de serviços financeiros móveis”, afirma James Bilodeau, Diretor Associado, Chefe de Finanças em Mercados emergentes, World Economic Forum, EUA. “Mas, as partes interessadas dos setores públicos e privados devem trabalhar no sentido de eliminar impedimentos para modelos de negócios viáveis e criar um círculo virtuoso de adoção e inovação.”

Ao examinar a grande variedade de fatores analisados pelo relatório possibilitando esse crescimento, países como o Brasil e a Índia revelam alguns pontos relativamente fortes comparados com países que já possuem um sistema de pagamentos móveis de maior escala. A capacidade de aproveitar de redes de agentes existentes e a proteção do consumidor no Brasil são fatores que poderiam facilitar o desenvolvimento de serviços financeiros mais complexos para a plataforma móvel. A grande penetração de celulares na Índia, com a concorrência do setor de telecomunicações e mudanças recentes no ambiente regulatório, podem balizar o crescimento desse segmento.

“O potencial da plataforma móvel de aumentar a inclusão financeira e transformar a vida financeira das pessoas e as estruturas de vários setores é inquestionável”, diz William Hoffman, Chefe para a Indústria de Telecomunicações, World Economic Forum, EUA. “Precisamos de evidências e inteligência coletiva para navegar a complexidade da plataforma de serviços financeiros móveis. Esse relatório serve como ferramenta para tomadores de decisão nessa área.”

As estimativas da adoção de serviços financeiros móveis nos 20 países pesquisados foram compiladas por meio de uma análise de implementações realizada com o GSM Development Fund. Uma pesquisa de agentes reguladores, realizada em conjunto com a Alliance for Financial Inclusion, gerou dados específicos a respeito da regulamentação de serviços financeiros móveis. Os dados de várias fontes secundárias, como o Consultative Group to Assist the Poor (CGAP), também foram incluída na análise. O relatório oferece perfis de cada país analisado, inclusive um resumo das vantagens e desvantagens relativas de cada ecossistema de serviços financeiros móveis. O relatório também inclui várias tabelas de dados demonstrando os resultados de cada variável incluído no perfil desses países. O conjunto de dados pode ser descarregado ou analisando online ao lado de outros conjuntos de dados do World Economic Forum, para realizar análises mais abrangentes e personalizadas.

O World Economic Forum agradece a assessoria do The Boston Consulting Group e a comunidade de Parceiros Setoriais, que serviu como grupo de trabalho para o projeto. Os parceiros participando desse grupo de trabalho incluem Bharti Airtel, the Bill and Melinda Gates Foundation, Citigroup, ICICI Bank, MasterCard, Standard Chartered, Telenor, Verifone Holdings, Visa, e o Grupo Vodafone. [www.weforum.org/mfs].

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