Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2011 - 07:31

Vulcabras|azaleia fatura 6,6% a mais no primeiro trimestre de 2011

Receita operacional líquida da empresa cresce 6,1%, lucro bruto foi de R$ 105,9 milhões, com margem bruta de 26,7%, a Olympikus segue na liderança do mercado esportivo brasileiro.

São Paulo - A Vulcabras|azaleia S.A (Bovespa: VULC3), maior indústria de calçados e artigos esportivos da América Latina, obteve uma receita operacional bruta consolidada de R$ 494,3 milhões no primeiro trimestre de 2011, que representa 6,6% de crescimento sobre o mesmo período de 2010. A receita líquida de vendas somou R$ 397,3 milhões, 6,1% acima dos R$ 374,4 milhões registrados no ano anterior.

“Em 2.011, temos importantes desafios a vencer. A grande "vitrine" em que o Brasil está colocado, ampliada pela realização dos importantes eventos esportivos de 2.014 e 2.016, atrai o interesse dos grandes atores do mercado esportivo e torna a competição nos nossos mercados ainda mais acirrada. A concorrência ganhou especial incentivo com a sobrevalorização do real (que no trimestre valorizou-se mais 3,8%) e com o forte crescimento das importações de calçados (de 66,3% no 1T11 em dólares, sobre o mesmo período de um ano antes).

Mas este parece ser o nosso ambiente e neste ambiente não apenas não queremos ceder participação de mercado, como pretendemos ampliá-la. Assim nossos programas de redução de custos e aumento de produtividade e de diversificação de nossas bases industriais, anunciados no nosso relatório anual, seguem em ritmo acelerado. Desta maneira, estamos nos preparando não apenas para manter e ampliar nossa liderança em diversos mercados, como para recuperar nossas margens de operação.”, afirma o presidente Milton Cardoso.

Em 2011, a Vulcabras|azaleia prepara mudanças nas estratégias de produção. A Companhia implementará um agressivo projeto de ganho de produtividade e redução de custos nas fábricas brasileiras, assim como aumentará a participação das fábricas no exterior, agregando, já no segundo semestre, os primeiros resultados dos investimentos na Índia.

Calçados Esportivos- Representado pelas marcas Olympikus e Reebok, o segmento é o mais representativo da Companhia e contribuiu com 71,5% da receita operacional bruta no 1T11, com crescimento de 8,8% das vendas.

A Olympikus manteve sua liderança no mercado de esportivos (13,0% em volumes, 2010 – Kantar W. Panel). A partir do mês de março, foram lançadas novas campanhas na mídia - patrocínio de toda a grade esportiva da TV Globo com novos comerciais.

A marca Reebok lançou novas e inovadoras tecnologias no mercado. O foco do trimestre foi a comunicação do EasyTone, sucesso no mercado internacional e que foi lançado no Brasil ano passado. O tênis se insere na categoria dos produtos funcionais, com o conceito “Leve a academia com você”, pois estimula a tonificação dos principais músculos da perna e glúteos no trabalho, escola, compras e caminhada.

Calçados Femininos-O segmento inclui as marcas Azaleia e Dijean, que durante o trimestre intensificaram a comunicação com o público por meio de novas campanhas, produtos e intensa presença na mídia.

Após uma ampla análise sobre o comportamento feminino, a Azaleia inovou mais uma vez e lançou durante o trimestre um novo conceito, “Bonito é você gostar de você”. Grazi Massafera é a embaixadora deste novo movimento com a linha Grazi Azaleia, dando legitimidade para a mensagem que a marca quer passar para todas as mulheres. A marca top of mind das brasileiras venceu o Prêmio “Marcas de Quem Decide”, do Jornal do Comércio (RS), como 1° lugar em lembrança e preferência na categoria Calçados Femininos.

A Dijean lançou uma campanha voltada ao público jovem, em mais de mil pontos de mídia externa, que teve como referência a década de 50, com muito laço, fitas, babados, estampas florais, bicos redondos, num estilo muito romântico, mas sem perder a originalidade.

Chinelos-Inclui chinelos das marcas Opanka e Olympikus. Com o conceito “Tá em Todas”, a Opanka marcou presença nos principais eventos do país, com ações que apostam em um produto diferenciado, jovem, leve, com design inovador e presente em eventos que atingem diretamente o público alvo.

Em conjunto, o segmento de calçados femininos e chinelos representou 20% da receita bruta do trimestre, com R$ 99,3 milhões de vendas apurados no período (inclui botas de uso profissional).

Confecções- Representado pelas marcas Olympikus e Reebok, o segmento contribuiu com 8,5% da receita bruta do trimestre, apresentando crescimento de 3,8 % sobre o 1T10. Ao longo de 2010, a linha de negócios de confecções foi reformulada, buscando a integração às atividades esportivas, com o objetivo de extrair todo o potencial de nossas marcas associando-as direta e indiretamente aos dois principais eventos internacionais que ocorrerão no Brasil: Copa do Mundo de Futebol (2014) e Olimpíadas (Rio de Janeiro, 2016).

Resultados-Durante o período, observamos aumento nos custos de mão de obra, que foram reajustados em média 6,1% em 2010, acima do IPCA (12 meses = 5,7%), além da apreciação do Real (8,8% de apreciação na taxa de cambio média no período) e de fortes importações de produtos pelos concorrentes, que aumentaram a oferta de calçados no mercado interno (aumento de 58% em dólar entre 03.2010 e 03.2011, de acordo com dados da Abicalçados).

O resultado bruto de R$ 105,9 milhões foi 2,4% acima do mesmo período de 2010, com margem bruta de 26,7%, abaixo dos 27,6% apresentados em 2010.

As despesas com vendas e administrativas registraram um incremento de 5,5% sobre o valor apurado no 1T10, praticamente estáveis como percentual da Receita Líquida, resultado do programa de contenção de gastos em andamento na Companhia.

O LAJIDA recorrente foi de R$ 40,2 milhões, representando margem de 10,1% no trimestre. O Resultado Líquido Recorrente encerrou o 1T11 em R$ 1,6 milhão negativos, com margem líquida em 0,4% negativos. [http://vulcabrasazaleiari.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira