Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2011 - 08:53

Maior encontro da comunidade química na América Latina debate as grandes questões globais

34ª Reunião Anual da SBQ reúne cientistas brasileiros e internacionais para discutir temas como energia, saúde, meio ambiente e inovação.

A comunidade científica da Química brasileira e internacional estará reunida em Florianópolis, de 23 a 26 de maio (segunda a quinta-feira), evento no qual serão apresentados quatro mil trabalhos de pesquisa. Este é considerado o maior evento do gênero na América Latina.

“Inédito na região Sul do País, o encontro este ano será especial para a comunidade científica, por 2011 ser o Ano Internacional da Química. Estão programadas diversas conferências e debates sobre a pesquisa científica atual no Brasil e no mundo, além dos desafios da Química nas próximas décadas, com a presença de renomados cientistas brasileiros e internacionais”, conta Adriano Andricopulo, Secretário-Geral da SBQ e coordenador do encontro.

O pano de fundo do evento é a importância da Química na solução das grandes questões globais, como nutrição e saúde, urbanização, energia e recursos, mobilidade e comunicação.

Uma das palestras mais esperadas é a da cientista Nancy Jackson, presidente da Sociedade Norte-Americana de Química (ACS), sobre os estudos para a conversão de CO2 em combustível líquido, um processo revolucionário, análogo à fotossíntese. Energia, química verde, nanotecnologia, materiais inteligentes, química dos medicamentos e educação são alguns dos temas a serem abordados pelos cientistas.

Em comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ), acontecerá a exposição itinerante “A Química no Cotidiano”, com 20 painéis ilustrativos mostrando a Química presente em tudo que nos cerca: nos alimentos, na saúde, na agricultura, na energia e na comunicação. O público poderá conferir ainda a apresentação de uma tabela periódica interativa, com material do projeto "Ilustração Periódica, Caricaturas e Biografias de Cientistas Homenageados", além de outras ações e atividades programadas para o AIQ este ano no País.

O encontro acontecerá em Florianópolis (SC), no Centro de Convenções do Costão do Santinho Resort, de 23 a 26 de maio.

Destaques da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: Dia 25/05, às 21h30: Homenagem às Mulheres na Ciência. Quatro mulheres cientistas internacionais, que estão entre as mais importantes do mundo na área da Química, serão homenageadas por cientistas brasileiras. Marie Curie foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e com o Nobel de Química, de 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Irene-Joliot Curie, filha de Marie Curie, destacou-se pelo trabalho com seu marido na área de estrutura do átomo e da física nuclear, demonstrando a existência do nêutron. Em 1934, descobriram a radiatividade artificial, o que lhes rendeu o Prêmio Nobel de Química de 1935. Dorothy Crowfoot Hodgkin, química britânica, recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1964, pela descoberta da complexa estrutura tridimensional de moléculas importantes, como a penicilina, o colesterol, a vitamina B12 e a insulina. Outra homenageada é a cientista israelense Ada E. Yonath, conhecida por seus trabalhos pioneiros sobre a estrutura do ribossomo.

Dia 26/05: Homenagem a jovens cientistas brasileiros e norte-americanos pela Sociedade Brasileira de Química e pela Sociedade Norte-Americana de Química (American Chemical Society). Brasileiros homenageados: prof. Adriano D. Andricopulo (USP de São Carlos); Pierre Mothé Esteves (UFRJ) e Paulo Anselmo Ziani Suarez (UnB). Norte-americanos homenageados: Xi Chen e Michelle Chang (Universidade da Califórnia) e Mohammad Movassaghi (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Algumas conferências: Dia 24/05, das 10h10 às 11h: Conversão térmica solar de CO2 em combustíveis, Nancy B. Jackson (Sandia National Laboratories, Estados Unidos) | Dia 24/05, das 10h às 11h: Ecologia Química Marinha – origem, desenvolvimento e perspectivas, Renato Crespo Pereira (UFF)| Dia 26/05, das 10h10 às 11h: A química a serviço da saúde: contribuições da química medicinal às doenças negligenciadas, Elizabeth Igne Ferreira (USP)| Dia 26/05, das 11h10 às 12h: Química verde e fluidos supercríticos, Martyn Poliakoff (Universidade de Nottingham, Reino Unido). [www.sbq.org.br/34ra].

AIQ: Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O AIQ conta com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, LANXESS, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins. [http://quimica2011.org.br | http://www.facebook.com/AIQ2011]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira