Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2011 - 10:00

Livro apresenta novo modelo para a infraestrutura aeroportuária brasileira

Aerotrópolis traz estudos de caso sobre enormes aeroportos que se transformaram em cidades. Novo modelo é capaz de remodelar negócios e a vida urbana, alavancando a economia de regiões inteiras.

Pense na combinação de um enorme aeroporto, com uma cidade planejada, um centro de embarque e um parque de escritórios utilizando as mais avançadas tecnologias digitais de comunicação. Esse modelo é conhecido como Aerotrópolis, ainda rara nos dias de hoje, mas que deve se tornar cada vez popular e necessária num futuro próximo.

O estudo de caso sobre estas novas experiências de integração aeroportuária e urbana estão presentes em Aerotropolis: The Way We’ll Live Next (Aerotrópolis: A Forma como Viveremos no Futuro), livro de autoria do professor John D. Kasarda, da Universidade da Carolina do Norte, e do jornalista Greg Lindsay.

Aerotrópolis apresenta vários estudos de caso de cidades como Chicago (EUA), Shenzhen (China), Nova Songdo (Coreia do Sul) e Haíderabad (Índia) que atingiram grande crescimento econômico através da implantação de aeroportos gigantes. O livro também joga luz e apresenta soluções para a infraestrutura aeroportuária brasileira, já deficitária no presente e em crise de planejamento e de execução de obras visando a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“A era do instante, com viagens que favoreceram a ubiquidade, escalas de trabalho de 24 horas, sete dias por semana e cadeias globais de suprimentos –, exigirá uma reconfiguração radical. Cidades deverão ocupar o entorno do aeroporto em círculos concêntricos de zonas comerciais e residenciais. As forças econômicas e tecnológicas que vão guiar essa transformação são irresistíveis”, afirma Kasard.

Segundo os autores Kasard e Lindsay, Aerotrópolis é uma obra de aconselhamento voltada para o público em geral, mas com elevada utilidade para empresários do setor e governantes público. O alerta é claro: os executivos e planejadores urbanos no Ocidente têm obrigação de envolver-se nessa tendência.

Os autores- John D. Kasarda é professor de Estratégia e Empreendedorismo e Diretor do Instituto Kenan das Empresas Privadas, na Universidade de Carolina do Norte, e também integra o Instituto de Comércio Aéreo. O autor publicou mais de 100 artigos e nove livros sobre cidades aeroportuárias, infra-estrutura aeronáutica, desenvolvimento econômico e competitividade. Ele é frequentemente citado no The Wall Street Journal, The New York Times, Business Week, e mídia internacional em geral. Kasarda já ofereceu numerosos programas voltados para executivos onde tratou de questões como logística aérea, localização empresarial, gestão da cadeia de abastecimento global e desenvolvimento aeroportuário de empresas multinacionais, como a Boeing, a Airbus, a FedEx, a Lufthansa, DHL, vias aéreas tailandesas International, Caterpillar Logistics, Prudential Real Estate , Bank of America e Deloitte & Touche.

Greg Lindsay é jornalista e já trabalhou com as revistas Time, Fortune, BusinessWeek e colabora também com a Fast Company. Nesses veículos, escreve frenquentemente sobre a intersecção entre transporte, urbanização e globalização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira