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19/05/2011 - 10:00

Jurista lança Manual de Direito Comercial como aplicativo para iPad

O jurista e professor titular da PUC-SP Fábio Ulhoa Coelho lançou, pela editora Siciliano, o Manual 2.0 de Direito de Empresa, um aplicativo para iPad com o conteúdo do livro Direito Comercial, só que com inovações tecnologias pelo uso de hiperlinks e registro do processo de estudos.

“Os estudantes estão se apropriando das informações de um modo fundamentalmente diverso do que acontecia antes, com conexões e contextualizações numa velocidade maior que os de gerações anteriores. Podemos dizer que eles estão “lendo” de um modo novo. Então, o que nós autores precisamos começar a fazer é passar a “escrever” de um modo novo também. Ora, eu preciso escrever diferente de como escrevia, para ser lido e entendido por este aluno que pensa de um modo diferente; e este é um importante aspecto do produto: o “Manual 2.0” não é um e-book; ele não pode ser lido em papel. O e-book é a transposição para o suporte digital de um texto plenamente inteligível também em papel. Tanto que os e-books procuram, às vezes, imitar algumas das características do livro em papel, como o ato de virar páginas, por exemplo. No “Manual 2.0” não há nada parecido com este ato”, explica Fábio Ulhoa Coelho.

Em menos de um mês, o Manual 2.0 ocupa o 11º lugar em vendas no Apple Store, concorrendo com games, revistas e programas. Para entender o conteúdo do aplicativo, focado para estudantes de Direito, advogados e administradores de empresas, há um hotsite de orientação [http://www.saraivajur.com.br/dir_empresa].

Fábio Ulhoa, que levou quatro meses para adaptar seu Manual de Direito Comercial para o aplicativo Manual 2.0 de Direito de Empresa, acredita que a maneira de ensinar vai mudar com as novas tecnologias.

“Penso que precisamos nos adequar à realidade do nosso aluno de graduação e que será, em alguns poucos anos, também o aluno de pós-graduação. A estrutura das aulas, a literatura de apoio, a abordagem dos temas – tudo deve ser repensado, para que o conteúdo possa ser transmitido ajustado ao novo modo de pensar dos estudantes desta geração. A incorporação das novas tecnologias no cotidiano do processo de ensino e aprendizagem é indispensável e urgente. E não estou falando apenas de novos usos para equipamentos de informática e novos programas de computador; a própria comunicação entre professor e aluno deve se alterar para que possamos extrair das novas tecnologias todo o seu potencial na formação dos futuros profissionais”, explica o jurista Fabio Ulhoa Coelho.

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