Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2011 - 10:31

Txai: Em defesa do compromisso socioambiental e do envolvimento comunitário

Já há alguns anos, fala-se muito sobre a responsabilidade que o setor privado deve assumir com as comunidades às quais pertence, com as localidades onde atua e com o desenvolvimento econômico e social do País como um todo.

Se num primeiro momento, esta posição corporativa soou como um ‘assistencialismo’ ou ‘marketing social’ e passou por críticas severas pela sociedade, o setor privado brasileiro definitivamente já comprovou que é capaz de criar, implementar e manter instituições sólidas e projetos sérios em setores diversos, tais como turismo, saúde, educação e meio ambiente.

Nas duas últimas décadas, o Brasil se transformou. E estas transformações de base trouxeram além de uma nova consciência comunitária, um novo perfil de consumidor – mais crítico, ele analisa além de preço, a responsabilidade socioambiental e reputação da empresa.

Além da crescente porcentagem de consumidores que estão atentos a produtos e empresas que respeitem o meio, o mercado e o cidadão, a iniciativa privada pôde constatar que proporcionar o desenvolvimento social é gerar crescimento socioeconômico a curto e médio prazo de todo um País.

Dentro deste contexto, a área turística também se reinventou e mostra hoje, no Brasil, inúmeros projetos exemplo de turismo aliado ao desenvolvimento socioambiental. São hotéis e resorts que operam em prol do desenvolvimento socioeconômico local e regional, valorização dos costumes locais, preservação das singularidades culturais e de todo ecossistema da região.

Desenvolver e o mais importante – manter projetos socioambientais na área turística pressupõe bom relacionamento entre iniciativa privada, poder público, instituições não-governamentais e comunidade. Desenvolver um modelo de negócio turístico de forma cooperativa com todos os públicos envolvidos e com o próprio ambiente não é uma tarefa fácil, mas certamente é a opção mais segura e gratificante para todos.

Exemplo desta nova cultura do turismo brasileiro é o Txai Resort, focado em desenvolver iniciativas que procuram elaborar ações que envolvam a comunidade local, juntamente com hóspedes e colaboradores a fim de disseminar melhores práticas e maior qualidade de vida para a população.

Deste comprometimento surgiram dois projetos bem-sucedidos, o “Companheiros do Txai” e o “Txaitaruga”. O primeiro surgiu a partir da necessidade de gerar uma alternativa de renda para os pequenos agricultores da região, que exploravam a floresta de forma predatória. Atualmente, o programa auxilia e ensina 23 famílias a usar de forma sustentável os recursos da Mata Atlântica. Compõem o projeto os programas de renda mínima, educação ambiental, primeiro emprego e capacitação profissional, além de uma unidade de beneficiamento onde são confeccionadas vassouras de piaçava, artesanatos de tala de dendê e mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, cultivadas com adubo orgânico.

Já o Txaitaruga foi criado em 2004 em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Bahia) - um trabalho de cooperação com o Projeto TAMAR-ICMBio na conservação das tartarugas marinhas que desovam na região da APA Costa de Itacaré – Serra Grande (BA).

Em defesa deste modelo de negócio, o Txai Itacaré se apresenta há dez anos como um modelo de sucesso que já foi consagrado como o “Hotel Mais Sustentável do Ano”, em 2008, pelo Guia Quatro Rodas.

E acreditando neste formato de operação sustentável, o litoral de Santa Catarina será a próxima região a ganhar um empreendimento Txai. Nas mesmas bases socioambientais que operam o Txai Itacaré, a marca irá inaugurar até 2013 uma nova unidade - o Txai Ganchos no município de Governador Celso Ramos (SC). O Txai Ganchos também já trabalha em conjunto com a população local em benefício dos moradores. Em dezembro de 2010, o resort fechou parceria com o SENAI/SC para oferecer à comunidade do município Governador Celso Ramos cinco tipos de cursos profissionalizantes e por meio deles, já capacitou 95 moradores da região. As políticas de administração do resort também favorecerão a compra de produtos agrícolas e pescados necessários para o consumo dos hóspedes e colaboradores, entre outras ações.

O Txai Resort acredita que a criação de uma consciência socioambiental é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável local, regional e de todo o País. E para fazer desta crença realidade, além do discurso, focamos em ações que levem a comunidade para dentro da empresa e a empresa, como parte da comunidade, realmente seja um integrante ativo.

. Por: osé Romeu Ferraz Neto, presidente do Txai Resorts

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira