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03/08/2007 - 10:37

Crescimento das exportações para colômbia atraem calçadistas brasileiros

Cinco empresas compõem o Pavilhão Brasileiro na 16a IFLS – International Footwear & Leather Show, que acontece em Bogotá entre os dias 7 e 10 de agosto. Objetivo é continuar explorando um mercado cada vez mais receptivo ao produto nacional: em quatro anos, as exportações para o país, em dólares, praticamente quintuplicaram.

A Colômbia não figura entre os maiores compradores do calçado brasileiro. Porém, o crescimento gradativo dos embarques para aquele país nos últimos anos está chamando a atenção dos fabricantes nacionais para o grande potencial que ainda há a ser explorado.

Na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de agosto, cinco empresas participam do Pavilhão Brasileiro na 16a IFLS - International Footwear & Leather Show, em Bogotá. A ação integra o Showroom de Calçados Brasileiros na América Latina, projeto do Brazilian Footwear – o programa de estímulo às exportações do setor, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) em parceria com Apex Brasil e organização da Francal Feiras.

É a segunda vez que o Brasil participa da IFLS neste ano. Em fevereiro, onze fabricantes formaram o Pavilhão Brasileiro na edição outono-inverno do evento colombiano. Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, justifica: “É importante marcar presença nas duas edições anuais para reforçar os contatos. Especialmente agora que acontece o lançamento da moda primavera-verão, onde somos mais fortes”.

“A Colômbia é um mercado importante, com grande potencial de crescimento”, avalia Ivânio Batista, consultor da Abicalçados e coordenador do showroom. “É apostando no crescimento futuro que o Brazilian Footwear vem apoiando as ações naquele País”. Dos 36 milhões de pares que os colombianos importaram em 2006, apenas 2,7 partiram do Brasil, ou seja, 7,5% do total.

O interesse dos brasileiros na IFLS não se limita ao mercado colombiano. Compradores de países próximos, como Guatemala, Panamá, Venezuela, Peru, Equador e até de algumas ilhas do Caribe, comparecem em peso à feira e oferecem importantes oportunidades de prospecção de negócios.

Crescimento espetacular - O primeiro showroom de calçados na Colômbia aconteceu em fevereiro de 2002. Desde então, graças a esta ferramenta de promoção comercial e à estratégia dos calçadistas brasileiros de investir em mercados não-tradicionais, as exportações para aquele país saltaram de 1,1 milhão de pares para 2,75 milhões, um crescimento de 150%.

Em termos de faturamento, o crescimento foi ainda maior: 385% - de US$ 3,3 milhões para US$ 16 milhões. Com este resultado, a Colômbia subiu da 28a para a 17a posição no ranking dos maiores compradores do produto brasileiro em apenas quatro anos.

Outro fato marcante é que o mercado colombiano comporta produtos de maior valor agregado e, portanto, mais caros. De 2002 a 2006, o preço médio do calçado brasileiro para a Colômbia pulou de US$ 3,01 para US$ 5,86. Esta é exatamente uma das armas que a indústria calçadista nacional tem utilizado para enfrentar a concorrência externa, especialmente a asiática: oferecer um produto diferenciado, com design, tecnologia e matéria-prima de qualidade.

Além de todos estes fatores, a proximidade geográfica, semelhanças na construção do sapato e mesma estação climática reforçam as previsões de que a Colômbia poderá, num curto espaço de tempo, figurar entre os maiores compradores do produto nacional no continente sul-americano.

A 16ª IFLS vai reunir 500 expositores numa área de 11 mil m² e espera receber 19 mil visitantes profissionais do setor. Participam do Pavilhão Brasileiro as empresas Bebecê e Miúcha, de Três Coroas (RS), Beira Rio, de Novo Hamburgo (RS), Tronic, de Chapecó (SC), e Klin, de Birigui (SP).

Showroom Brasileiro de Calçados na América Latina: 16ª IFLS - International Footwear & Leather Show, de 7 a 10 de agosto de 2007, das 10h às 18h, Corferias – Bogotá – Colômbia. Organização: Acicam - Asociación Colombiana de Industriales del Calzado, el Cuero y sus Manufacturas

Pavilhão Brasileiro: Promoção: Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) | Apoio: APEX Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) | Organização: Francal Feiras. Informações: Francal Feiras (11) 6226-3100

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