Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2011 - 08:51

Aquecimento do mercado imobiliário faz crescer procura por seguros especializados

Construtores e empresas incorporadoras buscam seguros diferenciados, que protegem desde as obras em si até a responsabilidade do profissional pelos projetos.

O mercado imobiliário e a indústria da construção civil nunca estiveram tão aquecidos como agora no Brasil. O déficit habitacional ainda crescente, o acesso facilitado do consumidor a linhas de crédito, programas governamentais de incentivo à indústria imobiliária e a própria lei, que protege o consumidor nas relações de compra, são elementos que, se por um lado, fazem aumentar as vendas de imóveis, por outro, representam também uma responsabilização crescente das empresas e profissionais desse setor.

Para se proteger de eventuais mudanças no cenário ou mesmo falhas na execução de projetos e obras, essas empresas e profissionais precisam, cada vez mais, investir em ferramentas que os assegurem nas inúmeras variáveis que podem alterar os planos de sucesso em uma obra. “Quanto mais cresce esse mercado, mais aumenta a responsabilidade do construtor. Ele acaba se responsabilizando pela qualidade de produtos que vêm da indústria, pelas pessoas que ele contrata para executar a obra, pelos resultados da execução dos projetos e sua compatibilidade com as previsões iniciais e pelo atendimento de normas técnicas”, afirma Adriano Valente Rocha, diretor da ValenteRocha Consultora e Corretora de Seguros [www.valenterocha.com.br].

Se comparada com a indústria tradicional, que tem controles aprimorados, treinamento de pessoal, seleção de amostras, padronização de produtos e rastreabilidade de lotes, a indústria da construção civil não tem como ter precisão em todo esse acompanhamento. Isso indica que o resultado final – a entrega do bem imóvel – está diretamente ligado à diligência do responsável técnico por administrar a execução do empreendimento. Ou seja, é uma responsabilidade pelos resultados esperados pelo consumidor final.

Com essa maior responsabilização da empresa e do profissional construtor, o caminho para se proteger de eventuais problemas é o que se chama de “transferência de risco”: fazer uma avaliação do dano máximo provável, valorá-lo e contratar um seguro nesse montante. Com isso, a empresa ou o profissional têm com seu aliado financeiro uma empresa que conhece o risco e tem lastro para calçar eventuais prejuízos.

A ValenteRocha é uma empresa de consultoria especializada em seguros diferenciados, como os seguros de erros e omissões profissionais, que, entre outros, garante ao profissional lastro financeiro para reclamações decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência, que ele ou sua equipe venham a cometer na execução de uma obra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira