Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2011 - 08:51

XIV Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro e IV Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica

Especialistas na área de saúde de Niterói e Copacabana debatem sobre novos tratamentos de doenças como a Dengue e problemas respiratórios em congresso de terapia intensiva do Rio de Janeiro.

O encontro discutirá as novas técnicas para os cuidados de pacientes graves internados em UTIs.

Dias 20 e 21 de maio (sexta e sábado), os especialistas do Hospital de Clínicas de Niterói (HCN) e São Lucas Copacabana marcarão presença no XIV Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro e IV Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica, cuja abertura oficial ocorreu hoje, pela manhã, no Hotel InterContinental, em São Conrado, Rio de Janeiro.

O HCN, por ser um hospital de alta complexidade, tanto de adulto quanto de pediatria, participará dos dois fóruns, com profissionais de diversas áreas de atuação.

O chefe do CTI de Adulto da unidade, Moyzes Damasceno, que também é presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro (Sotierj), por exemplo, irá conferenciar sobre os temas “Sedation for the Mechanically Ventilated Patient”, CME: Prevenção de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica e Segurança no Emprego da Ventilação Mecânica: Visão Mildisciplinar. Entre outras participações, Moyses Damasceno também estará debatendo no fórum: Dengue grave no paciente pediátrico internado em unidade intensiva.

Já os especialistas Jefferson Caldeira, José Roberto Oliveira Junior, Felipe Ribeiro e o fisioterapeuta Gilberto Aluízio abordarão respectivamente os temas: Desmame e Extubação Devem Ser Vistos de Forma Diferente?; O Paciente Neurológico; Como Diagnosticar a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo e a Lesão Pulmonar Aguda; Síndrome da Inatividade no Leito. Jefferson também integrará a mesa redonda Acelerando Desmame da Ventilação.

O fisioterapeuta Bruno Guimarães, que também atua no CTI do HCN, apresentará um estudo feito no hospital sobre Estratégias para Redução do Tempo de Ventilação Mecânica e de Pneumonia Associada à Ventilação.

Ainda pelo HCN, o médico Fernando Rodrigues participará da banca julgadora dos trabalhos e a enfermeira Simone Pereira estará presente em uma mesa redonda.

O Hospital São Lucas, por sua vez, será representado pelo chefe do seu CTI de Adulto, Marcos Knibel e por sua equipe de enfermagem, composta por Patrícia Coelho, Fabricio Xavier, Maria da Conceição, Rafaela Muller, Laura Molinaro, Renata Barenger, Simone Moreira, e o enfermeiro Erick da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Na oportunidade, o médico Marcos Knibel, apresentará o Guia para Unidade de Terapia Intensiva Segura (GUTIS), desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB), no qual ele é um dos autores.

E por fim, a gestora de Qualidade Christina Barros participará do Colóquio: Um Olhar Para o Controle de Qualidade em Unidades Hospitalares - Gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva em Esferas Diferenciadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira