Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2011 - 08:51

Brasil sedia congresso Latino-americano de reprodução assistida

O Brasil recebe, entre os dias 19 e 22 de maio de 2011, no Rio de Janeiro, o 10º Congresso Geral da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida (RED). O encontro reúne especialistas dos centros de reprodução assistida acreditados pela RED em toda América Latina e promove reflexões e debates científicos acerca dos temas que envolvem a infertilidade e os avanços nos tratamentos pelas técnicas de reprodução assistida.

O Diretor da RED para o Brasil é o médico Selmo Geber. Ele integra o quadro de médicos que lecionam no curso pré-congresso RED, “Vitrificação Hands On” e participa da mesa redonda “diagnóstico genético preimplantação para todos” e da conferência “Metabolismo Embrionário”. Também será feita uma homenagem ao prof. Robert Edwards, pioneiro do método para fertilização in vitro, que recebeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2010.

Os principais assuntos que serão discutidos durante o Congresso:1) “Vitrificação Hands On”-Alternativa para as mulheres que pretendem adiar a maternidade, a criopreservação é uma técnica da medicina reprodutiva que consiste no congelamento de óvulos ou embriões, impedindo que a ação do tempo afete a fertilidade destes materiais e se torne um problema para casais no futuro.

A técnica tem sido cada vez mais buscada por mulheres que não gostariam de ter uma interrupção na carreira profissional, mas sustentam o sonho da maternidade. “O fato é que existe uma perda gradativa e natural da quantidade e qualidade dos óvulos com o passar do tempo, sendo o maior impacto a partir dos 35 anos, dificultando o processo de gravidez”, esclarece Selmo Geber.

A técnica também é buscada por pacientes que correm o risco de se tornarem inférteis após tratamentos de câncer – quimioterapia ou radioterapia –, ou situações que levem à necessidade de se retirar os ovários para o tratamento da doença, como infecções pélvicas, cistos ou a endometriose grave.

Segundo Geber, a técnica já alcança 40% de sucesso – percentual de gravidez alcançada através de fertilizações in vitro a partir de óvulos congelados –, um dado que transmite segurança e tranquilidade às mulheres que desejam se submeter ao procedimento. “Atingimos uma taxa quase equivalente aos procedimentos realizados com óvulos frescos. Um número surpreendente”, comemora Selmo Geber.

O processo-O óvulo é submetido a uma variação de temperatura de 37ºC a -196ºC em menos de um segundo. O material congelado é armazenado em nitrogênio líquido por tempo indefinido”, explica o médico. O mesmo processo pode ser aplicado em óvulos, ovários, embriões ou espermatozoides.

2) “PGD para todos”-Visto como alternativa para que se evite a transmissão de doenças hereditárias como diabetes, HIV, fibrose cística, adenoleucodistorfia, Anemia de Fanconi, distrofia muscular de Duchenne e hemofilia, o PGD – Diagnóstico Genético Pré-Implantação é um procedimento, que permite a identificação genética de diversas doenças ainda no estágio de embrião – antes da implantação no útero.

De acordo com o médico Selmo Geber, integrante do grupo pioneiro nas pesquisas da técnica, no início da década de 1990, na Inglaterra, “a partir da retirada de uma célula do embrião, no terceiro dia após a Fertilização in vitro (FIV), é realizado um estudo genético. Conseguimos detectar a presença ou ausência dos genes da doença ou os cromossomos alterados. Em seguida, os embriões não afetados são transferidos para o útero da mãe”, explica.

Além de evitar as doenças genéticas, a técnica também pode ser aplicada para beneficiar mulheres que sofrem com abortos de repetição, ou para amenizar as consequências do envelhecimento dos óvulos, como a Síndrome de Down – após os 35 anos, há uma perda natural e gradativa da qualidade do material genético feminino.

“A técnica foi desenvolvida para evitar a transmissão de doenças genéticas dos pais para seus filhos, permitindo a identificação destas ainda no estágio de embrião, antes mesmo de sua implantação no útero materno”, conclui Selmo.

.[10º Congresso Latinoamericano de Reprodução Assistida, de19 a 22 de maio de 2011 (quinta a domingo),no Hotel Windsor Barra (Av. Sernambetiba, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira