Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2011 - 10:31

Profissionais de saúde de São Luís recebem treinamento especializado para o atendimento ao paciente infartado

Programa capacitará médicos e enfermeiros do SAMU para atender casos em que a precisão e rapidez podem salvar vidas e ajudar na recuperação dos pacientes.

Nos dias 27 e 28 de maio (sexta e sábado), acontecerá na cidade de São Luís mais uma edição do programa nacional de treinamento, que ajudará na especialização de profissionais no atendimento a casos de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), doença em que a rapidez no atendimento e a precisão do diagnóstico são essenciais para salvar a vida dos pacientes. Esses eventos pretendem reunir cerca de 120 profissionais.

O TIME (Treinamento Integrado em Medicina de Emergência) é um projeto idealizado pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clinicas de São Paulo) com apoio institucional da Boehringer Ingelheim, e é destinado aos profissionais da Rede Pública de Saúde e das Unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Em 2010, o treinamento percorreu 19 cidades do País, capacitando no total 1055 profissionais da área de saúde.

Para aperfeiçoar as técnicas de atendimento, o curso conta com aulas que utilizam a simulação realística por meio de equipamentos modernos em que os médicos e enfermeiros aprendem, na prática, a identificar e socorrer com efetividade o paciente no momento que sofre um infarto. Uma das principais ferramentas deste treinamento são os bonecos que simulam as funções vitais do ser humano, possibilitando um treinamento muito próximo da realidade e do dia-a-dia de uma emergência médica.

"Cada vez mais sabemos que o ponto vital do tratamento do infarto agudo do miocárdio é o atendimento inicial, neste contexto é importante que os profissionais de saúde sejam capacitados à introdução de novas formas terapêuticas que visam à redução de mortes causadas pela doença", explica o coordenador executivo do TIME, Dr. Fábio De Luca.

No Brasil, estima-se que metade dos infartados chega com vida ao hospital. Pacientes que dão entrada ao hospital e que já receberam previamente o tratamento imediato têm mais chances de sobrevida. Isso se deve à redução do intervalo do tempo entre o início dos sintomas e o tratamento, diminuindo a quantidade de músculo cardíaco que é perdido durante o infarto. Este é o motivo da necessidade do tratamento nas primeiras horas.

.[Curso: TIME – São Luís – MA, dias 27 e 28 de maio (sexta e sábado), no Rio Poty Hotel , Avenida dos Holandeses, s/n, Lote 2/5 Quadra 32, Bairro Ponta D´Areia – São Luís – MA .Informações: (www.projetotime.com.br) ].

IAM no Brasil-Estima-se que no Brasil metade dos infartados chega com vida ao hospital. Pacientes que dão entrada ao hospital e que já receberam previamente o tratamento imediato têm mais chances de sobrevida. Isso se deve à redução do intervalo do tempo entre o início dos sintomas e o tratamento, diminuindo a quantidade de músculo cardíaco que é perdido durante o infarto. Este é o motivo da necessidade do tratamento nas primeiras horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira