Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Travessia dos Fortes 2006: Luiz Lima é “Penta”


Competição reuniu cerca de 4.200 nadadores em percurso de 3.800m entre o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias, no Leme.

O carioca Luiz Lima, de 28 anos, conquistou, neste domingo, dia 26, o pentacampeonato da Travessia dos Fortes 2006, considerada a mais importante competição do calendário de maratonas aquáticas do Brasil, com o tempo de 38m20s. O segundo colocado na prova, num percurso de 3.800m entre o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias, no Leme, foi o baiano Allan do Carmo, com 38m21, seguido pelo também baiano Fábio Lima, com 38m23s. No feminino, a vitória foi da baiana Ana Marcela Cunha, de 14 anos, que cruzou a chegada em 42m14s. A capixaba Maria da Penha Cruz chegou em segundo, com 42m16 e, em terceiro, a baiana Pamela Engel, com 42m26s. Entre os portadores de necessidades especiais, o vencedor foi o carioca Eduardo Mattos, com 55m42s.

Feliz com o quinto título consecutivo em sua carreira (de 2002 a 2006), Luiz Lima disse que se posicionou em um ponto estratégico da largada e imprimiu um ritmo forte para tentar neutralizar seu principal adversário, Allan do Carmo, que recentemente foi campeão sul-americano nos 5km das maratonas aquáticas dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires. "A estratégia deu certo e cruzei a primeira bóia em primeiro lugar. A partir de então, procurei nadar sempre na frente e manter a calma. Na metade da prova, percebi que poderia vencer e fiquei mais confiante", disse o atleta da equipe Unisanta-Oi.

Segundo Luiz Lima, o charme da Travessia dos Fortes é ser um evento democrático, reunindo nadadores amadores e profissionais de 13 a 85 anos (ou mais). Em 2006, a competição contou com o número recorde de 4.200 inscritos. "Não conheço nenhuma travessia aquática no mundo que reúna tanta gente. Enquanto estiver vivo, vou estar aqui competindo. Quero, um dia, ser conhecido como o nadador mais idoso inscrito", brincou Luiz, elogiando o novo balizamento da prova. "A raia foi muito bem sinalizada, facilitando o percurso", completou Luiz Lima, que disputará, em maio, a eliminatória de maratonas aquáticas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A baiana Ana Marcela, campeã dos Jogos Sul-Americanos da Argentina-2006 nas provas de 5km e 10km e vice-campeã da Travessia dos Fortes em 2005, disse que o gostinho da vitória nesta prova foi especial. "Acho que o título na Travessia dos Fortes vai me abrir muitas portas. A água estava numa temperatura suportável e o mar menos batido, mais tranqüilo do que em 2005. Não era uma piscina, mas dava para nadar. A distância da Travessia dos Fortes não é minha especialidade, é uma distância curta e não dá para raciocinar muito dentro d´água. Mas estou mais experiente, já que, este ano, disputei quase todas as etapas do Circuito Brasileiro", afirmou Ana Marcela, que divide seu dia-a-dia entre os treinamentos (nada 15km em média por dia na piscina) e os estudos (cursa a 8ª série do Ensino Fundamental).

O deficiente físico Eduardo Mattos, de 38 anos, que venceu a Travessia dos Fortes pela quarta vez consecutiva entre os portadores de necessidades especiais, superou a dificuldade de atrofia na perna esquerda e comemorou estar mais uma vez no lugar mais alto do pódio. "Meu maior adversário foram os retardatários", comentou o atleta do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, que treina três horas diárias na piscina.

Para garantir a total segurança dos participantes, o Corpo de Segurança Aquática do evento disponibilizou 114 traineras, 32 caiaques, 16 botes, seis lanchas (incluindo a da Capitania dos Portos), 40 pranchas, três jet skis e uma lancha UTI do Corpo de Bombeiros. Na água, foram oito postos médicos, equipados com rádio e foguetes de sinalização para acionar a lancha UTI em caso de emergência. O percurso da prova foi dividido em seis setores de atendimento e teve um novo sistema de balizamento, formado por uma raia com bóias de 60cm de diâmetro unidas por um cabo amarelo flutuante do lado esquerdo (lado terra). No total, foram 200 bóias localizadas a 25m de distância uma da outra. Do lado direito, o balizamento contou com 60 bandeirolas colocadas a 5m de altura na cor laranja, além de bóias dos patrocinadores do evento.

O Corpo de Segurança Terrestre também esteve muito bem aparelhado. Foram quatro tendas para atendimentos dos Postos 1 ao 4, cada uma delas com um médico e um técnico, dois leitos e uma ambulância. No total, em terra, serão 12 ambulâncias, sendo quatro UTI´s. Na chegada, foi montado um Centro Médico de 108m2, com 15 leitos, quatro médicos, oito técnicos e três enfermeiros. O atendimento médico da Travessia dos Fortes esteve sob responsabilidade da Golden Cross, em parceria com uma equipe médica do Exército.

Neste domingo, a Organização do evento registrou cerca de 60 atendimentos por hipotermia e cortes superficiais.

Criada em 2001 pelo Exército Brasileiro, a Travessia dos Fortes rapidamente ganhou corpo. Dos 700 atletas da edição original, a competição passou a reunir mais de quatro mil inscritos a partir da prova de 2004.

A Travessia fez parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, sendo realizada pelo Exército e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ).

Maratonas Aquáticas no Programa do Rio 2007 - Em 2007, a Maratona Aquática fará parte pela primeira vez do Programa dos Jogos Pan-americanos em função de ter sido incluída em 2008, também pela primeira vez, no programa dos Jogos Olímpicos. A prova, no RIO 2007, será disputada no dia 14 de julho de 2007, por 40 atletas no total, sendo 20 na disputa feminina e 20 na masculina, que vão fazer um percurso de 10 quilômetros, em duas voltas de 5 quilômetros, na Praia de Copacabana, na altura da Rua Júlio de Castilhos. O Brasil tem asseguradas duas vagas no masculino e mais duas no feminino, por ser o país-sede.

A Maratona Aquática é uma das 44 modalidades esportivas que fazem parte dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, que reunirão 5.500 atletas, de 42 países das Américas, entre os dias 13 e 29 de julho de 2007. Logo em seguida, de 12 a 19 de agosto, serão realizados os Jogos Parapan-americanos, com cerca de 1.300 atletas paraolímpicos. Pela primeira vez na história, os Jogos Parapan-americanos serão disputados na mesma cidade e consecutivamente aos Jogos Pan-americanos. O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) tem a responsabilidade pela realização dos dois eventos, garantindo desta forma igual nível de qualidade, devido à opção por uma única equipe de organização graças ao uso das mesmas instalações.

. Resultado Elite masculino: 1 – Luiz Lima – 38m20s | 2 – Allan do Carmo – 38m21s | 3- Fábio Lima – 38m23s | 4 – Carlos Pavão – 38m25s | 5 – Glauco Rangel – 38m32s

. Foto: José Paulo | Fator Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira