Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2007 - 09:53

Fundação Bradesco adota plataforma classmate PC em Campinas

São Paulo – A Fundação Bradesco anunciou a aquisição de 300 unidades da plataforma classmate PC baseada em tecnologia Intel para a escola de Campinas. Somados aos 200 dispositivos doados pela Intel e 100 pelo Positivo, os notebooks educacionais serão inseridos, a partir deste mês, no portfolio de aprendizagem da escola e utilizados em todos os ambientes educacionais pelos alunos da educação básica.

“Acreditamos que essa solução modificará a dinâmica do ensino e aprendizagem na sala de aula e possibilitará a transformação da escola em um ambiente interativo, com mobilidade e colaboração, ou seja, no que chamamos de a escola sem limites” , afirma Denise Aguiar Alvarez Valente, diretora da Fundação Bradesco.

No ano passado foi realizado um piloto da plataforma classmate PC na escola de Campinas da Fundação Bradesco, que contou com a participação de cerca de 130 alunos, da 3ª e 6ª série do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, e cinco professores. O objetivo da experimentação, que ao todo utilizou 46 máquinas e durou três meses, foi fazer uma prova de conceito e aprimorar a ferramenta para que o produto chegasse ao mercado pronto para atender a todas as necessidades dos estudantes.

Os classmate PCs baseados em tecnologia Intel serão utilizados pelos alunos em turnos alternados (manhã e tarde) e, por esse motivo, não será seguido o modelo em que cada estudante leva o dispositivo para casa. A idéia é que sejam utilizados em todas as disciplinas, seguindo metodologia pedagógica adotada pela Fundação Bradesco. Para que a nova ferramenta fosse implementada adequadamente, além da infra-estrutura (tecnologia Wi-Fi), os 33 professores que serão envolvidos no projeto, foram formados no Programa Intel®Educar, além de participarem de oficinas para formação em outras soluções, que compõem o portfolio de aprendizagem, como o portal educacional do Positivo e o scratch do MIT Media Lab.

A plataforma classmate PC é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com Centros de Definição de Plataformas (PDC) de diversas partes do mundo - incluindo o Brasil - e levou em conta resultados de pesquisas etnográficas, nas quais foram identificados diversos fatores que influenciam o aprendizado e a adoção da tecnologia na educação.

“Esse anúncio só vem reforçar a credibilidade da nossa solução educacional. Ter uma instituição tão reconhecida quanto a Fundação Bradesco apoiando o uso da plataforma classmate PC mostra a importância de investir na computação um a um no Brasil”, afirma Oscar Clarke, presidente da Intel do Brasil.

O classmate PC ajuda estudantes e educadores a melhorarem o processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia, de forma interativa e adequada ao ritmo de cada um. A Intel investe em educação há cinco anos e vem desenvolvendo esta plataforma de forma responsável, visando sua sustentabilidade e continuidade.

A plataforma classmate PC também está sendo testada pelo Governo Federal por meio do projeto “Um Computador por Aluno – UCA”. A Intel doou 800 unidades para escolas públicas de Piraí (RJ) e Palmas (TO).

A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Perfil da Fundação Bradesco - Ação pioneira de investimento social, a Fundação Bradesco tem como missão principal proporcionar ensino gratuito de qualidade a crianças, jovens e adultos. Criada em 1956, em Osasco (SP), a Instituição possui 40 escolas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, instaladas em regiões de acentuada carência socioeconômica, que atendem, gratuitamente, mais de 108 mil alunos. As unidades oferecem Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores e Educação de Jovens e Adultos. Além do ensino, os alunos dos cursos regulares têm material didático, alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica gratuitamente. A Fundação Bradesco possui cerca de 2.700 funcionários e um orçamento acumulado nos últimos 10 anos de R$ 3 bilhões. Ao longo de 50 anos já formou mais de 660 mil alunos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira