Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2011 - 11:33

Semana otimismo que transforma: Coca-Cola brasil e consumidores juntos por um Brasil melhor


Durante uma semana, parte da receita da venda dos produtos da Coca-Cola Brasil será revertida aos projetos do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2010, campanha arrecadou R$ 5,8 milhões nos sete dias. Projeto conta com o apoio do Cinemark, Carrefour, Walmart, Grupo Pão de Açúcar, McDonald`s, Spoleto, Koni Store e Domino’s, que divulgarão a ação em seus espaços

De 22 a 29 de maio, o Sistema Coca-Cola Brasil realiza a quinta edição da Semana Otimismo que Transforma, durante a qual cada produto da Coca-Cola Brasil vendido no País reverterá quase três centavos aos programas do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2010, foram arrecadados R$ 5,8 milhões para os projetos nas áreas de Meio Ambiente e Educação.

“Esta é uma ótima oportunidade para nós, fabricantes da Coca-Cola Brasil, mobilizarmos a sociedade por um país melhor. Pelo quinto ano consecutivo, temos a chance de contribuir ainda mais para solução de questões sociais, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas”, diz o presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, Ricardo Vontobel.

São mais de 150 produtos do portfólio da Coca-Cola Brasil, que inclui águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, isotônicos e lácteos, que gerarão recursos para os programas “Reciclou, Ganhou”; Água das Florestas; Coletivo; Valorização do Jovem e Educação Campeã.

Neste ano, os consumidores podem aumentar sua participação na Semana. Além de comprar produtos para contribuir diretamente para os projetos, poderão enviar suas fotos no momento do consumo para o site www.semanaotimismo.cocacolabrasil.com.br, entrando, assim, no “Mural dos bons”. A Coca-Cola Brasil ainda colocará promotoras em pontos de venda para registrar a participação dos consumidores. No dia 20 de maio, o Dia do Otimismo, funcionários da empresa, de forma voluntária, visitarão pontos de venda para divulgar a Semana e explicar a iniciativa aos consumidores.

Segundo Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, "a Semana Otimismo que Transforma une representantes do Instituto, nossos colaboradores, clientes, consumidores e outros parceiros em torno de uma causa muito especial, representando perfeitamente a visão que temos de um mundo melhor".

Campanha-Nesta edição da Semana, o teatro é utilizado pela primeira vez como mídia para divulgar a campanha, unindo-se às mídias eletrônicas (rádio, TV fechada e internet) e aos veículos impressos (jornais e revistas). Assinado pela DPZ, o filme da Semana Otimismo que Transforma está em 35 salas de teatro do Rio de Janeiro e São Paulo. Salas de cinema de todo o Brasil também veicularão a campanha. Para a mídia impressa, a agência desenvolveu anúncio convidando os consumidores a participarem do “Mural dos bons”.

Para a internet, a agência Textual Novas Mídias é responsável pelas ações em redes sociais e, para tanto, realizará ações como sorteios no Twitter e interações com pessoas interessadas na empresa, seus produtos e reciclagem e desenvolveu material para ser postado na página da Coca-Cola no Facebook, com mais de 26 milhões de seguidores.

Agência: DPZ Propaganda |Diretor de Criação: Filipe Raposo |Criação: Filipe Raposo/ Reuber Marchezini / Eduardo Boccaletti |Atendimento: Juliana Franklin |Produtora: Aquarela Filmes |Direção: Toth Brondi |Fotografia: Marcelo Brasil e Dudu Miranda |Trilha: Sonido.

Perfil-O Instituto Coca-Cola Brasil é responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil, com foco em programas transformacionais de significativo impacto no desenvolvimento do País. Devido à sua atuação, o Instituto assegura desde 2006 a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - e passou a contar com um Conselho Consultivo e Fiscal. Abaixo, os programas que desenvolve.

Reciclou, Ganhou - Criado em 1996, tem por objetivo promover a educação ambiental e estimular a reciclagem de embalagens, contribuindo para minimizar o impacto destas sobre o meio ambiente. Hoje, a empresa apoia cerca de 130 cooperativas em todo o País, com o objetivo de torná-las lucrativas e geridas corretamente. Entre suas ações estão as parcerias com o Instituto Walmart, resultando em mais de 300 Estações de Reciclagem dentro das lojas da rede; e com a ONG Doe seu Lixo, que realiza desde 2009 a capacitação dos membros das cooperativas de catadores em gestão empresarial. O Reciclou, Ganhou também contribui para a formação de uma cultura de reciclagem. O Brasil hoje é líder em reciclagem de alumínio reciclando cerca de 98,2% das latas colocadas no mercado. Graças ao trabalho, principalmente das cooperativas de coleta seletiva e de uma indústria recicladora eficiente, o País ostenta também um dos mais altos índices mundiais de reciclagem de embalagens de PET, atualmente em torno de 55,6%.

Coletivo – Foi lançado em julho de 2009 o programa Coletivo, uma inovadora tecnologia social que tem o objetivo de capacitar jovens de classe C para a geração de renda e o consequente fortalecimento da marca através do aumento do público consumidor. O programa contempla a criação de unidades operacionais em conjunto com ONGs e outros parceiros, em comunidades de menor oportunidade, para o desenvolvimento sócio-econômico. Cada unidade do Coletivo funciona como um centro de formação e oportunidades, onde são realizadas em um momento inicial, as atividades de capacitação de jovens em varejo para conquista do primeiro emprego e de estímulo ao empreendedorismo. Cada ciclo de aulas tem a duração de dois meses e ao final, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. O encaminhamento para o mercado de trabalho é feito através da Coca-Cola Brasil e dos parceiros. Até agora, já se formaram mais de quatro mil jovens em todo o Brasil.

Água das Florestas - Com foco na recuperação, proteção e manutenção de microbacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares, é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade. O resultado é uma força multidisciplinar que soma conhecimentos, tecnologias e recursos, atuando sobre um determinado manancial de forma integrada às comunidades locais. Fatores determinantes para o sucesso do programa, a conscientização, a participação e o envolvimento dos habitantes das regiões atendidas são estimulados através de apoio técnico e financeiro. Além de gerarem empregos para a população local, as estufas do programa armazenam mudas de espécies nativas e têm o objetivo de agregar novos participantes para que estes pratiquem o reflorestamento dentro de suas propriedades.

Educação Campeã - O Instituto Coca-Cola Brasil e a Renosa firmaram parceria com o Instituto Ayrton Senna para a criação do projeto Educação Campeã. Juntos, o Fabricante e as duas instituições investirão em programas educacionais para a melhoria do Ensino Fundamental no Maranhão. A parceria, que conta com o apoio do Governo do Estado, pretende beneficiar mais de 500 mil alunos. O projeto será calcado em quatro programas - Gestão Nota 10, Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão -, onde serão implementadas soluções educacionais qualificadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Valorização do Jovem - Implementado pela primeira vez no Brasil em 1999, com o objetivo de reduzir o alto índice de evasão escolar encontrado em escolas de todas as regiões do País. Concentra seu foco em jovens com alta probabilidade de abandonar a escola, estimulando em cada um desses alunos o senso de responsabilidade e a auto-estima. Nas escolas associadas ao Programa, alunos da 6º ao 9º ano, com grave risco de evasão, são escolhidos para atuar como monitores de estudo de alunos da 1º ao 5º ano, igualmente com dificuldade de aprendizado. Cada monitor acompanha um grupo de três alunos em sala de aula durante uma hora por dia, com supervisão de professores. Estes monitores também participam de atividades extracurriculares que incluem visitas guiadas a empresas, palestras e programas culturais.

Perfil-O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, foram investidos mais R$ 2,2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. É 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. [Sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira