Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2007 - 09:53

Telemig Celular e Ericsson realizam as primeiras transmissões de dados e voz em Terceira Geração (WCDMA/HSPA) no Brasil

Belo Horizonte (MG) – A Telemig Celular e a Ericsson saem na frente mais uma vez ao realizar a primeira transmissão de dados e voz utilizando a tecnologia 3G, baseada no padrão WCDMA/HSPA (Wideband Code Division Multiple Access / High-Speed Packet Access) no País. A nova tecnologia melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia, abrindo canais para a oferta de banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. Com ela, será possível fazer vídeo-chamadas – ligações telefônicas com transmissão de áudio e imagem em tempo real –, além de acesso à Internet para downloads de vídeos, músicas e outros arquivos com velocidade até 20 vezes mais rápida que a conexão atual.

A novidade inaugura pioneiramente no Brasil a banda larga no celular com padrões mais avançados do que os utilizados atualmente em vários países da Europa. Para demonstrar o caráter inovador da nova tecnologia, o presidente da Telemig Celular, André Mastrobuono, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o vice-presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta, farão uma vídeo-chamada utilizando a rede WCDMA implementada pela própria Ericsson, que também é a fornecedora da nova rede core e de rádio WCDMA/HSPA e responsável pela integração de sistemas e pela consultoria empresarial do projeto.

“Com o 3G, a Telemig Celular vai atingir um novo patamar de serviços, oferecendo aos clientes um universo de recursos digitais voltado para todas as suas necessidades. Estamos inovando ao trazer a mais avançada tecnologia de telefonia celular existente no mundo para o país e mais especificamente para Minas Gerais. A velocidade de transmisssão de dados vai aumentar até 20 vezes em comparação com a atual, levando mais comodidade ao cliente”, explica André Mastrobuono.

Para prover serviço banda larga móvel, oferecendo velocidade de até 14,4 Mbps ante o limite atual de 470 Kbps do padrão GSM/EDGE, a Telemig Celular conta com parceria da Ericsson, que além de implantar o HSPA também fará a expansão e a modernização da atual rede da companhia.

“A construção da primeira rede HSPA e a realização das primeiras chamadas e transmissões de dados em alta velocidade consolidam no país a primeira plataforma sólida para os serviços da próxima geração, o que evidencia o perfil inovador da empresa”, diz Johan Wibergh, presidente da Ericsson.

O objetivo da operadora, segundo Mastrobuono, é aumentar o volume de oportunidades digitais no Estado. “A nova tecnologia atende à expectativa da Telemig Celular porque oferece serviços de voz com maior qualidade, de acesso à banda larga com conteúdo multimídia rico e atraente, além da inclusão digital por meio de mini modems para PCs (desktops e laptops) que possibilitam o uso da Internet a preços acessíveis”, explica. Até o final do ano, uma parte importante da Região Metropolitana de Belo Horizonte contará com a cobertura 3G/WCDMA .

“A Telemig Celular é uma operadora visionária e sempre age rapidamente para se destacar em um mercado altamente competitivo. Com a rede 3G/WCDMA da Ericsson, a Telemig irá diferenciar sua oferta de serviços e criar um novo gerador de receita para a empresa”, afirma Eduardo Ricotta, vice-presidente da Ericsson. O serviço será implementado usando parte da banda de freqüência de 850 MHZ da Telemig Celular, otimizada com essa finalidade.

Por enquanto, a cobertura está restrita a alguns pontos em Belo Horizonte. Para o lançamento comercial esta cobertura será ampliada para atender uma gama maior de usuários. Os testes de utilização da nova tecnologia começaram em maio deste ano e englobaram cobertura e sistemas operacionais que vão garantir o funcionamento do novo produto. Ao todo, a Telemig Celular irá investir R$ 250 milhões em rede neste ano.

Paralelamente ao lançamento da nova tecnologia no Brasil, a Telemig Celular, em parceria com a Takenet, coloca no ar o Hotsite Wap 3G. O ambiente permitirá buscas no Google, acesso a links de TVs (CNN, Toing), download de vídeos (art.mov, Conexão Telemig Celular, Arena Mobile), imagens e jogos (Toing, Marca, Locomix), além de downloads de tons musicais (Toing, Locomix).

Perfil da Telemig Celular - A Telemig Celular, com mais de 3,4 milhões de clientes, é a maior operadora de telefonia móvel de Minas Gerais e líder de rentabilidade e qualidade do setor. Desde a sua criação, a operadora, que tem 31,1% de participação no mercado, vem se consolidando como uma empresa inovadora em seu segmento. Em março de 2007, consolidou indiscutivelmente sua posição de operadora com a maior cobertura móvel de Minas Gerais. A empresa participou do edital do Fundo para Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação em Minas Gerais (Fundomic), criado para levar os serviços de telefonia móvel e transmissão de dados para todos os municípios do Estado, de onde saiu como vencedora do lote 2. Com a aquisição das novas áreas contidas nesse lote, – que prevê a implantação de serviços em 134 cidades, nos DDDs 34, 35 e 38 – e mais o seu plano adicional de expansão, a Telemig Celular passará a atender um total de 600 municípios, com mais de 700 localidades, incluindo as principais rodovias do Estado. Agora, com o lançamento do HSPA, a Telemig Celular se consolida como a operadora com a tecnologia mais avançada do Brasil.

Perfil da Ericsson - A Ericsson está moldando o futuro da Comunicação Móvel e de Internet Banda Larga com sua contínua liderança em tecnologia. Fornecendo soluções inovadoras em mais de 140 países, a Ericsson está ajudando a criar as empresas de comunicações mais poderosas do mundo.

Evolução tecnológica da telefonia móvel: · Existem diferentes tecnologias que permitem o uso de aparelhos celulares. A primeira geração (1G), analógica, foi desenvolvida no início dos anos 80 com sistemas NMT e AMPS; a segunda geração (2G), digital, chegou no final dos anos 80 e início dos 90 baseada no TDMA, CDMA e no GSM.

· Os celulares da primeira geração simplesmente falavam. Os da segunda geração permitiam transmitir dados e acessar a internet, ainda que esse acesso fosse limitado.

· A segunda geração e meia (2,5G), uma evolução em comparação com a anterior, trouxe melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados utilizando a tecnologia EDGE, superior ao GPRS.

· A terceira geração (3G) baseada no padrão WCDMA, com acesso HSPA, vem evoluindo a partir de 2005 e já funciona comercialmente na Europa (Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França), nos Estados Unidos, Austrália e no Japão, país no qual mais de 80% dos celulares em circulação já são 3G. Está sendo lançada agora no Brasil pela Telemig Celular com recursos digitais e tecnológicos que representam um avanço sem precedentes no setor, onde a empresa entra nesta tecnologia com modem que chega a 7,2 Mbps.

· A tecnologia permite acesso mais do que rápido à banda larga e torna viável o download acelerado de arquivos de som (música) e imagem (vídeo) nos aparelhos móveis.

· WCDMA: trata-se da interface rádio do padrão de 3ª Geração estabelecido como evolução para operadoras GSM.

· HSPA: trata-se do serviço de pacotes de dados baseados na tecnologia WCDMA, que possibilita oferecer banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. A maior novidade é que a rede HSPA abre a concorrência com provedores de internet convencionais ao oferecer serviços multimídia via telefone móvel com qualidade elevada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira